Pesquisar

Sucos

Aspectos gerais

O suco é uma bebida muito popular em nossa alimentação e muitas pessoas consomem, inclusive, todos os dias.

Os sucos podem ser bebidas muito nutritivas. Mas, por remover parte das fibras da fruta, o açúcar da fibra é rapidamente absorvido.

Além disso, grande parte dos sucos são muito calóricos, o que pode ser um problema para quem quer perder peso.

Benefícios dos sucos

Os sucos podem ser preparações muito benéficas, se feitas da maneira correta.
Os principais benefícios são:

1. São bebidas nutritivas
Quando são feitos de ingredientes naturais, os sucos podem oferecer vários nutrientes, como vitaminas, minerais e carboidratos, além de fibras e substâncias antioxidantes.

2. Exercem ação antioxidante
Os sucos naturais contêm substâncias antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres, compostos que causam danos ao organismo e o deixam mais propenso ao aparecimento de várias doenças, como câncer, doenças cardiovasculares e várias outras, além do envelhecimento precoce.

3. Ajudam no funcionamento intestinal
Quando feitos com ingredientes naturais e consumidos de forma integral, ou seja, sem coar, os sucos são ótimas fontes de fibras que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e o seu funcionamento, contribuindo, assim, para a prevenção e o combate da obstipação.

4. Hidratam o corpo
Por conterem grande quantidade de água, os sucos são preparações que hidratam bastante o corpo, especialmente em dias quentes em que o corpo necessita mais de água.
Porém, nenhum suco ou outra bebida substitui a quantidade diária de água que nosso corpo precisa. Por isso, é importante manter uma boa ingestão de água todos os dias.

5. São diuréticos
Os sucos são diuréticos porque contêm bastante quantidade de água, fazendo com que diminua a retenção de líquidos corporais, diminuindo, assim, o inchaço corporal.

6. Ajudam a limpar o organismo
Os sucos são fontes de nutrientes e substâncias que ajudam a retirar do organismo as substâncias impuras que prejudicam o seu funcionamento.
Sucos ricos nestas substâncias são muitas vezes vendidos com a denominação “detox”.

Tipos de sucos

Os sucos podem ser separados em sucos verdadeiros, que são os mais naturais, e sucos industrializados.

1. Sucos verdadeiros

Suco natural
É o suco feito na hora, utilizando frutas e/ou verduras ou polpa e água.
É o mais saudável de todos os tipos de sucos, quando não se utiliza açúcar, e por aproveitar os nutrientes que as frutas e verduras oferecem, além de não conter componentes industrializados e artificiais.
O certo é não adoçar e nem coar os sucos, como já falamos. Quando são coados, perdem o seu teor de fibras, mas quando são feitos da polpa, o teor de fibras é baixo, já que a polpa é pobre em fibras. Por isso, a polpa deve ficar sempre em segundo plano.
Mesmo sendo saudáveis, os sucos podem se tornar um pouco mais calóricos do que apenas uma fruta, porque, para o preparo de sucos, precisa-se de mais frutas do que se comer apenas a fruta.
Por exemplo, quem come uma laranja, geralmente come apenas uma laranja. Mas, para o preparo do suco de laranja, são necessárias pelo menos 4 laranjas. Por isso, o suco não se torna uma boa opção para quem quer emagrecer. Nesse caso, o interessante seria consumir a fruta.
Além disso, os sucos naturais devem ser tomados assim que forem preparados ou em poucas horas, pois, com o passar do tempo, perdem suas propriedades nutricionais, como a vitamina C, que oxida, deixando o suco até com um sabor diferente.
O suco natural pode ter a versão orgânica também.

Suco integral
É o suco industrializado pronto para o consumo e contém 100% da fruta. Não pode conter água, açúcar ou outros aditivos.
É uma opção menos prejudicial para momentos em que não há tempo para se preparar o suco natural, porém, o suco integral é pobre em fibras e pode ser bem calórico. Por isso, não é muito indicado para quem tem problemas de prisão de ventre e para quem deseja emagrecer.
É encontrado em embalagens de caixa, vidro e garrafa pet asséptica. O suco integral mais conhecido e vendido é o de uva, mas existem outros, como de laranja ou maçã.

