Pesquisar

Sinovite Transitória

O que é Sinovite Transitória?

Sinovite transitória é uma inflamação temporária da membrana sinovial — o tecido que reveste as articulações – que acontece de forma reativa dias após uma infecção viral recente, como gripe ou resfriado. Ela causa dor súbita e limitação de movimento, mas sem infecção local.

A sinovite transitória é a causa mais comum de dor no quadril em crianças, podendo também acometer outras articulações, especialmente o joelho.

Trata-se de uma condição benigna e autolimitada, ou seja, que melhora sozinha com o tempo.

A Sinovite Transitória acomete principalmente crianças entre 3 e 8 anos, com pico aos 6 anos. Ela é duas vezes mais comum em meninos do que em meninas

Qual a causa da Sinovite Transitória?

A causa exata ainda não é totalmente compreendida. No entanto, ela é precedida por uma infecção viral nas vias respiratórias superiores.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas da Sinovite Transitória são:

  • Dor no quadril, virilha ou joelho
  • Dificuldade para apoiar o peso na perna afetada
  • Ausência de sinais sistêmicos (como mal-estar importante, dor no corpo ou febre)

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, baseado nos sintomas e exame físico. No entanto, é importante diferenciar a Sinovite Transitória de um quadro inicial de Artrite Séptica. A Artrite Séptica é uma condição muito mais grave e que está relacionada à infecção da articulação.

Além da história clínica e do exame físico, exames de sangue e ultrassonografia podem ser solicitados para ajudar nessa diferenciação. Mostramos as diferenças entre a Sinovite Transitória e a Artrite Séptica no quadro abaixo:

 

Característica Sinovite Transitória Artrite Séptica
Febre Ausente ou < 38°C Presente (> 38,5°C)
Estado geral Bom Ruim (apatia, prostração)
Dor Leve a moderada Intensa, constante
Movimento articular Limitado, mas tolerado Muito doloroso, quase impossível
Provas inflamatórias (PCR, VHS) Normais ou levemente elevados Elevados
Ultrassonografia Derrame leve Derrame intenso + inflamação

 

A artrite Septica é uma urgência Médica, uma vez que o atraso no diagnóstico e no tratamento podem levar a sequelas irreversíveis. Assim, se houver dúvida ou os exames não estiverem prontamente disponíveis, a criança deve ser tratada como tendo artrite séptica.

Tratamento

A Sinovite Transitória é uma condição autolimitada, que melhora com o tempo independente de qualquer forma de tratamento ou intervenção médica.

Por conta da dor, recomenda-se repouso relativo e eventualmente o uso de  medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios.

A melhora geralmente ocorre em 3 a 10 dias, embora em alguns casos a dor pode persistir por até 2 semanas.