Pesquisar

Dentística

O que é a dentística?

Dentre as várias especialidades da odontologia a Dentística é a que atua em duas áreas distintas: ela cuida da saúde e da estética dos dentes. Ou seja, além de se preocupar em devolver a integridade e a função dos dentes cariados ou traumatizados, o dentista procura adquirir o melhor resultado estético possível.

Dentística restauradora

A dentística restauradora é a área que estuda, previne e trata as cáries e os traumas externos e internos causados nos dentes, através do procedimento chamado de restauração dental.

Tratamento da cárie- O dentista trata a cárie retirando a parte afetada do elemento dentário e depois reconstrói a estética através das técnicas de restauração dental.

Traumas dentários- Quando você come algo duro e quebra um pedaço do dente ou quando acontece um acidente como queda e o traumatiza, por exemplo, o dentista recupera o dente original e devolve a sua forma.
Em ambos os tratamentos acima a função mastigatória é também restaurada para evitar traumas e problemas futuros.

Dentística estética

O dentista usa variadas técnicas e materiais para obter uma aparência esteticamente mais bonita e equilibrada para os dentes. Ele restaura a cor e a forma destes e por este motivo é também denominada odontologia estética.

Os procedimentos mais comuns da área cosmética são o clareamento dental, as lentes de contato, as facetas e as restaurações.

Avaliação inicial do paciente

Neste primeiro contato o dentista vai realizar uma avaliação clínica, conversar com o paciente e pedir ou fazer exames complementares como radiografia e tomografia odontológica, além da realização de fotos para a documentação de como está os dentes antes do tratamento.

Dependendo do caso, já poderá iniciar o tratamento.

As técnicas de diagnóstico mais modernas e atuais envolvem câmeras intra-orais que aumentam as imagens centenas de vezes e apresentam-nas, em alta resolução, na tela do computador, o que melhora o diagnóstico e cria condições para o planejamento do tratamento de forma mais eficiente.

Além de que o paciente pode acompanhar as imagens antes e depois e prever como ficarão os resultados.

As tomografias podem ser solicitadas para analisar fraturas ósseas e dentárias, perfurações nas raízes dentárias, observação da viabilidade de implantes e localização de terceiros molares (“dentes do siso”), por exemplo. Permitem a visualização do volume das estruturas, ou seja, são tridimensionais.

Já as radiografias são exames mais tradicionais e o profissional pode detectar lesões causadas pelas cáries, visualizar a saúde das raízes e do osso ao redor dos dentes.

Quais são os procedimentos mais comuns na dentística?

Entre os procedimentos mais comumente realizados pelo dentista especializado em dentística, incluem-se:

  • Restauração por cáries
  • Restauração por traumas e dente quebrado
  • Clareamento dentário
  • Lentes de contato e facetas de porcelana

Restaurações por cáries

A restauração por cárie dentária é o procedimento mais comum realizado pelos dentistas no Brasil. Infelizmente, a cárie é uma doença silenciosa que costuma gerar dor apenas nas fases mais avançadas, quando há o comprometimento de partes internas do dente.

Após o diagnóstico através de avaliação clínica e/ou radiografias o dentista remove o tecido cariado com sua broca de alta rotação, realiza a limpeza e preenche a cavidade com material restaurador. Desta forma previne-se infiltração e previnem-se recorrências.

Este procedimento pode ou não necessitar de anestesia local. A seguir, o dente é polido e o dentista faz uma avaliação final para verificar se o ajuste está adequado, tanto do ponto de vista funcional afinal (fala, fonética, mastigação e respiração) como do ponto de vista estético.

Restauração por traumas

Dentes podem ser rompidos por quedas, acidentes, golpes e devem ser restaurados para evitar-se a entrada de bactérias, problemas oclusais, dor e até mesmo movimentações que podem levar à perda destes.

As técnicas de restauração são as mesmas dos dentes cariados, sendo que, dependendo da lesão pode ser necessário a confecção de uma coroa dentária ou até mesmo a extração do(s) dente(s) comprometido.

Neste caso, um implante dentário e prótese dental estão indicados.

Clareamento dental

Muitos pacientes buscam os consultórios para obter dentes mais brancos. O clareamento dental é uma técnica que provoca a micro limpeza dos dentes. ]

É comum que com o tempo, com o consumo de alimentos escuros como vinho, sucos de cor forte e cigarros, por exemplo, eles fiquem amarelados.

Existem duas técnicas, a caseira e o clareamento a laser.

Clareamento caseiro

O dentista faz um molde da boca do paciente e o protesista confecciona uma moldeira que é entregue alguns dias depois. A seguir, explica ao paciente que ele deverá usar uma pasta clareadora durante duas horas por dia, aproximadamente 15 dias.

Ele deverá também evitar o consumo de café, vinho, cigarro e produtos que possam afetar a qualidade do tratamento.
Os resultados aparecem ao longo do tempo de tratamento e podem durar 6 meses ou mais, dependendo dos cuidados de higiene bucal.

Clareamento a laser

O clareamento a laser é uma técnica que provê um resultado mais rápido, feito em uma a duas sessões no consultório odontológico. Usa-se o feixe de luz a laser. Em ambos casos, a sensibilidade dental pode aumentar durante o tratamento.

Lentes de contato e facetas dentais

As lentes de contato dental são finas lâminas de porcelana ou resina que são cimentadas em um ou vários dentes em pacientes que possuem alteração de forma, cor, tamanho ou alinhamento dental que esteja desagradando esteticamente.

As facetas dentais também são finas lâminas que cobrem os dentes, só que elas são um pouco mais grossas e exige maior desgaste dos dentes.

A indicação entre a lente de contato ou a faceta dental depende da necessidade do cliente e do planejamento feito pelo dentista.

Existem dentes que são mais comprometidos pela cor ou forma e precisam ser restaurados antes da colocação das Facetas e as correções são mais significativas. Já as lentes de contato permitem correções mais suaves.

Quando procurar um dentista especializado em dentística estética?

As queixas mais comuns relatadas pelos clientes que buscam cada procedimento são:

Clareamento dental

  1. Meu dente está escuro
  2. Quero deixar meu dente mais branco
  3.  Quero o sorriso branco das estrelas

Lentes de contato, facetas e restaurações

  1. Não gosto dos meus dentes
  2. Acho meus dentes pequenos
  3. Meus dentes são separados um do outro
  4. Meus dentes são feios
  5. Não gosto das obturações metálicas
  6. Meus dentes são levemente desalinhados
  7. Acho meus dentes fininhos
  8. Quero deixar meu sorriso mais jovem
  9. Quero um sorriso de estrelas
  10. Quero um sorriso lindo

Quando procurar um dentista especializado em dentística restauradora?

As principais queixas que levam uma pessoa a procurar um dentista especializado em dentística restauradora incluem:

No caso de cárie:

  1. Meu dente dói (dor espontânea ou dor ao mastigar);
  2. Meu dente dói com água fria, sorvete, doce ou água quente (sensibilidade ao consumir bebidas e alimentos frios, quentes ou doces);
  3. Tenho manchas nos dentes (furos escuros ou manchas nos dentes)
  4. Estou com mau-hálito
  5. Minha gengiva está dolorida (gengiva dolorida ou inchada)

No caso de trauma:

  1. Quebrei meu dente comendo uma bala, bati meu dente, sofri um golpe no meu dente, cai no chão e quebrei meu dente;
  2. Olho no espelho e vejo meu dente trincado.