Suco orgânico
É o suco preparado com ingredientes de cultivo orgânico. A principal característica é que esses ingredientes não contêm agrotóxicos, substâncias presentes no cultivo tradicional de frutas e verduras.
Com isso, o suco orgânico se torna mais saudável, neste caso, o caseiro. Quando é industrializado, pode ou não conter açúcar, e quando não contém açúcar, tem durabilidade menor.

Polpa de fruta
A polpa de fruta não é um suco em si, mas é semelhante, pois é o produto obtido da fruta polposa e, em alguns casos, com adição de água. É como se fosse um suco concentrado comercializado de forma congelada que precisa ser diluído após descongelado.
Como a sua forma de conservação é sob congelamento, a polpa de fruta perde um pouco do valor nutricional original da fruta.
Há polpas industrializadas que têm açúcar na composição. Por isso, é sempre importante verificar o rótulo para saber a composição da polpa e comprar a mais natural possível.
A polpa é utilizada não apenas para a preparação de sucos, mas também para outras receitas, como vitaminas, shakes, sobremesas diversas, entre outras.
Também há a polpa na versão orgânica.

Sucos industrializados

Néctar
O néctar é uma bebida que contém até 50% do suco original da fruta. Contém água e algum adoçante, como o açúcar, assim como conservantes, aromatizantes, corantes ou outro aditivo.
Já vem pronto para o consumo e é encontrado em caixinhas ou latinhas.

Suco concentrado
É o suco que contém de 2% a 10% da polpa da fruta e contém aditivos artificiais, como conservantes, corantes e aromatizantes.
É encontrado em garrafas e, para o preparo, necessita ser diluído em água. O suco concentrado mais conhecido é o de caju.

Pó para refresco
É o famoso suco em pó comercializado em pacotinhos que precisa ser diluído em água para ser consumido. Contém apenas 1% da polpa da fruta, mas não é obrigatório conter fruta in natura.
É a pior opção, pois é o que contém menor quantidade de polpa da fruta e maior quantidade de açúcar, sódio e aditivos químicos. É o mais artificial de todos.
Um refresco pode ser artificial, mas, nesse caso, tem que ser descrito no rótulo se é artificial. Quando é, aparece as expressões “sabor de…” ou “aromatizado artificialmente”.

Suco laxante
O suco laxante tem a função de ajudar no funcionamento do intestino para contribuir no processo de evacuação. Ele é indicado, principalmente, para pessoas que têm problemas de prisão de ventre.
Alguns alimentos recomendados para esse tipo de suco são as frutas, como ameixa, mamão, laranja com bagaço, entre outras. Além disso, as verduras, como as folhosas, também são recomendadas, pois são ricas em fibras que ajudam a regular o funcionamento intestinal.

Suco detox
É o suco elaborado com a finalidade de ajudar a limpar o organismo, retirando impurezas que prejudicam o seu funcionamento.
Podem ser utilizadas frutas e hortaliças, de preferência orgânicas, pois são livres de agrotóxicos que também podem prejudicar o funcionamento do organismo.

Suco calmante
Como o próprio nome diz, é um suco que contém propriedades calmantes. É recomendado, inclusive, para quem tem problemas com insônia.
O suco calmante mais comum é o de maracujá.

Suco antioxidante
É o suco que exerce ação antioxidante, ou seja, ajuda a combater a ação dos radicais livres, que são substâncias originadas de diversas fontes que danificam as células saudáveis do corpo e causam sérias consequências, como vários tipos de doenças e o envelhecimento precoce.
Alguns exemplos de alimentos ricos em substâncias antioxidantes são as frutas de cor amarelo-alaranjado, verdes, vermelhas e arroxeadas.

Suco termogênico
É o suco que tem propriedades termogênicas. Isso significa que contribui para a queima calórica, pois ajuda a acelerar o trabalho do metabolismo e favorece a perda de peso.
Por isso, alimentos de ação termogênica devem ter prioridade, como gengibre, canela, chá verde, guaraná natural (pó ou fruta), entre outros.

Qual é o tipo de suco mais recomendado?

