medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Varizes

O que são varizes?

As varizes são veias dilatadas e torcidas. Elas se formam mais comumente nas pernas, embora possam estar presentes em qualquer parte do corpo.

Para a maior parte das pessoas, o problema das varizes é puramente estético. Eventualmente, elas podem causar dor ou desconforto e, menos frequentemente, pode levar a complicações mais sérias, como úlceras ou trombose.

Qual a causa das varizes?

As varizes se formam pelo aumento da pressão sanguínea nas veias. As varizes acontecem nas veias próximas à superfície da pele (superficial). Normalmente, o sangue se move pelas veias em sentido único, em direção ao coração. Válvulas unidirecionais impedem que o sangue reflua em sentido oposto.

Entretanto, quando as válvulas ficam enfraquecidas ou danificadas, o sangue pode se acumular nas veias, fazendo com que elas fiquem dilatadas.

Ficar sentado ou em pé por longos períodos pode facilitar com que o sangue se acumule nas veias das pernas, aumentando a pressão dentro das veias.

Fatores de risco

Diferentes condições aumentam o risco de uma pessoa desenvolver varizes, incluindo:

  • Sobrepeso ou obesidade;
  • Idade avançada;
  • Mulheres;
  • Sedentarismo;
  • Gestação;
  • Tabagismo;
  • Uso de Pílulas Anticoncepcionais orais ou Reposição Hormonal.

Sinais e sintomas das varizes

Na maior parte das vezes, as varizes estão associadas a queixas exclusivamente estéticas.

A coloração da pele ao redor das veias fica mais escura e as veias se tornam torcidas e salientes, aparecendo como cordas ao redor da pele.

Quando presentes, os principais sintomas incluem:

  • Sensação de dor ou peso nas pernas;
  • Inchaço, ardência, queimação, coceira, latejamento ou cãibras na parte inferior das pernas.

Os sintomas tendem a piorar depois de ficar sentado ou em pé por período prolongado sem se movimentar.

Diagnóstico

O diagnóstico das varizes é feito por meio do Ultrassom duplex. Este é um tipo de ultrassom vascular feito para verificar o fluxo sanguíneo e a estrutura das veias.

Tratamento

A maior parte das varizes requer apenas algumas medidas comportamentais para um melhor controle dos sintomas e para evitar a evolução do problema.

É preciso evitar longos períodos de imobilismo, já que o próprio movimento e a contração da musculatura ajuda o sangue a fluir pelas veias.

Pacientes que trabalham sentados devem procurar movimentar as pernas de tempos em tempos, mesmo que isso seja feito na própria cadeira.

Elevar os pés acima do nível do coração algumas vezes ao dia pode ajudar a reduzir o inchaço das pernas e a aliviar os sintomas.

Meias elásticas compressivas comprimem as veias da perna e evitam que o sangue se acumule. Elas costumam ser mais eficazes quando usadas diariamente.

No médio prazo, a perda de peso e a prática regular de atividade física são as medidas mais importantes no controle das varizes.

Escleroterapia

A escleroterapia é o tratamento médico mais comum para varizes.

Neste procedimento, uma solução salina ou química é injetado nas veias varicosas. Estas veias se fecham e deixam de transportar o sangue.

A escleroterapia pode ser feita com finalidade estética, mas também quando as varizes representam risco para a pessoa.

Após o tratamento com escleroterapia, a veia tratada tende a desaparecer ao longo de algumas semanas. Pode ser preciso até um mês para que o paciente observe o resultado final.

Em alguns casos, mais de uma sessão de escleroterapia pode ser necessária.

Ablação térmica

A escleroterapia é o tratamento mais indicado para varizes maiores. Uma pequena fibra é inserida na veia varicosa através de um cateter. A seguir, a energia do laser ou radiofrequência é usada para destruir a parede da veia.

Laser

O Laser utiliza é um tratamento que envolve a aplicação de uma luz muito específica e intensa. O calor produzido por este feixe de luz promove a contração e destruição da veia varicosa.

O laser transdérmico é um procedimento menos invasivo que os demais tratamentos para varizes. Ele permite uma recuperação é mais rápida, sendo que no mesmo dia o paciente já está liberado para suas atividades cotidianas.

O laser não é indicado como procedimento isolado para varizes de maior calibre.

É preciso também um cuidado especial ao ser usado em peles mais escuras, ainda que isso não inviabilize o seu uso.

Flebectomia

Pequenas incisões são feitas sobre as veias varicosas, seguida pela ligadura e a retirada da veia. O sangue passa a fluir através das veias mais profundas da perna.

Complicações

A maior parte das varizes apresentam bom prognóstico e baixo risco de complicações. Entretanto, o risco aumenta no caso de quadros mais graves e sintomáticos.

As principais complicaçõs incluem:

Trombose venosa Profunda

As varizes acometem especialmente as veis superficiais da perna, enquanto a trombose geralmente acontece nas veias profundas. Assim, o risco de trombose é geralmente baixo.

O risco aumenta em casos de tromboses mais graves, que podem comprometer o funcionamento da circulação venosa profunda.

A trombose deixa a perna dolorosa, brilhante e dura, às vezes descrita como “uma pedra”. Quando isso acontece, o paciente necessita de atenção médica imediata.

Úlcera

Varizes graves podem levar a um comprometimento da circulação sanguínea local, podendo levar à formação de uma úlcera.

Hematomas

Eventualmente, a veia varicosa pode se romper e provocar sangramento, levando ã formação de um hematoma.