medicina e exercicio

Dermatite Seborreica

O que é dermatite seborreica?

A dermatite seborreica é uma doença dermatológica que afeta predominantemente as regiões ricas em glândulas sebáceas do couro cabeludo, face e tronco.

As glândulas sebáceas são estruturas normalmente associadas aos folículos pilosos. Elas são responsáveis pela produção de uma secreção oleosa denominada de sebo.

O sebo tem a função de lubrificar a superfície da pele e do pelo, aumentar a capacidade hidrofóbica da queratina e proteger os pelos. Além disso, ele possui uma ação bactericida.

Essas glândulas são amplamente encontradas no couro cabeludo, local mais comum de apresentação da Dermatite Seborreica. Por outro lado, as glândulas sebáceas apresentam-se ausentes na palma das mãos e na planta dos pés.

A caspa é a manifestação mais frequente da dermatite seborréica em adultos. A caspa é uma forma não inflamatória de dermatite seborreica que acomete o couro cabeludo.

Ela apresenta-se como manchas escamosas difusas semelhantes a farelo nas áreas do couro cabeludo, sem a presença de eritema (vermelhidão) subjacente. A caspa pode ser assintomática ou levemente pruriginosa.

Quem é acometido pela Dermatite Seborreica?

A dermatite seborreica tem uma incidência bifásica ocorrendo predominantemente os lactentes em um primeiro momento. Ela geralmente desaparece entre os 6 e os 12 meses de idade e volta a ocorrer em adolescentes e adultos.

A dermatite seborreica do adulto tende a começar no final da adolescência. A prevalência é maior em adultos jovens e em idosos. Além disso, ela é mais comum em homens do que em mulheres.

A dermatite seborreica geralmente ocorre em pacientes saudáveis.

Dermatite Seborreica Infantil

A Dermatite seborreica infantil provoca uma descamação difusa e gordurosa no couro cabeludo.

Eventualmente, a erupção pode se espalhar para as dobras da axila e da virilha.

Como as lesões não costumam coçar, o bebê habitualmente não se mostra incomodado pela erupção cutânea, mesmo quando generalizada.

Dermatite seborreica do adulto

A dermatite seborreica no adulto afeta habitualmente as áreas da pele com alta produção de sebo, como couro cabeludo, sobrancelhas, barba, orelhas, esterno e outras dobras cutâneas.

A coceira é mínima na maioria das vezes.

As erupções tipicamente pioram inverno, melhorando no verão e após a exposição ao sol.

Qual a causa da Dermatite Seborreica?

A causa da Dermatite Seborreica não é completamente compreendida.

Fatores como níveis hormonais, infecções fúngicas, deficiências nutricionais e fatores neurogénicos parecem contribuir de alguma forma.

Diagnóstico da dermatite seborreica

O diagnóstico de dermatite seborreica é feito com base na apresentação clínica.

Eventualmente, quando o diagnóstico for incerto, a biópsia da pele poderá ser considerada.

O principal diagnóstico diferencial da Dermatite Seborreica Infantil é a Dermatite Atópica, que se apresenta com sintomas semelhantes nesta idade.

Outros diagnósticos diferenciais incluem a psoríase do couro cabeludo, dermatite de contato, impetigo e ptiríase rósea de Gilbert.

Tratamento

O tratamento da dermatite seborréica é estabelecido, de acordo com a idade do doente e com a intensidade e extensão das manifestações clínicas. Porém não existe medicação que acabe definitivamente com a doença, mas seus sintomas poderão ser controlados
Nos quadros mais leves, o tratamento com loções ou xampus específicos geralmente é suficiente.

Nos quadros moderados, a aplicação tópica de corticoides de potência intermediária deve ser considerada.

Já nas formas graves e disseminadas, o uso sistêmico de corticoides tomados por boca se faz necessário. O uso de radiação ultravioleta também poderá ser considerado.