medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Albumina (Proteína do Ovo)

O que é a Albumina?

A albumina é uma proteína de alta qualidade produzida pelo fígado, correspondendo a praticamente 50% das proteínas totais do corpo humano.

Ela exerce diversas funções no organismo, incluindo:

  • Transporte de nutrientes pelo sangue;
  • Combate aos radicais livres;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Mantém o equilíbrio entre a quantidade de líquidos dentro e fora dos vasos sanguíneos.

Hipoalbuminemia (Albumina baixa)

A Hipoalbuminemia é um estado em que a concentração de albumina no corpo está baixa.

Ela pode estar associada ao baixo consumo de proteína (desnutrição) ou ao aumento das perdas.

As perdas de albumina pode estar associada a diferentes condições, incluindo:

  • Doenças crônicas, especialmente doenças hepáticas e doenças intestinais;
  • Traumas;
  • Infecções;
  • Irradiação;
  • Queimaduras.

Os sintomas da hipoalbuminemia incluem:

  • Acúmulo de líquidos nas pernas ou face (anasarca);
  • Ganho anormal de peso pelo acúmulo de líquidos;
  • Perda do apetite;
  • Náusea;
  • Diarreia.

Principais fontes de albumina

A albumina está presente em diferentes alimentos de origem animal.

No leite, ela é chamada de lactoalbumina. No ovo, é chamada de ovoalbumina.

A principal fonte alimentar da albumina é o ovo, de forma que ela é muitas vezes referida como sendo a “proteína do ovo”.

Suplementos alimentares a base de albumina são produzidos a partir da clara do ovo. Neste caso, a albumina é digerida e quebrada em seus diferentes aminoácidos.

A seguir, os aminoácidos são absorvidos e usados pelo corpo para formar novamente as proteínas.

Os suplementos de albumina devem ser diferenciados da Albumina Humana, que pode ser retirada do nosso sangue e preparada para usar em situações de emergência médica, como queimaduras e hemorragias de difícil controle. Nesses casos ela é aplicada por via intravenosa em hospitais e não serve como suplemento muscular.

Quais as características da proteína do ovo?

A proteína da clara do ovo é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas incluem o ovo em suas dietas.

As proteínas encontradas na clara do ovo incluem a ovalbumina, ovotransferrina, ovomucóide, ovomucina e lisozima, entre outras. Entretanto, a ovoalbumina corresponde a 54% do total destas proteínas (1).

O ovo pode conter entre 5 e 8 gramas de proteína, sendo que o ovo médio contém cerca de 6 a 7 gramas. Aproximadamente metade da proteína do ovo está na gema e metade está na clara.

A proteína é o principal conteúdo da clara, enquanto a gema contém diversos outros nutrientes, incluindo a gordura, vitaminas e minerais.

A proteína do ovo tem alta qualidade, sendo formada por todos os nove aminoácidos considerados essenciais, que são aqueles que não são produzidos pelo corpo.

No entanto, a quantidade dessa proteína que o corpo pode realmente usar depende de como eles são preparados. Quando o ovo é consumido crú (como em algumas sobremesas, por exemplo) apenas 50% é de fato absorvida, enquanto no ovo cozido a absorção é de 90% da proteína (1).

Suplementos de proteína X ovo inteiro

A albumina pode ser consumida tanto como o ovo em sua forma integral como na forma de suplemento alimentar. Entretanto, o consumo do ovo inteiro tem uma série de vantagens do ponto de vista nutricional.

Apesar de ter relativamente poucas calorias, o ovo é um alimento bastante rico nutricionalmente, sendo uma fonte balanceada de diversos nutrientes para o corpo:

Nutriente (01 ovo) quantidade % valor diário (VD)
Calorias 65 3,2%
Carboidrato 0,7g 0,2%
Proteína 5,8g 7,8%
Gordura Total 4,0g 7,3%
Gordura Saturada 1,2g 5,3%
Fibra Alimentar 0g 0%
Sódio 75,6g 3,2%
Fósforo 86 mg 9%
Selênio 15,4 mcg 22%
Ferro 6%
Vit A 6%
Vit B2 (Riboflavina) 15%
Vit B12 (Cobalamina) 9%
Vit B5 (ácido pantoteico) 7%
Vitamina D  15%

Benefícios da albumina

A albumina é uma proteína completa de alta qualidade, altamente digerível. Enquanto o Whey Protein é amplamente considerado o melhor suplemento proteico para a construção muscular, a albumina é igualmente rica em aminoácidos de cadeia ramificada, que são os aminoácidos mais utilizados para fazer e reparar as fibras musculares.

Por outro lado, a albumina tem a vantagem de não conter lactose, sendo uma boa alternativa para pessoas com intolerância à Lactose.

Ela também não contém fibras, de forma que é melhor tolerada pelas pessoas que apresentam sintomas digestivos com suplementos de proteína de origem vegetal.

Ao contrário das proteínas da soja e da ervilha, os suplementos de Albumina não contêm fitato e não interferem na absorção de minerais.

Por outro lado, algumas pessoas são alérgicas ao ovo. Os sintomas da alergia ao ovo variam de distúrbios digestivos ou uma leve erupção cutânea até uma constrição das vias respiratórias com risco de vida. Pessoas com alergia a ovo não devem consumir os suplementos de Albumina.

Qual a influência da Albumina no controle de peso?

A albumina, seja ela consumida na forma de clara do ovo ou em suplementos alimentares, é uma importante aliada para aqueles que buscam uma dieta para perder peso.

Isso acontece porque ela promove saciedade, o que desestimula as pessoas a voltarem a se alimentar precocemente, especialmente quando consumida no café da manhã. Foi demonstrado em um estudo que comer ovos no café da manhã faz com que as pessoas comam significativamente menos nas próximas 24 horas (1).