medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Asma Induzida por Anti-inflamatórios

O que é a Asma Induzida por Anti-inflamatórios?

A Asma Induzida por Anti-inflamatórios se caracteriza pelo desenvolvimento dos sintomas característicos da asma que aparecem após o uso de anti-inflamatórios.

O mecanismo de hipersensibilidade está relacionado às propriedades farmacológicas dos anti-inflamatórios. Ela não tem envolvimento do sistema imunológico e, desta forma, não deve ser caracterizada como uma reação alérgica.

Quais são os diferentes tipos de anti-inflamatórios?

Os anti-inflamatórios são medicamentos que agem no organismo inibindo a ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX).

Esta enzima promove o aumento na produção de prostaglandina, substância responsável pelo surgimento do quadro inflamatório. 

Desta forma, ao inibir a COX, os anti-inflamatórios levam a uma menor produção de prostaglandina e, consequentemente, a uma redução na resposta inflamatória.

Existem três formas de ciclooxigenase:

  • COX-1: enzima constitutiva, ou seja, que está sempre presente no corpo. Ela é responsável por diversas funções fisiológicas importantes.
  • COX-2: enzima induzida, que surge apenas na resposta inflamatória.
  • COX-3: presente no Sistema Nervoso Central

Os anti-inflamatórios são classificados de acordo com a ação que exercem sobre as enzimas COX-1 e COX-2:

  • Anti-inflamatórios não seletivos: inibem tanto a COX-1 como a COX-2
  • Anti-inflamatórios preferenciais da Cox-2
  • Anti-inflamatórios seletivos da cox-2: atuam exclusivamente sobre a COX 2.

 

Anti-inflamatórios não seletivos Anti-inflamatório preferencial da cox-2 anti-inflamatórios seletivos
Aspirina Meloxican Celecoxibe
Acetaminofeno Nimesulida Etoricoxibe
Ibuprofeno Lumiracoxibe (Prexige)
Naproxeno
Diclofenaco
Piroxican
Cetoprofeno

Quais anti-inflamatórios podem desencadear a asma?

A asma está geralmente associada à inibição da Cox-1 (1).

Assim, a maioria dos pacientes desenvolvem a crise de asma após o uso de um anti-inflamatório não seletivo.

Geralmente, uma pessoa que tem uma crise de asma após o uso de um anti-inflamatório não seletivo, também terá com os outros anti-inflamatórios não seletivos.

Os inibidores preferenciais de COX-2, como nimesulida e meloxicam, são tolerados pela maioria, mas não por todos os pacientes.

Já os inibidores seletivos da COX-2 são tolerados por quase todos os pacientes

Diagnóstico da Asa Induzida por Anti-inflamatórios

Ainda que a maior parte dos pacientes tolerem o uso de anti-inflamatórios seletivos da COX-2, existem pacientes que podem ter reação cruzada também com estes medicamentos.

Em alguns casos, a reação ao uso da medicação pode ser grave. Assim, é importante que o paciente tenha clareza de quais os anti-inflamatórios que ele pode ou não tomar.

Isso pode ser avaliado por meio do desafio oral (teste de tolerância).

Neste exame, o Médico Alergologista seleciona quais os anti-inflamatórios que mais provavelmente são tolerados e aplica uma pequena quantidade deles ao paciente.

Caso o paciente não tenha reação durante o teste, isso significa que a medicação testada é segura para ele.

Tratamento da Asma Induzida por Anti-inflamatórios

A maioria dos pacientes pode ser dessensibilizada ao uso dos anti-inflamatórios.

Para isso, ele recebe doses baixas do medicamento, insuficientes para causarem uma reação significativa. Aos poucos, recebe doses crescentes do mesmo medicamento até que pare de desenvolver o quadro de asma.

O problema é que, da mesma forma com que a maioria dos pacientes são bem sucedidos com a dessensibilização, esta dessensibilização   é rapidamente perdida uma vez que a medicação seja descontinuada (2).

Assim, a maior parte dos pacientes são simplesmente orientados a reconhecerem quais os anti-inflamatórios que ele deve ou não usar.

A asma induzida por aspirina ou AINE ocorre em aproximadamente 10% dos adultos com asma e geralmente se desenvolve dentro de três horas após tomar um desses medicamentos. Os ataques de asma são muitas vezes graves e podem ser fatais.