Pesquisar

Artrite séptica (pioartrite)

O que é a Artrite Septica?

A artrite séptica, também chamada de Pioartrite, é uma grave infecção que acomete as articulações.

Ela é mais comum no quadril ou joelho. Entretanto, outras articulações também podem ser acometidas, especialmente o ombro ou o tornozelo.

Embora possa acometer pessoas de qualquer idade, a Artrite Séptica é mais comum durante a infância e especialmente entre dois e três anos de idade.

As crianças são mais propensas a ter artrite séptica no quadril, enquanto os adultos são mais propensos a desenvolver a infecção no joelho.

Na suspeita de Artrite Séptica, o paciente deve ser submetido a limpeza cirúrgica em caráter de urgência. Isso porque o atraso no procedimento pode levar a uma rápida e irreversível destruição da cartilagem articular.

Sintomas da artrite séptica

O paciente com Artrite Séptica apresenta dor intensa, inchaço, aumento na temperatura e perda da mobilidade na articulação afetada.
Mau estar geral, febre e calafrios também costumam estar presentes.

Complicações

Artrose
A principal complicação da Artrite Séptica é a Artrose. Isso porque, quando a limpeza cirúrgica não é feita de imediato, a infecção pode levar a uma rápida e irreversível destruição da Cartilagem Articular.

Sepse
Embora incomum, as bactérias podem sair do joelho para a corrente sanguínea, espalhando-se para o restante do corpo.
A sepse é uma condição grave na qual a infecção acomete múltiplos órgãos simultaneamente, o que envolve inclusive risco à vida.
Ela é mais comum em pacientes que apresentam alguma forma de imunodeficiência.

Diagnóstico

O diagnóstico da Artrite Séptica na maior parte das vezes pode ser considerada apenas com base na avaliação clínica, sem a necessidade de qualquer teste adicional.

Na dúvida diagnóstica, a retirada do líquido articular por meio de uma punção com agulha pode ser considerada. Geralmente, apenas a inspeção visual do líquido aspirado é suficiente para se fechar o diagnóstico. O líquido pode também ser enviado para a identificação das bactérias em laboratório.

Exame de sangue, ultrassom ou mesmo exames de imagem como a Tomografia Computadorizada ou a Ressonância Magnética poderiam em teoria ser usados para a confirmação diagnóstica.

Nenhum destes testes, no entanto, é habitualmente recomendado. Uma vez que a suspeita clínica da Artrite Séptica seja forte por meio do exame clínico, o paciente deve ser recomendado para realizar a limpeza cirúrgica imediata, sem que se perca tempo com exames adicionais.

Tratamento da Artrite Séptica

O tratamento da Artrite Séptica requer cirurgia imediata. Isso porque o atraso no procedimento pode levar a uma destruição irreversível da cartilagem articular.

Após o procedimento, o paciente deve ser mantido internado em uso de antibiótico na veia. Ao mesmo tempo, deve-se manter uma observação atenta quanto aos sinais clínicos da Artrite Séptica, uma vez que novas limpezas podem se fazer necessárias.

Junto com a limpeza cirúrgica, uma amostra da secreção articular é colhida e enviada para a análise em laboratório. O objetivo é identificar qual a bactéria causadora da infecção.

No início, é usado uma combinação de antibióticos de largo espectro. O objetivo é oferecer cobertura para a maior parte das bactérias que podem eventualmente estar causando a infecção.

Uma vez que o resultado da cultura tenha identificado a bactéria causadora da infecção e o antibiograma tenha identificado para quais antibióticos esta bactéria seja sensível, o antibiótico pode então ser substituído.