medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Uso da Toxina Botulínica (Botox®) em Dermatologia

O que é a Toxina Botulínica (botox®)?

Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Comercialmente, a marca mais conhecida é o Botox®. No entanto, outras marcas também estão disponíveis no mercado brasileiro, incluindo o Dysport®, Xeomin®, e o Botulift®.

Quando administrado oralmente em grandes quantidades, a toxina botulínica bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia generalizada. Esta condição é denominada de botulismo.

Quando usada por meio de injeção em pequenas quantidades e em uma musculatura específica, ela também causa paralisia da musculatura, mas apenas da musculatura onde ela foi injetada.

Esta paralisia muscular pontual vem sendo usada com sucesso no tratamento de diferentes condições e em diferentes especialidades médicas, incluindo a neurologia, ortopedia, cirurgia plástica e a dermatologia.

Uso da Toxina Botulínica em dermatologia

Médicos dermatologistas fazem uso da toxina botulínica para induzir a paralisia de músculos faciais específicos, com o objetivo de eliminar linhas de expressão ou rugas dinâmicas.

Um exemplo de rugas dinâmicas é aquelas que se formam na testa, quando levantamos a sobrancelha.

Os feitos iniciais tornam-se visíveis a partir de aproximadamente 72 horas, atingindo o efeito máximo em aproximadamente duas semanas

A seguir, a paralisia perdura por cerca de três a seis meses até que desaparece gradativamente, enquanto a ação muscular retorna.

Quando a aplicação ocorre em intervalos regulares, no entanto, o desuso faz com que estes músculos se tornem gradativamente mais fracos. Com isso, o efeito das aplicações passa a durar mais tempo.

Quais os efeitos colaterais do botox®?

Alguns efeitos colaterais podem permanecer por cerca de três a sete dias após o procedimento.

Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local, podendo persistir por três a sete dias após a aplicação.

Dor ou edema podem surgir em torno do local da injeção.

Maquiagem pode ser usada após o tratamento, mas é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas do procedimento.

Em casos raros, os pacientes podem desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos, ou dor de cabeça ou uma queda da sobrancelha e/ou pálpebra, mas estes efeitos também são temporários.

Indicações

A toxina botulínica é usada na dermatologia para amenizar linhas de expressão da face e as rugas profundas.
Isso pode incluir:

  • linhas verticais entre as sobrancelhas;
  • linhas horizontais na testa;
  • procedimento para reposicionamento das sobrancelhas.

Vele considerar que também que alguns músculos não podem ser tratados, por realizarem importantes funções na expressão natural de uma pessoa.

Este é o caso do músculo que levanta as sobrancelhas e dos músculos da linha do sorriso, uma vez que eles são necessários para as expressões dessa região ou mesmo para a alimentação.

Além do uso estético, o botox® também pode ser usado no tratamento da hiperidrose, uma condição caracterizada pela sudorese excessiva, especialmente nas axilas, palmas das mãos e plantas dos pés. Neste caso, ela bloqueia as glândulas sudoríparas responsáveis pela transpiração excessiva.

Quais os locais mais comuns de aplicação do botox®?

Os locais mais comuns de aplicação do botox® incluem:

  • Fronte (testa);
  • Glabela (entre as sobrancelhas);
  • Região periobitária (pés-de-galinha);
  • Sorriso gengival (correção do sorriso muito aberto que mostra a gengiva);
  • Contorno facial inferior (pontos na região do pescoço);
  • Pescoço;
  • Axilas, mãos e pés (para tratamento da hiperhidrose).

Botox® X Preenchimento facial

A aplicação do botox® é muitas vezes confundido com o preenchimento facial com ácido hialurônico.

O ácido hialurônico é uma substância que faz parte das nossas células e tecidos. Mas, com o envelhecimento, sua quantidade diminui, causando perda do volume de várias áreas do rosto. É esta perda natural que acontece com o avanço da idade que o preenchimento facial busca corrigir, melhorando com isso o contorno do rosto.

Ele é indicado para a correção de rugas finas, olheiras, sulcos (bigode chinês), lábios e depressões do rosto.