medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Astigmatismo

O que é o astigmatismo?

O astigmatismo é um problema relacionado à curvatura do olho que faz com que a luz seja focalizada fora da retina, uma estrutura na parte posterior do olho. Desta forma, ela causa uma visão turva, tanto para objetos próximos como para objetos distantes.

Ela precisa ser diferenciada de outros problemas de refração da luz, como a Miopia (problemas com a visão de objetos distantes) e a hipermetropia (problemas com a visão de objetos próximos).

Sintomas

Algumas crianças com astigmatismo podem não apresentar nenhum sintoma no início. No entanto, quando presentes, os sintomas mais comuns incluem:

  • Visão turva ou distorcida.
  • Tensão ocular ou desconforto.
  • dores de cabeça ou dor atrás dos olhos.
  • Dificuldade com visão noturna.

Como o olho capta as imagens?

Ao atingir o olho, a luz atravessa inicialmente a córnea e o cristalino.

A córnea é a superfície em forma de cúpula na parte da frente do olho. Já o cristalino é a lente clara e límpida do olho.

A córnea e o cristalino são responsáveis por desviar (refratar) a luz de forma a focalizá-la na retina, na parte de trás do olho.

a Retina é uma estrutura formada por milhões de células fotorreceptoras, que captam, registram, decodificam ondas luminosas. Em seguida, ela envia estes sinais ao cérebro por meio do nervo óptico, onde se dá a percepção da visão.

Em um olho com formato perfeito, cada um desses elementos tem uma curvatura arredondada, como a superfície de uma bola lisa.

Isso faz com que toda a luz recebida seja refratada igualmente para criar uma imagem nitidamente focada diretamente na retina, na parte posterior do olho.

Como o astigmatismo compromete a visão?

Pacientes com astigmatismo apresentam uma incompatibilidade no formato e na curvatura dos olhos.

Isso faz com que seus olhos apresentem múltiplos pontos focais. A imagem passa a ser formada em diversos pontos do globo ocular, tanto antes quanto depois da retina.

Assim, tanto a visão para perto como a visão para longe ficam comprometidas.

O astigmatismo pode estar presente desde o nascimento ou pode se desenvolver após uma lesão ocular, doença ou cirurgia.

Qual a diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo?

Tanto a miopia como a hipermetropia como o astigmatismo são problemas relacionados à refração da luz, fazendo com que ela seja focalizada em um ponto incorreto.

  • Nas pessoas com visão normal, a luz é focalizada exatamente sobre a retina;
  • Nas pessoas com miopia, a luz fica focalizada em um ponto atrás da retina, comprometendo a visão para longe;
  • Nas pessoas com hipermetropia, a luz é focalizada à frente da retina, comprometendo a visão para perto;
  • Nas pessoas com astigmatismo, a pessoa possui múltiplos pontos focais, como se a imagem fosse formada em diversos pontos do globo ocular, tanto antes quanto depois da retina. Tanto a visão para perto como para longe ficam comprometidas.

Diagnóstico

O Astigmatismo é diagnosticado a partir da história clínica e de um exame oftalmológico básico.

teste de acuidade visual

O teste de acuidade visual de um paciente com astigmatismo geralmente mostra uma dificuldade para enxergar tanto para perto como a distância.

O paciente cobre um olho de cada vez e o oftalmologista pede que ele leia uma tabela oftalmológica com letras ou símbolos de tamanhos diferentes.

Exame microscópico

O oftalmologista usa uma lente especial com uma luz para examinar a condição da retina e do nervo óptico.
Par isso, um colírio é utilizado para dilatar as pupilas, fornecendo uma melhor visão da parte interna do olho. Isso deixa os olhos mais sensíveis, de forma que o uso de óculos escuros por algumas horas.

Seus olhos provavelmente ficarão sensíveis à luz por algumas horas. Use os óculos de sol provisórios fornecidos pelo especialista ou os seus próprios óculos de sol.

Tratamento

O objetivo do tratamento do astigmatismo é ajudar a focalizar a luz na retina, o que é feito por meio do uso de lentes corretivas ou cirurgia refrativa.

Lentes corretivas

O uso de lentes corretivas busca neutralizar a curva da córnea para controlar melhor a refração da luz. Tanto os óculos como as lentes de contato podem ser utilizadas com esta finalidade.

cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa busca remodelar a córnea de forma a reduzir a necessidade de óculos e lentes de contato.
Diferentes técnicas podem ser utilizadas com esta finalidade.