medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Dieta Paleolítica

O que é a Dieta Paleolítica?


A dieta paleolítica é um tipo de alimentação fundamentada nos regimes alimentares que nossos ancestrais realizavam na idade das pedras, que se baseava na caça e na colheita.

Não existe uma maneira única de se alimentar na Dieta Paleolítica, até porque a alimentação na Idade das Pedras variava bastante de região para região e do que estava disponível em cada momento.

Alguns faziam uma dieta pobre em carboidratos e rica em alimentos de origem animal, enquanto outros seguiam uma dieta rica em carboidratos com muitas plantas e pouca carne.

Apesar do nome, para algumas pessoas menos radicais a Dieta Paleolítica envolve muito mais um conceito do que um plano alimentar pré-elaborado por especialistas.

Ela tem como princípio o consumo de alimentos frescos e naturais, evitando-se alimentos processados. Alimentos produzidos em fábricas ou laboratórios estão fora de questão.

Seguindo o mesmo princípio, o ovo é permitido, mas deve-se dar preferência ao ovo da galinha criada solta. O peixe também faz parte da dieta, mas deve-se evitar o peixe criado em cativeiro.

Quando possível, deve-se dar preferência para os alimentos orgânicos e que não foram geneticamente modificados.

O que não pode comer na Dieta Paleolítica?


A primeira coisa que deve vir a cabeça ao se falar em Dieta Paleolítica é a alimentação sem produtos industrializados e ultraprocessados.

Mas a lista de alimentos a serem evitados vai bastante além disso e inclui alimentos que a maior parte das pessoas não imaginam:

  • Grãos: feijão, arroz e trigo são proibidos na dieta paleolíticos. Estes alimentos não eram consumidos pela população caçadora e colhedora do período paleolítico, isso apenas veio a acontecer mais tarde, com o advento da agricultura;
  • Leite e derivados: o leite só veio a ser consumido com a domesticação de animais, o que não acontecia no período paleolítico;
  • Legumes: os legumes também não faziam parte da alimentação do período paleolítico e também devem ser evitados.

Quais os benefícios da dieta peleolítica?


O benefício da Dieta paleolítica é que ela se concentra na ingestão de alimentos integrais, frutas e vegetais, proteínas e gorduras saudáveis ​​e na redução do consumo de alimentos processados, açúcar e sal.

Para aqueles que buscam uma dieta mais completa, essas “diretrizes” parecem familiares e totalmente saudáveis.

Quais os problemas da Dieta Paelolítica?


O maior problema da dieta peleolítica estrita é que ela é bastante restritiva.

Os “adoradores” do estilo paleo justificam as restrições com diversos argumentos que no fundo têm pouca base científica e que parecem usados mais para justificar uma idéia fixa de que tudo era melhor antigamente.

Como exemplo, devemos considerar:

  • A Dieta Paleolítica elimina os laticínios com a justificativa de que muitas pessoas são intolerantes à lactose e porque comer laticínios tem sido associado à doença de Crohn, entre outras alegações. Mas não existem evidências de que comer laticínios esteja associado a qualquer um destes problemas naqueles que toleram bem o seu consumo.
  • A Dieta Paleolítica evita os legumes (feijão e ervilha), soja e amendoim por causa de um composto chamado ácido fítico, que pode prejudicar a absorção de determinadas vitaminas e minerais. Por outro lado, existem evidências de que este efeito não é significativo entre aqueles que fazem uma dieta variada.
  • A Dieta Paleolítica propõe eliminar o gluten, devido ao seu efeito inflamatório. Mas, para aqueles que não têm intolerância ao glúten ou Doença celíaca, não há evidências de que isso tenha qualquer benefício.

Dieta peleolítica modificada


A maior parte das pessoas que seguem a Dieta Paleolítica atualmente se prendem muito mais ao conceito de se comer alimentos naturais e pouco processados, mas não ao ponto de tornar a dieta extremamente restritiva.

Isso significa que aceitam comer certos produtos que de fato não fariam parte da alimentação dos homens da caverna, mas que podem ser benéficas para a saúde.

Leites e derivados, grãos e legumes são alguns dos alimentos que eventualmente serão consumidos por defensores dessa vertente menos radical da Dieta Paelolítica.

A carne da vaca alimentada com pasto deve ser preferida em relação àquela que é alimentada com ração.
O frango não deve ser tratado com antibiótico

Quando possível, deve-se dar preferência para vegetais orgânicos e que não foram geneticamente modificados;

Dieta paleolítica e perda de peso


A dieta paleolítica pode de fato contribuir para a erda de peso, até porque ela costuma ser fica em proteína (que ajuda a aumentar a saciedade) e reduz o consumo de produtos industrializados ricos em açúcar de adição e Gordura Trans, sabidamente dois grandes vilões para quem quer perder peso.

Por outro lado, ela não foi desenhada com foco na perda de peso e muito de suas restrições simplesmente não fazem sentido para aqueles que buscam simplesmente uma Dieta para emagrecer.