medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Cabelo Oleoso

O que é o cabelo oleoso?

O cabelo oleoso é uma característica própria do cabelo, no qual as glândulas sebáceas produzem grande quantidade de sebo.

O sebo é naturalmente produzido pelo couro cabeludo de qualquer pessoa. Ele ajuda a hidratar o cabelo e a protege-lo da ação de agentes externos.

Nas pessoas com cabelo oleoso, no entanto, ele pode se acumular e dar ao cabelo uma aparência pesada e pegajosa, já no dia seguinte de o cabelo ser lavado.

O principal sinal de cabelo oleoso está na aparência do cabelo, que fica sem brilho e sem vida e com o aspecto pesado.

A dermatite seborreica, condição caracterizada por uma vermelhidão, coceira e pelo surgimento de caspas pode se desenvolver em decorrência de um cabelo oleoso.

Algumas pessoas podem desenvolver um cabelo oleoso próximo das raízes, mas com o comprimento e as pontas ressecadas. Isso acontece porque os produtos mais pesados, capazes a limpeza mais profunda do couro cabeludo em pessoas com cabelo oleoso, acabam levando ao ressecamento dos fios e das pontas.

Qual a causa do cabelo oleoso?

O cabelo oleoso é uma característica intrínseca do cabelo, geralmente observada em pessoas com o cabelo liso ou ondulado.

Quanto mais fino for seu cabelo, mais rapidamente a oleosidade se acumulará, pois há menos cabelo para absorver os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo.

Outros fatores que podem aumentar a oleosidade do cabelo incluem

  • Hormônios: condições como gravidez, parto, puberdade e menopausa provocam alterações hormonais que podem levar a um aumento na produção de sebo e na oleosidade do cabelo.
  • Condições ambientais: alterações súbitas na temperatura podem fazer com que o couro cabeludo responda aumentando a produção de sebo, como uma forma natural de proteger o cabelo.
  • Uso excessivo de produtos condicionantes ou a base de óleo: quando uma pessoa com cabelo oleoso decide pelo uso de óleo para cabelos como tratamento para os fios secos, a aplicação deve ser limitada ao
  • comprimento e ponta dos fios, ficando longe do couro cabeludo.

Quais os cuidados necessários para o cabelo oleoso?

Algumas medidas que devem ser consideradas para buscar este equilíbrio entre raiz e pontas do cabelo incluem:

  • Uso de shampoo antioleosidade. O shampoo deve ser aplicado nas raízes, usando apenas a espuma para lavar o comprimento do cabelo.
  • Ao enxaguar o cabelo, reduza a temperatura da água, já que a água quente estimula as glândulas sebáceas. Por outro lado, a água morna ajuda a selar as cutículas e evita que seu cabelo acelere a marcha na
  • produção de óleo.
  • Utilizar o condicionador apenas nas pontas. Procure um condicionador mais leve.
  • Usar shampoo antiresíduos ao menos uma vez por semana, mas também não de forma excessiva.
  • Uso da máscara capilar a cada uma ou duas semanas.