medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Cárie Dentária

O que é a cárie dentária?

A cárie é uma doença infecciosa dos dentes causada por tipos específicos de bactérias presentes da boca. Ela é considerada a doença mais comum no brasil e está associada à falta de higienização adequada da boca.

Ao ingerimos alimentos que contenham carboidratos, as bactérias existentes na boca se alimentam do açúcar e o amido. Elas se desenvolvem e se fixam nos dentes, criando a placa bacteriana.

Estas bactérias produzem ácidos que corroem (desmineralizam) o esmalte e a dentina do dente. Nos estágios mais avançados, pode aparecer manchas escuras e formar uma cavidade no dente, com acometimento das camadas mais profundas.

Quais os sintomas da cárie?

Na sua fase inicial, a cárie não provoca dor ou qualquer outro sintoma, embora possa ser detectada por um exame odontológico de rotina.

Numa cárie profunda, existe a destruição do esmalte e da dentina, formando-se uma cavidade no dente. Nesta fase pode haver dor com o contacto de alimentos frios ou quentes.

Numa cárie em estado muito avançado, vasos e nervos são atingidos e a destruição do dente atinge a polpa. O paciente apresenta dor, dando muitas vezes origem a um abcesso que, se não for tratado, poderá evoluir para granuloma ou mesmo a perda do dente.

Como prevenir as cáries?

A adoção de uma rotina de higiene bucal adequada é fundamental para a prevenção da cárie dentária. Os dentes devem ser escovados após todas as refeições ou no mínimo 3 vezes ao dia, de preferência com pasta dental fluoretada. Além disso, o fio dental deve ser usado ao menos uma vez ao dia.

Beber bastante água para aumentar o fluxo de saliva na boca também é importante, já que a saliva é capaz de neutralizar a acidez provocada pelas bactérias. Adotar uma alimentação balanceada, sem o abuso de açúcares e amido, também ajuda a minimizar o crescimento de bactérias.

Por fim, não deixe de visitar seu dentista. A orientação geral é fazer a avaliação com o dentista a cada 6 meses, ou assim que notar um aumento na sensibilidade ou a dor.

O dentista pode identificar a cárie de maneira mais precoce, momento em que o tratamento é mais fácil e eficaz. Além disso, o tratamento precoce evita o acometimento dos dentes vizinhos.

Pessoas que ingerem certos medicamentos reduzem a produção de saliva e por conseguinte aumenta-se a predisposição para as cáries. Converse com seu médico!

É preciso cuidar também dos dentes de leite, eles podem ser deteriorados. E da saúde destes, depende a saúde dos dentes permanentes.

As alterações hormonais da gravidez contribuem para o enfraquecimento dos dentes e aumentam o risco de desenvolvimento de cáries e gengivite. Assim, fique atenta e busque um dentista na sua gestação!

Tratamento da cárie

O tratamento da cárie depende de qual o estágio de evolução da doença.

Tratamento com flúor

Quando a cárie é identificada logo no início, o tratamento com flúor pode ajudar a restaurar o esmalte do dente e, às vezes, reverter a cárie. Tratamentos profissionais com flúor contêm mais flúor do que a quantidade encontrada na água da torneira, creme dental e enxaguatórios bucais. Os tratamentos com flúor podem ser líquidos, gel, espuma ou verniz.

Restauração dentária

A restauração dentária é um tratamento que pode ser realizado com anestesia e um aparelho de alta rotação, para retirada do tecido cariado. Alternativamente, a restauração pode ser feita com um gel Papacárie, que amolece a cárie e facilita sua remoção, sem o uso de anestésicos e de maneira rápida e indolor.

O laser também tem sido utilizado na odontologia para o tratamento das cáries. Seja qual for a opção adotada pelo dentista, após eliminar o tecido lesionado e efetuar a limpeza do local, o procedimento é concluído com a inserção de um material de restauração na cavidade dentária.

O material de restauração pode ser ouro, porcelana, resina composta ou amálgama.

Coroa

A coroa é um tratamento para cáries extensas ou dentes já enfraquecidos. Uma cobertura personalizada substitui toda a coroa natural do dente.

A área cariada e o restante do dente é perfurado o suficiente para garantir um bom encaixe da coroa.

As coroas podem ser feitas de ouro, porcelana de alta resistência, resina, porcelana fundida com metal ou outros materiais.

Tratamento de canal

Quando a cárie atinge o material interno do dente (polpa), é indicada a realização de um tratamento de canal.

Este é um tratamento para reparar e salvar um dente muito danificado ou infectado, em vez de removê-lo.

A polpa do dente doente é removida. Às vezes, a medicação é colocada no canal radicular para eliminar qualquer infecção. Em seguida, a polpa é substituída por um substituto.

Extração do dente

Alguns dentes ficam tão cariados que não podem ser restaurados e devem ser removidos. Extrair um dente pode deixar uma lacuna que permite que os outros dentes se movam. Assim, o dente removido deve sempre que possível ser substituído por um implante dentário.