medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Desconforto Abdominal Induzido pelo Exercício

O que é o Desconforto Abdominal Induzido pelo Exercício?

O desconforto Abdominal Induzido pelo Exercício está relacionado ao aparecimento de sintomas como inchaço, cólica, náusea, vômito ou diarreia durante a atividade física.

Este é um problema comum especialmente em esportes com duração superior a 3 horas. A incidência também é maior em mulheres e nas atividades realizadas em calor intenso.

Em um estudo realizado com competidores de uma ultramaratona de 161km (1), foi observado que:

  • 96% dos corredores referiram algum tipo de desconforto gastrointestinal durante a prova;
  • 43,9% daqueles que finalizaram a prova referiram que os problemas gastrointestinais comprometeram o seu resultado
  • 35,6% daqueles que não completaram a prova referiram que os sintomas gastrointestinais foram o motivo para desistir da corrida.

O Desconforto Abdominal Induzido pelo Exercício é temporário, diretamente relacionado ao treino e sem efeitos prejudiciais para a saúde no longo prazo.

Entretanto, ele deve ser diferenciado da Síndrome do Intestino Irritável, um distúrbio gastrointestinal funcional presente em aproximadamente 10% da população. Os sintomas, na Síndrome do Intestino Irritável, independentemente da prática esportiva.

Outros problemas, como a doença celíaca, doença inflamatória intestinal e câncer de cólon também precisam ser considerados. Assim, a avaliação médica no caso de pessoas comuns e atletas com esses sintomas é fundamental nestes atletas.

Qual a causa do Desconforto Abdominal Induzido pelo Exercício?

Durante a atividade física, o fluxo sanguíneo para a musculatura aumenta às custas de um menor fluxo para outros órgãos do corpo, incluindo o sistema gastrointestinal. Estima-se que o fluxo sanguíneo gastrointestinal diminua em 20% após 10 minutos de atividade e em 80% após 1 hora de corrida a 70% do consumo máximo de oxigênio (1).

O exercício também está associado a uma redução na motilidade gastrointestinal, com potencial para retardar o esvaziamento gástrico e comprometer a digestão dos alimentos.

Uma vez que a digestão dos carboidratos esteja comprometida, parte deles passa ainda intacto do intestino delgado para o intestino grosso. No intestino grosso, eles sofrerão a ação de bactérias em um processo denominado de fermentação.

O consumo de alimentos com grande potencial fermentativo (carboidratos FODMAPs) antes e durante o exercício aumenta a probabilidade de desenvolver sintomas gastrointestinais.

Os sintomas gastrointestinais, desta maneira, podem estar associados à diferentes processos:

  • Isquemia gastrointestinal (decorrente do menor fluxo sanguíneo);
  • Redução da motilidade gastrointestinal;
  • Tipo de dieta adotado pelo atleta.

Alimentos FODMAP

Alimentos com grande potencial fermentativo foram incluídos em uma classificação denominada de FODMAP. O termo se refere às iniciais em inglês de Oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polissacarídeos fermentáveis (Fermentable oligosaccharides, disaccharides, monosaccharides, and polysaccharides).

Alimentos FODMAPs são encontrados em muitos tipos de frutas, vegetais e grãos. Tabelas específicas indicam quais alimentos são classificados como FODMAPS.

Como cada tipo de carboidrato é digerido por enzimas específicas, atletas com Desconforto Abdominal Induzido pelo Exercício podem responder de forma diferente a diferentes alimentos FODMAPS.

Tratamento do Desconforto Abdominal Induzido por exercício

O atleta de endurance que sofre com desconfortos abdominais precisa ter preocupação extra com a alimentação nos dias anteriores a uma competição.

A reposição energética durante o exercício também deve ser planjada com cuidado, visto que estas modalidades exigem uma reposição mais intensa do que em outras modalidades.

Alimentação pré-competição

Nutricionistas da Universidade de Monash, em Melbourne, Austrália, desenvolveram em 2010 uma dieta voltada para o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável, denominada de Dieta Low FODMAP.

O termo se refere às iniciais em inglês de Oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polissacarídeos fermentáveis (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides, and polyois).

A dieta Low FODMAP tem se mostrado eficaz também para o tratamento do Desconforto Abdominal induzido pelo Exercício, independente do diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável.

Alimentos de maior potencial fermentativo atuam também como prebióticos, o que significa que eles servem como alimento para a flora intestinal normal.

Ao adotar uma Dieta Low FODMAP, o potencial fermentativo dos carboidratos durante o exercício será menor. Estes atletas devem restringir todos os alimentos com FODMAP elevado nos sete dias que antecedem uma competição para aproveitar o máximo de benefícios da dieta.

Alimentação durante a competição

A reposição de carboidratos é fundamental para prover a energia necessária ao atleta em uma prática esportiva prolongada. Por outro lado, ela é também é um desencadeador de sintomas gastrointestinais.
Como regra geral, quanto menor a concentração do carboidrato, menor o desconforto abdominal. O problema é que o consumo de bebidas esportivas com concentrações muito baixas de carboidrato podem não ser suficientes para prover toda a energia que estes atletas necessitam.

O cálculo do gasto energético durante a prova pode ser feito por fórmulas. Todavia, os erros costumam ser muito grandes. Assim, a utilização de exames específicos que conseguem medir o gasto energético é a melhor forma de se obter as reais necessidades calóricas.

Algumas medidas podem ajudar o atleta a evitar o desconforto durante o exercício:

  • Na alimentação prévia ao treino e a competição não ingerir grandes quantidades de alimentos, seja qual for a sua prescrição dietética.
  • Não deixar o corpo desidratar e, tampouco, não ingerir excesso de líquidos.
  • Não iniciar abruptamente nenhum tipo de dieta antes do treino e nunca modificar a rotina para competições. Toda estratégia alimentar para uma competição deve ser testada previamente nos treinos.