Doces veganos
O que são os doces veganos?
Doces veganos são preparações que não recebem nenhum ingrediente de origem animal nas receitas.
São indicados não apenas para quem não consome alimentos de origem animal, como os veganos e os vegetarianos estritos, mas também para quem é intolerante à lactose e para quem tem alergia à proteína do leite de vaca (APLV).
Apesar de não ter ingredientes tradicionalmente utilizados em doces comuns, como ovos, leite de vaca, leite condensado, creme de leite, manteiga, entre outros, os doces veganos podem ter resultados surpreendentes, principalmente em relação à textura e ao sabor.
Mas, para isso, é preciso saber fazer as substituições certas para se chegar a resultados próximos aos doces convencionais.
Por isso, listamos a seguir as principais substituições dos alimentos de origem animal para serem feitas em receitas de doces veganos.
Substitutos dos ingredientes de origem animal em doces veganos
Todos os ingredientes de origem animal tradicionalmente utilizados em receitas comuns podem ser substituídos nas receitas veganas, como os doces.
Muitos desses ingredientes podem ser feitos de forma caseira, o que se torna mais natural e até mais econômico. Por isso, essa é a opção mais recomendada.
1. Leite
O leite é um ingrediente de extrema importância na preparação de doces. Em toda receita de doce ele está presente. Serve para dar o ponto em massas e cremes e também ajuda a dar a textura.
Para substituir o leite de vaca nas receitas de doces veganos, os leites vegetais são os mais indicados e alguns exemplos são: leite de coco, arroz, soja, aveia, inhame, amendoim, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, avelã e macadâmia) e sementes (gergelim, chia, linhaça, girassol etc.).
O mais recomendado é utilizar o leite preparado em casa. O leite de coco é o mais versátil e mais utilizado em receitas que não levam leite animal.
2. Manteiga
No caso da manteiga, este ingrediente pode ser substituído por algum óleo de origem vegetal.
Os óleos vegetais mais recomendados são os naturais, como os extravirgens e, de preferência, que tenham gordura saturada, como o óleo de coco, pois são mais resistentes a altas temperaturas.
Não é recomendado usar óleos refinados, como de soja, girassol, algodão, milho, canola, entre outros.
Esses óleos, mesmo sendo de origem vegetal, são processados. Por terem gorduras hidrogenadas, quando são expostos a altas temperaturas são degradados, gerando compostos nocivos para a saúde, como a gordura trans, uma gordura que altera os níveis de colesterol, e compostos com ação cancerígena, como a acroleína.
Quanto à margarina, é preciso ter cuidado. Muitas pessoas usam a margarina por ser de origem vegetal, e isso é verdade, porém, além de ser fonte de gordura trans, algumas marcas contêm traços de leite. Por isso, a margarina não é recomendada para substituir a manteiga nas receitas veganas.
Manteiga vegetal, como a de coco, também pode ser utilizada para substituir a manteiga de origem animal em receitas de doces veganos.
Geralmente, a quantidade de óleo ou de manteiga vegetal é a mesma quantidade da manteiga na receita original.
3. Ovos
Os ovos têm como função em um doce vegano conferir textura, umidade, maciez, dar liga e ajudar a massa do doce crescer.
Para substituir o ovo, pode-se usar uma mistura de sementes com água. As sementes utilizadas podem ser a chia ou a linhaça.
Quando se misturam esses dois ingredientes, obtém-se um líquido em forma de gel que exerce funções parecidas com a do ovo.
Para o preparo, basta utilizar a proporção de 1 para sementes para 3 de água, ou seja, 1 colher de sopa de semente de chia ou linhaça trituradas para 3 colheres de sopa de água. Misture bem e deixe de molho por cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, é só utilizar essa mistura nas receitas.
Outra forma é adicionar as sementes inteiras na água e levar para cozinhar até se obter um gel e, depois, basta utilizar nas receitas.
A lecitina de soja também é uma opção de substituto do ovo em receitas de doces veganos.
4. Creme de leite
O creme de leite de origem animal pode ser substituído por creme de leite vegano, seja industrializado ou caseiro.
Uma receita muito utilizada de creme de leite caseiro é feita com castanhas de caju e água. Basta deixar as castanhas de molho na água filtrada por algumas horas para que fiquem macias e depois bater no liquidificador. Feito isso, é só utilizar o creme de leite vegano nas receitas.
5. Leite condensado
O leite condensado de origem animal só pode ser substituído por um leite condensado vegano. Pode ser comprado ou preparado de forma caseira.
Para o preparo, pode-se utilizar um leite vegetal, como o de coco, e açúcar. Basta misturar os dois ingredientes, levar ao fogo para cozinhar e depois bater no liquidificador ou batedeira até esfriar.
Esse processo é o mesmo para o preparo de leite condensado caseiro que leva leite de vaca.
6. Gelatina
A gelatina tradicional contém ingredientes de origem animal, como colágeno de boi e porco, e tem pessoas que talvez não saibam disso. Por isso, não é recomendada para ser usada em doces veganos.
O substituto mais recomendado para a gelatina tradicional em doces veganos é a ágar-ágar, uma gelatina feita de algas que é encontrada na forma de pó.
7. Chantilly
O chantilly é um creme resultante do creme de leite batido com açúcar. Em doces veganos, o chantilly pode ser feito com creme de leite vegano batido com açúcar ou até mesmo com uma manteiga vegetal batida com açúcar, sendo uma das mais recomendadas a manteiga de coco.
Quais os tipos de doces podem ser feitos na versão vegana?
São muitos os tipos de doces que podem ser feitos na versão vegana. Alguns deles são chocolate, pudim, mousse, torta, sorvete, bolo, brigadeiro, trufa, manjar, pavê, mingau, entre outros tipos de doces.
Basta escolher a receita e usar os ingredientes certos. Lembrando que testes são necessários para se chegar a um resultado satisfatório a fim de que a receita vegana chegue o mais próximo da receita original.