medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Atividade Física e Puberdade

O que é a Puberdade?

Puberdade é a fase da vida na qual o corpo passa por um processo de amadurecimento, com a criança se transformando em um adulto capaz de reprodução sexual.

Além da maturação dos órgãos sexuais, há, também, um rápido desenvolvimento de quase qualquer órgão do corpo, incluindo o cérebro, ossos e músculos.

O crescimento físico em altura e peso é um dos sinais mais prontamente reconhecidos da puberdade.

Como a Puberdade afeta o desempenho esportivo?

A passagem pela puberdade impacta de forma significativa no desempenho atlético, de maneiras positivas e negativas.

Por um lado, o aumento no tamanho corporal, hormônios e força muscular proporciona um melhor desempenho atlético. A maturação cerebral aumenta a capacidade de concentração e tomadas de decisões.

A compreensão de táticas de jogo aumenta significativamente, de forma que este é um momento especialmente favorável para o aprendizado tático.

Durante a infância, ao jogar futebol, a criança, basicamente, corre atrás da bola. Após a puberdade, a capacidade de absorver informações táticas, de posicionamento em campo ou de tomadas de decisões, poderá ser treinada com maior ênfase.

Por outro lado, pode haver um declínio temporário nas habilidades de equilíbrio e controle do corpo e um maior risco de lesões.

Aumentos rápidos de altura e peso alteram o centro de gravidade do corpo. O cérebro precisa de tempo para se adaptar às mudanças de altura e peso, de forma que o adolescente tende a ficar um tanto “desajeitado” durante este período de adaptação.

Isso será especialmente perceptível em esportes que exigem equilíbrio e controle corporal, como é o caso do futebol, ballet, ginástica e muitos outros esportes de quadra.

Risco de lesões
Antes da puberdade, o risco de lesões esportivas é relativamente baixo, devido a menor energia e intensidade das atividades.
Entretanto, diferentes fatores contribuem para um risco consideravelmente elevado durante e após a puberdade, que serão discutidos abaixo.

Musculatura e coordenação motora
A musculatura demora certo tempo até se adaptar ao novo corpo mais alto, mais pesado e mais rápido.
Junto com isso, a falta de equilíbrio e coordenação, característica desta fase da vida, faz com que entorses (especialmente do joelho ou tornozelo) tornem-se mais frequentes.

Placa de crescimento ósseo
A placa de crescimento dos ossos, que é a região responsável pelo crescimento longitudinal dos ossos, é particularmente vulnerável durante esse período rápido de crescimento.
Estas placas encontram-se espessadas e especialmente ativas, de forma que o risco, tanto para lesões traumáticas (fraturas por avulsão) como para lesões por esforços repetitivos, (osteocondroses, como a doença de Sever ou Doença de Osgood-Schlatter) será elevado.

Diferença física entre atletas
Nos esportes de equipe, a condição física dos atletas é muito variável. Ainda que todos tenham a mesma idade, uns terão o corpo de uma criança, outros estarão passando pela puberdade e outros já terão o corpo de uma pessoa adulta.
Os treinadores, na busca por resultados, tendem a programar o treino de acordo com a condição física dos atletas que mais se destacam, geralmente aqueles que tiveram uma puberdade mais precoce. O risco de lesão para aqueles que “vêm atrás”, desta forma, será maior.