medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Cera no Ouvido (Ouvido Entupido)

O que é a cera do ouvido?

A cera de ouvido, também conhecida como cerúmen, é uma secreção produzida pelas glândulas sebáceas, localizadas na região mais externa do canal auditivo.

Ela tem a função de limpar, lubrificar e proteger o canal auditivo, atuando principalmente como uma barreira contra impurezas e corpos estranhos.

AS glândulas sebáceas estão continuamente produzindo a cera de ouvido, que é naturalmente expelida pelo corpo.

Limpar excessivamente o ouvido, desta forma, é prejudicial à saúde, uma vez que a sua proteção natural do ouvido é retirada.

Eventualmente, a cera de ouvido pode se acumular e endurecer, levando a uma obstrução do canal auditivo.

Sintomas do ouvido entupido de cera

Sinais e sintomas do ouvido entupido de cera podem incluir:

Qual a causa do excesso de cera no ouvido?

O ouvido entupido de cera pode ser uma consequência da produção excessiva ou de uma eliminação ineficiente.

Além disso, o bloqueio é muitas vezes uma consequência da tentativa de limpar os ouvidos com cotonetes. Isso geralmente apenas empurra a cera mais fundo no ouvido, ao invés de removê-la.

Diagnóstico

Na presença de sintomas característicos, o diagnóstico pode ser confirmado pelo Médico Otorrinolaringologista ao examinar o ouvido com um otoscópio.

Tratamento

Antes de se falar de como o excesso de cera no ouvido pode ser removido, é importante entender o que não fazer.

Nunca tente extrair cera de ouvido excessiva ou endurecida com itens como um clipe de papel, um cotonete ou um grampo de cabelo. A cera tende a ser empurrada ainda mais para dentro do ouvido e pode causar sérios danos ao revestimento do canal auditivo ou do tímpano.

A remoção da cera pode ser feita com a utilização de uma seringa de borracha cheia de água morna.

Para isso, a cabeça deve ser inclinada lateralmente, colocando-se a orelha para cima. A seguir, a orelha externa deve ser puxada para cima e para trás para endireitar o canal auditivo. Quando terminar de irrigar, a cabeça deve ser inclinada para o lado, para deixar a água escorrer.

Óleo de bebê, óleo mineral, glicerina ou peróxido de hidrogênio também podem ser usados para amolecer a cera.

O procedimento pode precisar ser repetido algumas vezes antes que o excesso de cera saia. Em alguns casos, apenas a camada externa da cera solta. Ela pode também se alojar ainda mais profundamente no canal auditivo ou junto ao tímpano.

Assim, o médico otorrinolaringologista deve ser consultado se os sintomas do entupimento por cera de ouvido persistirem.

A remoção poderá ser feita com a utilização de um instrumento específico, denominado de cureta, ou com um aparelho de sucção, enquanto examina o ouvido com o otoscópio.