Pesquisar

abdominoplastia

O que é a abdominoplastia?

A abdominoplastia é um tipo de cirurgia plástica que busca remover o excesso de flacidez da região abdominal e corrigir a separação dos músculos, conhecido como diástase.

Ela não tem como objetivo principal a retirada de gordura. No entanto, alguma gordura adjacente à pele removida pode também acabar sendo removida.

Quando a abdominoplastia é indicada?

A abdominoplastia é indicada na presença de flacidez da pele abdominal e/ou na presença de músculos abdominais separados (diástase abdominal).

Quando por algum motivo uma pessoa ganha peso, a pele vai gradativamente se expandindo. No entanto, ao perder peso, a capacidade de encolhimento da pele é muito mais limitada, dando origem à flacidez abdominal.

Assim, as principais razões para a flacidez abdominal e para a indicação da abdominoplastia incluem:

  • Grande perda de peso, especialmente no caso de uma cirurgia bariátrica;
  • Pós gestação
  • Envelhecimento da pele
  • Características hereditárias

A abdominoplastia ajuda a emagrecer?

A abdominoplastia não tem o emagrecimento como propósito, ainda que alguma gordura seja removida junto com a pele.

A cirurgia inclusive deve idealmente ser realizada em pessoas que já passaram pelo processo de emagrecimento e que estejam dentro ou próximo de seu peso ideal.

Por outro lado, ela pode proporcionar uma perda bastante significativa de medidas e do tamanho da circunferência abdominal.

Ainda que o peso não sofra uma redução tão significativa, esta perda de medidas dá uma aparência clara de emagrecimento.

Quais são os tipos de abdominoplastia?

Existtem diferentes formas de se realizar a abdominoplastia, sendo que cada uma delas é indicada em condições específicas.

Abdominoplastia Clássica
A incisão fica localizada na horizontal, próxima aos pelos pubianos. Ela deixa uma cicatriz baixa, que pode facilmente ser escondida embaixo das roupas íntimas ou biquínis e calções de banho.

Abdominoplastia em ncora
Esta técnica segue os mesmos princípios da cirurgia clássica.
No entanto, a incisão tem um formato maior, permitindo uma retirada ainda maior de pele excedente. Assim, ela geralmente é indicada para pessoas que tiveram uma perda muito significativa de peso, geralmente após uma cirurgia bariátrica.

Mini Abdominoplastia
A cicatriz da miniabdominoplastia é menor, permitindo a retirada de uma quantidade igualmente mais limitada de pele excedente.
Assim, ela é indicada para quem tem uma quantidade menor de pele flácida.
A cicatriz é muito parecida com a de uma cesariana.

Abdominoplastia reversa
A localização da cicatriz da técnica reversa fica logo abaixo dos seios, sendo ideal para flacidez na parte superior.
Esta é uma condição muito menos comum do que a flacidez da parte baixa do abdome, de forma que a abdominoplastia reversa é um procedimento muito menos realizado.

Abdominoplastia Circunferencial
A abdominoplastia circunferencial é uma cirurgia que permite a remoção de quantidade ainda maior de pele, sendo indicada em casos de flacidez extrema.
Coo o próprio nome diz, a incisão é circunferencial, tendo inicio próximo da região pubiana e contornando todo o quadril, passando pelas costas.

Como é feita a cirurgia de abdominoplastia?

Na maior parte das vezes, a abdominoplastia é feita com o uso de uma anestesia peridural ou raquianestesia com sedação.
A anestesia geral geralmente não é necessária, mas pode ser indicada em alguns pacientes.
Após a anestesia, é feita a incisão de pele, conforme a técnica escolhida (descrevemos as diferentes técnicas de abdominoplastia acima).
A pele e a gordura são então separas dos músculos. Quando necessário, é feita a correão da diástase abdominal.
A pele é então esticada e o umbigo recolocado no lugar. Por fim, o excesso de pele é removido e a ferida fechada.
Em alguns casos, um dreno pode ser deixado no local da cirurgia para remover o sangue e os líquidos acumulados no período pós-operatório inicial.

Cuidados pós-operatórios

O pós-operatório da abdominoplastia requer muito repouso durante as duas primeiras semanas. No entanto, a recuperação completa leva aproximadamente dois meses.
Alguns dos cuidados necessários após a cirurgia incluem:

  • Fazer o uso adequado de uma cinta modeladora por 30 a 60 dias após a cirurgia, para minimizar o inchaço e o acúmulo de líquidos subcutâneos.
  • Manter-se em uma posição curvada, evitando-se uma posição completamente ereta. Isso ajuda a aliviar a tensão sobre a ferida
  • operatória e a evitar que os pontos estourem. A necessidade de permanecer nesta posição curvada vai diminuindo gradativamente ao longo das duas primeiras semanas.
  • Dormir de barriga para cima, com as pernas dobradas sobre um travesseiro.

A drenagem linfática pode ser é indicada após aproximadamente quatro a cinco dias da cirurgia. Ela ajuda a ativar a circulação local e ajuda a minimizar o acúmulo de líquido no local.

Abdominoplastia e mastopexia combinadas

Tanto a abdominoplastia como a mastopexia são procedimentos comumente indicadas para o tratamento da flacidez resultante de uma perda significativa de peso.
Enquanto a mastopexia busca corrigir a flacidez e a queda da mama, a abdominoplastia faz isso no abdome.
Uma vez que a causa do problema é o mesmo, é comum que o mesmo paciente compartilhe da indicação para ambos os procedimentos.
Quando este for o caso, ambas as cirurgias podem eventualmente ser combinadas em um procedimento único.