Coroa Dentária
O que é uma coroa adentária?
A coroa dentária é um tipo de prótese dentária fixa, utilizada para recompor a estrutura de um dente ou ainda substituir ausência de um dente — situação em que é encaixada por cima de um implante dentário.
Podemos dizer, desta maneira, que a coroa é um dente ou uma parte de um dente artificialmente produzido para substituir o dente natural perdido ou danificado.
Qual a indicação para a coroa dentária?
A coroa dentária pode ser colocada para proteger um dente enfraquecido, recobrir um dente que teve parte da estrutura perdida ou ainda para substituir completamente um dente perdido.
As seguintes situações podem ser tratadas por meio de uma prótese dentária:
- Estrutura do dente comprometida, por exemplo, pelo tratamento para cárie;
- Restauração de um dente que sofreu fratura;
- Proteção de um dente enfraquecido;
- Tratamento da perda do dente, quando a coroa é colocada sobre um pino de titânio (implante dentário);
- Cobertura de um dente submetido a tratamento de canal;
- Cobertura de um dente descolorido ou deformado.
Quais os benefícios da colocação da coroa dentária?
Muitas pessoas enxergam estas próteses dentárias como um procedimento estético, o que se justifica pelo impacto óbvio que tem a falta de um dente na aparência.
No entanto, ela também é fundamental do ponto de vista funcional. Caso um dente perdido seja negligenciado, os dentes próximos são gradativamente empurrados para o espaço vazio.
Como consequência, a tendência é que a pessoa desenvolva outras deformidades secundárias na arcada dentária.
Além disso, a falta do dente faz com que o osso onde ele se apoia deixe de ser estimulado. Com o tempo, isso leva a uma perda óssea que pode comprometer futuros procedimentos odontológicos.
Por fim, a coroa dentária permite o reestabelecimento da função mastigatória e da voz, que podem ser impactadas pela falta do dente.
Coroa dentária provisória
A coroa dentária definitiva deve ser produzida artesanalmente para cada pessoa, para que ela se adapte à arcada dentária da melhor forma possível. Assim, leva um tempo até que ela esteja pronta para ser implantada.
Para pessoas que precisam sair do consultório já reabilitados, mesmo que provisoriamente, a prótese provisória é uma opção.
A prótese dentária provisória é geralmente confeccionada em resina acrílica. Ela dá um aspecto bastante natural e pode ser facilmente produzida no próprio consultório, sendo usada até que a prótese definitiva esteja pronta.
Tipos de coroa dentária definitiva
Diferentes materiais podem ser usados para confeccionar a coroa dentária, incluindo:
- Coroa de resina
A coroa de resina é uma das mais utilizadas, já que ela provê um aspecto bastante natural e tem um custo mais acessível.
No entanto, ela tem algumas desvantagens:
- A resina é um material muito poroso, que absorve substâncias com facilidade. Isso pode fazer com que ele se torne uma fonte de mau hálito.
- A durabilidade da coroa de resina é menor, uma vez que o material desgasta e pode quebrar com facilidade. Não à toa, ele é utilizado nas coroas provisórias.
2. coroa metálica
A coroa metálica é o tipo mais antigo tipo de prótese de coroa dentária ainda utilizado, embora cada vez menos escolhido pelos pacientes. A principal razão para isso está relacionada à aparência estética, já que a cor do metal contrasta bastante com a natural dos dentes.
3.Metalocerâmica
A coroa dentária metalocerâmica contém sua estrutura interna produzida em metal, a qual é revestida por cerâmica. Este é um dos tipos mais usados, por ser resistente e proporcionar uma boa estética. Ela também é bastante recomendada para pacientes com o dente danificado devido ao bruxismo.
4.Zircônia
A zarcônia é um dos materiais mais promissores para a produção da coroa dentária, já que ela é bastante resistente e possui um estética atrativa. A coroa de zarcônia não tem metal em sua estrutura interna, o que possibilita a passagem da luz pela prótese, o que dá a ela uma aparência mais natural.
Por não levar metal em sua fabricação, a zarcônia não provoca alergia e nem o aparecimento de manchas acizentadas próximo à gengiva.
5.Cerâmica (porcelana)
A coroa de porcelana tem toda a sua estrutura confeccionada com o mesmo material, sem o uso de metal. Isso dá a ela uma aparência mais natural.
Esse tipo de prótese é indicado para casos de dentes quebrados, restauração por tratamento de canal ou em reconstruções por danos causados pela cárie.
Em dentes muito escurecidos ou com pinos de metal, no entanto, ela não cai muito bem. Isso porque o material é transparente e a parte escura dos dentes e o metal ficarão em evidência, o que atrapalha o resultado estético do tratamento.
Outra desvantagem é que a resistência da prótese de porcelana é relativamente baixa, o que limita seu uso em condições como o bruxismo, que geram um estresse elevado sobre a prótese.