Pesquisar

Clareamento Dental

O que é o clareamento dental?

O Clareamento Dental é um termo que engloba diferentes técnicas odontológicas cujo objetivo é deixar os dentes mais claros.
Este é um procedimento estético indicado para pessoas que sofrem com dentes amarelados.

O que é o amarelamento dos dentes?

O amarelamento dos dentes é um processo que ocorre em maior ou menor intensidade com o avanço da idade e tende a piorar com a ingestão frequente de certos alimentos e bebidas escuras, como o vinho, café ou refrigerante, e também com o tabagismo.

Ele está associado a alterações na estrutura do dente e também ao deposito de substâncias denominadas de “cromóforos orgânicos”
(substâncias que possuem capacidade de absorção de luz e escurecem os dentes).

Como é feito o clareamento dental?

O clareamento dental se utiliza de moldes, pastas e laser para fazer uma micro-limpeza nos dentes e deixa-los mais claros.

Quimicamente, o produto utilizado para o clareamento libera oxigênio e subprodutos dentro do dente.

O oxigênio provoca então a oxidação dos pigmentos orgânicos responsáveis pelo amarelamento do dente.

Quem não pode fazer clareamento dental?

Esse tratamento não é aconselhável para menores de 16 anos, gestantes, mulheres que estão amamentando, em pessoas com manchas nos dentes causadas pelo uso de tetraciclina, ou que sofrem de sensibilidade nos dentes.

Da mesma forma, o resultado não é efetivo em quem têm muitas restaurações (porque os agentes clareadores não funcionam sobre resina). E também não é indicado para quem respira pela boca. Esse hábito faz com que a boca fique mais seca, provocando manchas.

Clareamento dental x branqueamento dental

O clareamento dental e o branqueamento dental são procedimentos diferentes.

O clareamento se utiliza de técnicas que afetam a pigmentação dos dentes, os seja, busca remover as substâncias responsáveis pelo amarelamento dos dentes.

Já o branqueamento dos dentes se utiliza de técnicas estéticas como as facetas de porcelana, lentes de contato dental ou as coroas dentais de porcelana.

Estes procedimentos permitem escolher a cor final do dente, enquanto em um clareamento dentário normal isso não é possível.

Clareamento dental caseiro

O clareamento dental caseiro, ainda que possa ser feito em casa, deve ser orientada pelo odontologista, de preferência pelo Dentista especializado em Dentística.

Para isso, o dentista faz um molde da boca do paciente e o protesista confecciona uma moldeira que é entregue alguns dias depois. A seguir, explica ao paciente que ele deverá usar uma pasta clareadora durante duas horas por dia, aproximadamente 15 dias.

É preciso também evitar o consumo de café, vinho, cigarro e produtos que possam afetar a qualidade do tratamento.

Os resultados aparecem ao longo do tempo de tratamento e podem durar 6 meses ou mais, dependendo dos cuidados de higiene bucal.

Tenha cuidado com técnicas não orientadas pelo seu dentista. Várias empresas vendem moldes e pastas clareadoras na internet sem indicação odontológica e isso pode causar prejuízos.

Receitas de como fazer o clareamento dental também são encontradas aos montes na internet: bicarbonato de sódio, pasta de morango e vinagre são alguns dos ingredientes propostos.

Além de serem pouco efetivos, estas substâncias só agem superficialmente, sendo contraindicados por serem abrasivos.

Clareamento dental químico no consultório

Nesta opção o tratamento é feito em consultório e o dentista também utiliza um gel clareador, mas com concentrações mais elevadas do que os usados no método caseiro, resultando em dentes mais brancos e de forma imediata.

A sessão dura cerca de 1 hora. Em três ou quatro sessões é possível ver um grande avanço na tonalidade da cor do dente.

Clareamento dental com LED

O clareamento dental com LED também é feito no consultório odontológico. Após a limpeza e avaliação dos dentes, é aplicado um gel clareador. A gengiva é protegida para evitar inflamações e outras complicações.

A seguir, uma luz de LED é direcionada aos dentes, o que acelera o processo de clareamento.

Pode ser preciso mais de uma sessão para serem alcançados os resultados esperados.

Clareamento com laser

O clareamento com Laser é semelhante ao clareamento com LED, com o laser potencializando as propriedades do gel utilizado.

Neste caso, o percentual de substância aplicada costuma ser maior e os resultados são ainda mais rápidos do que com as outras opções.

Cuidados pós clareamento dental

Os resultados do tratamento para clareamento dental podem durar entre dois e cinco anos. Isso vai depender dos cuidados que a pessoa tem após o procedimento.

O tabaco e o café são os principais responsáveis pelo amarelamento dos dentes. Assim, evitar estas substâncias costuma ser um bom ponto de partida.

É importante manter a atenção com a alimentação, fazer uma boa higiene bucal logo após toda alimentação e visitar regularmente o dentista.

Outro aliado para prolongar o sorriso branco é apostar em alimentos que ajudam a reduzir as bactérias na boca e manter os dentes limpos.
Recomenda-se o consumo de peras e maçãs, além do aipo, cenoura, couve-flor e pepino como apoio na limpeza dos dentes.