Dor de dente
Quais são as principais causas da dor de dente?
A dor no dente está geralmente associada a problemas nas camadas intermediária (dentina) e interna (polpa) do dente. Problemas no esmalte (camada externa) não causam dor no dente, uma vez que ela não contém nervos ou vasos sanguíneos.
As dores de dente podem ser causadas por:
- Cárie dentária.
- Abscesso dentário.
- Dente quebrado.
- Restaurações dentárias danificadas.
- Gengivite ou periodontite.
- Erupção dental.
Cárie dentária
A cárie é uma doença infecciosa dos dentes causada por tipos específicos de bactérias presentes da boca. Ela é considerada a doença mais comum no brasil e está associada à falta de higienização adequada da boca.
Nos estágios iniciais, a cárie evolui sem causar dor. Neste momento, ela somente será identificada por meio de uma avaliação odontológica de rotina, quando o tratamento é mais simples.
Infelizmente, muitos casos de cárie são diagnosticados apenas em uma fase mais avançada, quando ela acomete a parte interna do dente (pulpa dentária).
Alguns destes pacientes podem ser tratados por meio do tratamento de canal seguido por restauração dentária.
Em outros casos, pode ser necessária a extração dentária seguida da colocação de um implante dentário.
Abscesso dentário
O abscesso dentário se caracteriza pelo acúmulo de pus dentro do dente, da gengiva ou do osso da mandíbula. Este pús se forma em decorrência de uma infecção bacteriana.
Ele também pode acontecer quando um resíduo de comida, como uma casquinha de pipoca, fica presa na gengiva. Este “corpo estranho” se aloja entre a gengiva e o dente pode provocar lesões na mucosa, além de facilitar a instalação de bactérias.
Os sinais e sintomas mais comuns de um abscesso dentário incluem a dor intensa e sensibilidade na boca e mandíbula, inchaço da gengiva ou bochechas e, possivelmente, febre. Além disso, pode ser notado um aumento nos linfonodos do pescoço.
Os sintomas tendem a piorar com o consumo de alimentos quentes ou frios ou no ato da mastigação. Sangramentos também podem ocorrer.
Dente quebrado
O dente quebrado, muitas vezes chamado de dente rachado, fraturado ou trincado, é uma condição bastante diversa na qual a estrutura do dente é de alguma forma rompida.
Em alguns casos, ela pode estar acompanhada da perda de um pedaço do dente, enquanto em outros o dente permanece todo no lugar, ainda que dividido em mais de uma parte.
Diferentes condições podem resultar em um dente quebrado, incluindo traumas com golpe direto na boca, doenças que acometem o dente, como a cárie ou a periodontite ou condições como o bruxismo.
O dente quebrado pode se comportar de forma bastante diversa, a depender de quais as partes dele que foram afetadas.
Um dente quebrado pode doer ou ficar sensível, embora algumas fraturas não causem sintomas.
Quando doloroso, esta dor pode ser contínua e não provocada ou pode ser sentida apenas ao comer ou escovar os dentes.
Restauração dentária danificada
Diferentes tipos de restauração dentária podem evoluir com diferentes tipos de problemas ou complicações. Em muitos casos, a dor no dente é um indicativo de que a restauração precisa ser substituída.
Gengivite e periodontite
Gengivite é uma condição caracterizada pela inflamação da gengiva, geralmente em decorrência de uma infecção bacteriana.
Ela provoca vermelhidão e inchaço da gengiva e facilita a ocorrência de sangramentos durante a escovação dos dentes.
Quando não tratada, a gengivite pode levar ao comprometimento do osso que sustenta os dentes, o que caracteriza a periodontite.
Eventualmente, isso fragiliza o dente e pode levar à queda dos dentes.
A retração gengival, quadro muito comum em pacientes com periodontite, deixa as raízes dos dentes expostas, o que causa muita dor e sensibilidade na ingestão de alimentos quentes ou gelados.
A dor de dente também pode ocorrer em decorrência do acúmulo de resíduos alimentares e pus nas bolsas formadas nas gengivas.