Como vimos, o suco natural é o mais saudável, mas quando é feito da fruta e/ou verdura e não da polpa, e sem coar e adoçar.
Vale considerar, no entanto, que o consumo de suco não substitui o consumo da fruta in natura, que é a melhor opção. Além disso, o suco é uma bebida muito calórica. Mesmo sendo um açúcar natural, ele tem grande potencial para levar ao ganho de peso.

Como preparar sucos naturais?

O suco natural pode ser feito apenas com um ingrediente ou com vários, inclusive misturando frutas e verduras em um mesmo suco.
Alguns exemplos muito conhecidos de sucos com fruta e verdura é o suco de abacaxi com hortelã e de laranja com cenoura.
O ideal é que os sucos não sejam coados e nem adoçados, nem mesmo com
adoçante.
Quando o suco não é coado, aproveita-se mais dos nutrientes dos alimentos utilizados, principalmente as fibras.
Além disso, todas as partes dos alimentos, sejam das frutas ou outros vegetais, geralmente podem ser utilizados na preparação de sucos, como bagaço, talos, folhas, cascas e até sementes.
Essas partes geralmente são descartadas, mas são ricas em nutrientes, principalmente as fibras, e deixam o suco muito mais nutritivo, sem falar que aproveitar de forma integral os alimentos é uma forma de economizar no bolso.
E não é recomendado adoçar o suco porque aumenta o teor calórico, além de tornar essa bebida não saudável, pois o açúcar é um produto prejudicial para a saúde, principalmente quando consumido em excesso, e o suco já tem o açúcar natural da fruta. Um copo de suco adoçado oferece uma carga muito alta de açúcar para o corpo.
Uma dica para quem tem dificuldade de tomar suco sem adoçar é utilizar frutas bem doces ou água de coco com uma parte de água normal. Isso não é indicado para diabéticos.

Qual suco é mais rico em vitamina C?

Várias frutas e verduras são muito ricas em vitamina C, mas a que mais se destaca e é de mais fácil acesso é a acerola.
Muitas pessoas pensam que a laranja é a principal ou a melhor fonte de vitamina C, mas a acerola tem 17 vezes mais vitamina C que a laranja com maior quantidade dessa vitamina, que é a laranja baía.
Em 100 g de acerola, há 941,4 mg de vitamina C, enquanto que em 100 g da laranja baía há 56,4 g de vitamina C.
Outras frutas também são fontes de vitamina C, até mais que a laranja, e são ótimas para fazer sucos, como morango, kiwi, manga, mamão, caju, tangerina e goiaba vermelha.
Algumas verduras também são boas opções para fazer sucos ricos em vitamina C, e as principais são as folhosas, como salsa, agrião, folha de mostarda, couve manteiga, entre outras.

Suco X Vitamina

Suco não é a mesma coisa de vitamina, mas muitas pessoas confundem isso. O suco, da forma popular como é conhecido, é um preparado de água com uma fruta e/ou uma verdura.
Já a vitamina tem o acréscimo de um lácteo, principalmente o leite, seja em pó ou líquido.

Qualquer pessoa pode tomar suco?

Infelizmente não. Há um grupo que não pode tomar alguns tipos de sucos (quase todos, praticamente) de jeito nenhum, que são os diabéticos, ainda mais suco que contém açúcar adicionado. Quem é pré-diabético e quem tem resistência à insulina também entram no mesmo grupo das pessoas que não podem tomar suco.
O suco é uma bebida que, mesmo que não tenha açúcar adicionado, aumenta a glicose rapidamente no sangue por causa do açúcar natural da fruta, a frutose. E isso é um perigo para os diabéticos, já que eles não têm a insulina para estabilizar a glicose sanguínea.
E sabemos que praticamente todas as pessoas que fazem sucos de forma caseira os adoçam, tornando essas bebidas totalmente descartadas para os diabéticos.
Alguns sucos ainda são liberados, como o de limão, por exemplo, mas sem adoçar ou, no máximo, com um adoçante liberado (como a estévia), mas não é o ideal. O ideal, inclusive para todas as pessoas, é tomar o suco sem qualquer tipo de adoçante.