medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Condicionador de Cabelos

O que são os condicionadores de cabelos?

Os condicionadores de cabelos são substâncias sintéticas que imitam o óleo natural (sebo) produzido pelo couro cabeludo. Ele proporciona brilho e o volume dos cabelos e ajuda a recuperar a haste do cabelo após tratamentos químicos.

Como os condicionadores agem?

O principal componente dos condicionadores de cabelos é o detergente catiônico, com carga elétrica positiva. Como a carga elétrica dos fios dos cabelos é negativa, o condicionador se liga a esses fios, diminuindo sua eletricidade. Também agem alisando as cutículas ao longo dos fios, reduzindo a fricção e aumentando o brilho dos cabelos. Além disso, facilita o pentear e une as pontas duplas temporariamente.

Tipos de condicionadores

Condicionadores instantâneos
São os mais comuns, usados durante o banho. Eles devem ser aplicados após o shampoo e enxaguados em alguns minutos.
O uso destes condicionadores como creme de pentear, sem enxaguar o cabelo completamente, pode causar coceiras e até mesmo, a acne, quando em contato com a pele. Eles devem ser deixados no cabelo apenas o tempo indicado em cada produto.

Condicionadores profundos ou Máscaras capilares
Produto concentrado, desenvolvido para ficar mais tempo nos cabelos. Geralmente entre 20 a 30 minutos). São indicados para cabelos secos ou danificados, devendo ser usados no máximo uma vez por semana.

Cremes leave-in ou cremes de pentear
Desenvolvidos para ficar nos cabelos até a próxima lavagem. Possuem em sua fórmula um polímero que forma um filme sobre a haste do cabelo. É uma boa opção para pessoas com cabelos crespos.
Os cremes leave in são finalizadores. Eles têm um papel é diferente do condicionador e não o substitui. Eles tendem a ter menor concentração de ativos hidratantes que condicionam os fios. Por outro lado, possuem mais resinas poliméricas, silicones e outras substâncias que ajudam a modelar, fazem proteção térmica e reduzem o volume e o frizz.
Alguns produtos têm protetor solar acrescentado à sua fórmula, para proteger os fios dos danos causados pela radiação solar;

Reparadores de pontas
Produtos a base de silicone ou óleo mineral, formulados para ficar nos cabelos.
O óleo reparador de pontas hidrata, nutre, desembaraça e sela a fibra capilar. Eles têm a função de reparar a fibra danificada por danos externos como a ação do sol, secador, prancha, ajudando a tratar as pontas duplas e o frizz.

Todas as pessoas precisam usar condicionador?

Quanto mais ressecados os fios, maior a necessidade de produtos condicionadores. Este é o caso especialmente de pessoas com cabelos crespo ou cacheado, cabelo tingido e aquelas frequentemente submetidas ao alisamento capilar ou ao uso da chapinha. Têm maior necessidade em relação aos condicionadores.
No entanto, até mesmo o couro cabeludo mais oleoso necessita de condicionamento dos fios. O shampoo contém detergentes para retirar toda a sujeira presente no couro cabeludo e fios, porém ele também acaba retirando a oleosidade natural dos fios.

Como o condicionador deve ser aplicado?

O condicionador deve ser usado apenas nas hastes dos fios, não devendo ser aplicado no couro cabeludo. Aplicar o condicionador no couro cabeludo pode aumentar a oleosidade e aumenta o risco de desenvolver a dermatite seborreica (caspa).
Cada condicionador tem uma formulação específica, com recomendações que devem ser respeitadas.
Deixar de enxaguar o condicionador no tempo correto, por exemplo, pode aumentar o risco de dermatite seborreica e pode deixar o cabelo mais pesado.