Bolo vegano
O que é o bolo vegano?
Bolo vegano é uma preparação culinária que não leva nada de ingredientes de origem animal.
A cultura vegana cresceu muito nos últimos anos e isso inclui, também, a alimentação. A alimentação vegana tem se diversificado cada vez mais e aprimorado bastante suas receitas, incluindo os bolos.
Por mais que seja vegano, pode parecer que esse bolo é uma receita limitada a poucos ingredientes ou difícil de se fazer, pois não leva dois ingredientes básicos geralmente utilizados em bolos tradicionais e outras receitas comuns. Estamos falando especialmente do leite e do ovo.
Porém, não somente esses como outros ingredientes de origem animal, como a manteiga, podem ser tranquilamente substituídos, sem alterar de forma significativa o resultado final do bolo vegano, mantendo uma boa consistência e leveza da massa. Inclusive, diversas outras receitas veganas também podem substituir os ingredientes de origem animal.
O bolo vegano é indicado não somente para quem segue o estilo vegano,
mas também para quem é vegetariano estrito, já que não consomem laticínios e ovos.
Também é uma preparação indicada para quem é intolerante à lactose, para quem tem alergia à proteína do leite de vaca (APLV) ou alergia ao ovo ou, ainda, para quem simplesmente quer aderir a uma alimentação vegana.
Por isso, você saberá mais sobre bolo vegano neste artigo. Você aprenderá a substituir os ingredientes de origem animal para obter um bolo vegano tão bom quanto o tradicional.
Como substituir ingredientes de origem animal em bolos veganos
Os bolos veganos podem ser feitos para diversas ocasiões, como para o café da manhã ou lanches do dia a dia, para aniversários e até casamentos. E os bolos veganos podem ficar até mais saborosos do que muitos bolos comuns.
Não é difícil preparar esse tipo de bolo, mas é preciso atenção para saber escolher os ingredientes certos e fazer as combinações certas para se chegar em um ótimo resultado.
É possível preparar com os ingredientes veganos não apenas a massa, mas
também recheios e até coberturas, e fazer de vários sabores, inclusive os mesmos dos bolos tradicionais.
Com a mudança de ingredientes tradicionais, a textura e o sabor podem mudar, mas o resultado pode ficar muito bom.
Mas, para isso, o recomendado é estudar sobre os ingredientes veganos e sempre fazer testes para ver como os ingredientes se comportam na prática e, assim, poder chegar ao resultado esperado.
A seguir, listamos os principais ingredientes de origem animal para serem substituídos em bolos veganos.
Ovo
Existem várias formas de se substituir o ovo em bolo vegano. O ovo tem como função em uma receita de bolo incorporar ar e volume à massa e dar firmeza e estrutura à ela. Além disso, dá liga, ou seja, une os ingredientes da receita.
Como podemos perceber, o ovo é um alimento de textura um pouco gelatinosa e, para substitui-lo, também é necessário usar algum ingrediente vegetal de textura gelatinosa semelhante.
Para isso, a mistura de sementes, como chia ou linhaça, com água é uma
ótima opção, pois são ricas em fibras alimentares que são excelentes nutrientes para ajudar a melhorar o funcionamento do intestino.
O resultado dessas misturas é um líquido em forma de gel que pode ajudar a, principalmente, dar liga à massa do bolo.
Para o preparo, é só utilizar a proporção de 1 para 3, ou seja, 1 porção de sementes para 3 porções de água. Exemplo: 1 colher de sopa de semente de chia ou linhaça trituradas para 3 colheres de sopa de água. Misturar bem e deixar de molho por uns 30 minutos. Depois é só utilizar na receita.
Algumas frutas também podem ser utilizadas para substituir o ovo. Dois exemplos mais comuns são a banana madura amassada e a maçã em forma de purê. Essas frutas podem deixar a massa um pouco mais úmida e dar o seu sabor a ela.
A aquafaba também pode ser utilizada. É o líquido obtido através do cozimento de leguminosas, principalmente o grão de bico.
Para função de crescimento e volume, a mistura de vinagre e fermento ou água misturada com óleo e fermento podem substituir o ovo no bolo vegano. Mas antes de usar a mistura, precisa ficar de repouso por meia hora.
Leite
O leite de vaca pode ser substituído por leites vegetais. Os leites vegetais contêm menos gordura que os leites animais. Por isso, são um pouco mais aguados que o leite comum e podem não deixar a receita com a mesma textura que uma receita com leite animal, mas nada que interfira de forma significativa.
Existe uma variedade grande de leites vegetais que pode ser utilizada. Para receitas doces, os mais recomendados são os leites de coco, leite de amendoim e leite de oleaginosas, como castanhas, amêndoas etc. São leites mais encorpados por terem mais gorduras que outros leites vegetais.
Além disso, os leites de amendoim e de oleaginosas contêm mais amido e essa característica faz com que os ingredientes gelatinosos precisem ter a quantidade diminuída das receitas, ou até mesmo o amido de milho.
Outros leites vegetais também podem ser usados, como leite de arroz, aveia, soja, inhame e de sementes (girassol, abóbora, chia, linhaça, gergelim etc.).
Além de oferecerem sabor, a grande maioria dos leites vegetais agregam valor nutricional à receita.
Além dos leites vegetais, até água e sucos de frutas podem ser utilizados, mas vai depender da receita.
Manteiga
No bolo vegano, a manteiga de origem animal pode ser substituída por manteiga vegetal ou um óleo vegetal, como o azeite de oliva, óleo de coco ou outro.
No caso da manteiga vegetal, a manteiga de coco é, inclusive, utilizada para fazer o chantilly caseiro batida com açúcar.
Já em relação aos óleos vegetais, prefira os menos processados, como é o caso do azeite de oliva extravirgem ou do óleo de coco extravirgem.
O azeite tem sabor mais forte, por isso, é preciso dosar bem a quantidade ou misturar com outro óleo.
Já o óleo de coco tem sido bastante usado na culinária. Para a preparação de bolos veganos, pode ser usada tanto a opção com sabor quanto a sem sabor.
Evite óleos processados, como os óleos comuns de soja, milho, girassol, algodão, canola ou outro, pois são fontes de gorduras não saudáveis, como as trans.
Evite, também, margarinas vegetais, pois são fontes de gorduras trans e até mesmo as margarinas comuns, pois contém quantidades mínimas de leite.
A polpa de abacate também pode ser utilizada, pois é fonte de gordura saudável e tem a consistência similar à da manteiga.
Gelatina
A gelatina é um produto muito utilizado na culinária, mas em receitas veganas, não, pois é feita de colágeno de boi e porco.
Por isso, também precisa ser substituída. Uma opção é o ágar-ágar, que é um produto extraído de algas marinhas e tem a mesma textura da gelatina comum.
Assim como a gelatina comum, o ágar-ágar também pode ser encontrado em forma de lâmina ou pó.
É preciso saber dosar a quantidade, já que o ágar-ágar rende mais e tem um podem gelificante maior.
Queijos
Alguns queijos cremosos são bastante utilizados em bolos tradicionais, como cream cheese, mascarpone e requeijão, assim como os queijos de corte.
Os queijos feitos de leite de vaca ou de outro animal podem ser substituídos por queijos veganos, tanto industrializados quanto caseiros.
No caso do cream cheese, por exemplo, este pode ser substituído pelo creme da castanha de caju. Já os queijos de corte, podem ser substituídos por tofu.
Outro substituto para os queijos tradicionais é a levedura nutricional.
Creme de leite
O creme de leite tradicional pode ser substituído por creme de leite vegano industrializado ou caseiro.