Varicocele
O que é a Varicocele?
A varicocele ocorre quando as veias aumentam de tamanho dentro do escroto (a bolsa de pele que contém os testículos), da mesma forma como ocorre com as varizes na perna. É uma condição que afeta entre 10 a 15% dos homens.
As veias nestes pacientes se tornam torcidas e inchadas.
Na maioria das vezes, as varicoceles não causam problemas e são inofensivas. Com menos frequência, elas podem causar dor, infertilidade ou atrofia testicular.
Quais as consequências da varicocele?
Para manter o seu fincionamento adequado, os testículos precisam ficar em uma temperatura aproximadamente 1,5ºC abaixo da temperatura corporal.
Para isso, as veias do plexo pampiniforme (veias do testículo) precisam atuam como um trocador de calor em contracorrente, resfriando o sangue na artéria testicular antes de ele entrar nos testículos.
No entanto, quando essas veias ficam dilatadas, como na varicocele, o superaquecimento dos testículos pode diminuir a produção e a função do esperma, o que pode comprometer a fertilidade.
A varicocele é responsável por aproximadamente 40% dos casos de infertilidade masculina, no caso de homens que desejam ter seu primeiro filho. Além disso, ela é responsável por cerca de 80% dos casos de infertilidade masculina e, homens que já tiveram um filho anteriormente.
Vale considerar, no entanto, que embora a varicocele seja uma das principais causas de infertilidade masculina, 80% dos homens com varicocele não possuem problemas de fertilidade.
Quais os sintomas da varicocele?
A maioria dos homens com varicocele não apresenta queixa de dor ou qualquer outro sintomas. Muitos homens descobrem o problema durante a investigação da infertilidade masculina.
As varicoceles podem ser encontradas através do autoexame do escroto ou durante um exame médico de rotina. Eles foram descritos como um “saco de minhocas” por causa de sua aparência e sensação.
Diagnóstico
Os urologistas geralmente verificam se há varicoceles com o paciente em pé. Você pode ser solicitado a respirar fundo, segurar e pressionar enquanto seu urologista sente o escroto acima do testículo.
A maior pressão abdominal tende a acentuar a aparência dilatada e tortuosa das veias com varicocele. Essa técnica é conhecida como “manobra de Valsalva”.
A confirmação pode ser feita por meio de um ultrassom escrotal. Sinais de varicocele no ultrassom são veias maiores que 3 milímetros com sangue fluindo na direção errada durante a manobra de Valsalva.
O ultrassom também pode mostrar o tamanho dos testículos. Isso é útil para decidir como tratar os adolescentes. No entanto, o ultrassom não é necessário se não houver problemas detectados durante o exame físico.
Tratamento da varicocele
Na maior parte das vezes, a varicocele não exige qualquer tratamento específico.
No entanto, o tratamento pode ser considerado nas seguintes condições:
- Infertilidade masculina
- Dor
- Testículo esquerdo crescendo mais lentamente do que o direito
- Análise de sêmen anormal
Quando necessário, a cirurgia é a principal forma de tratamento. A embolização (bloqueio breve das veias) é uma opção de tratamento não cirúrgico.
A cirurgia é feita por meio da ligadura das veias tortuosas, um procedimento denominado de Varicocelectomia. Ela pode ser feita tanto por via aberta como por laparoscopia (minimamente invasiva)
Na maioria das vezes, os pacientes retornam às atividades normais após uma semana com pouca dor.