Pesquisar

Dentes Amarelados

O que deixa os dentes amarelados?

O amarelamento dos dentes é um processo que ocorre em maior ou menor intensidade com o avanço da idade e tende a piorar com a ingestão frequente de certos alimentos e bebidas escuras, como o vinho, café ou refrigerante, e também com o tabagismo.

Ele está associado a alterações na estrutura do dente e também ao deposito de substâncias denominadas de “cromóforos orgânicos” (substâncias que possuem capacidade de absorção de luz e escurecem os dentes).

Quais as consequências dos dentes amarelados?

Felizmente, dentes amarelados não são um sinal de doenças sérias. Um dente branco não necessariamente é um dente mais saudável do que um dente amarelado e o dente amarelado não necessariamente é um dente doente.

Apesar disso, eles podem ser frustrantes do ponto de vista estético e podem abalar a autoconfiança e a autoimagem corporal.

Quando isso acontece, o tratamento por meio do clareamento dental é uma opção.

Antes de se optar pelo clareamento, no entanto, é preciso que fique claro que este é um procedimento de cunho estético, que não irá melhorar e nem piorar a saúde do dente.

O que é o clareamento dental?

O Clareamento Dental é um termo que engloba diferentes técnicas odontológicas cujo objetivo é deixar os dentes mais claros.

O clareamento dental se utiliza de moldes, pastas e laser para fazer uma micro-limpeza nos dentes e deixa-los mais claros.

Quimicamente, o produto utilizado para o clareamento libera oxigênio e subprodutos dentro do dente.

O oxigênio provoca então a oxidação dos pigmentos orgânicos responsáveis pelo amarelamento do dente.

Clareamento dental x branqueamento dental

O clareamento dental e o branqueamento dental são procedimentos diferentes.

O clareamento se utiliza de técnicas que afetam a pigmentação dos dentes, os seja, busca remover as substâncias responsáveis pelo amarelamento dos dentes.

Já o branqueamento dos dentes se utiliza de técnicas estéticas como as facetas de porcelana, lentes de contato dental ou as coroas dentais de porcelana.

Estes procedimentos permitem escolher a cor final do dente, enquanto em um clareamento dentário normal isso não é possível.

Cuidados pós clareamento dental

Os resultados do tratamento para clareamento dental podem durar entre dois e cinco anos. Isso vai depender dos cuidados que a pessoa tem após o procedimento.

O tabaco e o café são os principais responsáveis pelo amarelamento dos dentes. Assim, evitar estas substâncias costuma ser um bom ponto de partida.

É importante manter a atenção com a alimentação, fazer uma boa higiene bucal logo após toda alimentação e visitar regularmente o dentista.

Outro aliado para prolongar o sorriso branco é apostar em alimentos que ajudam a reduzir as bactérias na boca e manter os dentes limpos.

Recomenda-se o consumo de peras e maçãs, além do aipo, cenoura, couve-flor e pepino como apoio na limpeza dos dentes.