Psicologia do esporte
Psicologia do esporte
A psicologia do esporte é uma área de estudo e intervenção da psicologia que tem como foco as dinâmicas e questões psicológicas relacionadas com o universo do esporte. Ou seja, a psicologia do esporte visa promover mais qualidade de vida e saúde mental para os atletas e toda a sua equipe técnica, por meio de intervenções específicas que são selecionadas de acordo com o perfil de cada indivíduo e do grupo de atletas.
Dessa maneira, esta área tem como objetivo estudar as interações humanas no contexto esportivo; avaliar a competitividade; estudar as questões psicológicas que surgem no ambiente esportivo; auxiliar no preparo emocional dos atletas; e assim por diante.
Neste texto, trouxemos essas e outras informações com mais detalhes para que você possa compreender melhor esse assunto. Continue lendo para entender!
O que é a Psicologia do esporte?
A psicologia do esporte é uma área da psicologia que foca na promoção de saúde mental, prevenção de questões psicológicas e intervenção em casos relacionados ao esporte.
Sendo assim, ela trabalha com três formas de atuação distintas: pesquisa, ensino e intervenção. Ou seja, o profissional atua pesquisando os efeitos psicológicos relacionados ao esporte; transmite esses conhecimentos e intervém no campo esportivo.
Além disso, a psicologia esportiva se envolve com duas vias distintas. São elas:
- Como o esporte e suas nuances impactam no humor e nas emoções do atleta.
- E como as emoções dos atletas impactam o esporte e o desempenho de cada um.
Com base nesses estudos, é possível intervir com foco na redução de estresse e no aumento do autocontrole nesses ambientes esportivos.
Sendo assim, ela atua focada em atletas, das mais diversas práticas esportivas, atentando-se à inteligência emocional e à qualidade de vida de cada um deles.
A psicologia esportiva, nesse contexto, acompanha de perto o dia a dia dos atletas, avaliando as interações, os impactos psicológicos que os resultados apresentam para esses indivíduos, e as questões de saúde mental que podem surgir nesse contexto, como situações de ansiedade e estresse.
Dessa maneira, o psicólogo visa ser um agente de mudanças que intervém para a promoção de mais saúde para os atletas e toda a equipe, focando em estratégias de relaxamento, desenvolvimento da inteligência emocional, autoconhecimento e assim por diante, que possam contribuir para uma maior e melhor relação entre mente e corpo.
Vale ressaltar que o psicólogo do esporte, que atua diretamente nas instituições esportivas, não irá atender os atletas por meio da psicoterapia, durante o dia a dia. Isto é, caso um indivíduo necessite de acompanhamento psicológico, com sessões semanais de terapia, o psicólogo do esporte poderá encaminhá-lo para outro profissional.
Assim sendo, a atuação do psicólogo do esporte visa compreender as relações dos atletas e suas questões psicológicas dentro do espaço profissional, visando intervir no que for necessário para que haja uma construção mais saudável dentro desse ambiente, e não visando promover psicoterapia nesse espaço.
Outro ponto que vale destaque é que a psicologia do esporte não está associada apenas à prática profissional e de alto rendimento, mas, sim, também relaciona-se com o esporte nas escolas, no dia a dia para manutenção da saúde, em casos de esporte com foco em reabilitação, e muitas outras circunstâncias. Ou seja, é uma atuação bastante ampla.
Qual o papel do psicólogo do esporte?
O papel do psicólogo do esporte, nesse contexto, é compreender as questões emocionais com relação ao esporte – como elas impactam a prática esportiva -, e como o esporte impacta emocionalmente os atletas. A partir disso, torna-se possível implementar ações que minimizem possíveis danos psicológicos, bem como impulsionar o desenvolvimento dos atletas de qualquer ramo de atuação.
O psicólogo pode trabalhar ativamente com situações como:
- Concentração.
- Motivação.
- Ansiedade.
- Estresse.
- Resiliência.
- Autocobrança e autoestima.
- Foco nos objetivos.
- Questões emocionais do indivíduo com perdas e fracassos.
- Entre outros contextos.
Assim, o profissional de saúde mental poderá avaliar todos esses cenários, e muitos outros que possam surgir com relação ao dia a dia dos atletas. Dessa maneira, será possível implementar ações que melhorem a aderência do atleta com relação à sua prática esportiva, de modo que se promova saúde mental e reduza-se as chances de desenvolvimento de questões emocionais, como crises de ansiedade no esporte, por exemplo.
O psicólogo, assim sendo, promove um suporte psicológico para os atletas que enfrentam, diariamente, uma série de questões, cobranças e situações que podem colocar à prova a saúde mental de cada um. Com base no acolhimento, na psicoeducação e nas intervenções de acordo com cada situação, é possível criar uma atmosfera mais saudável, dando aos atletas uma ferramenta importantíssima para seguir rumo aos seus objetivos.
Afinal, é evidente que o corpo e a mente são interligados, e não separados. Logo, o que acontece na mente impacta o corpo, e vice-versa, por isso, saber manejar emoções, sentimentos, angústias e outras questões psicológicas é imprescindível para uma prática esportiva saudável e bem-sucedida.
Quais áreas a Psicologia do esporte estuda, avalia e intervém?
A psicologia do esporte, como vimos anteriormente, atua diretamente com os impactos do esporte nas emoções e com o impacto das próprias emoções no esporte.
Dessa maneira, ela pode abordar muitos contextos humanos diferentes no campo esportivo. Abaixo citamos alguns desses contextos para que você possa ter uma compreensão geral das infinitas possibilidades de atuação do psicólogo do esporte. Veja:
1. Conflitos e relacionamentos
Os relacionamentos, dentro do espaço esportivo, costumam ser bastante singulares e únicos. A relação entre treinador e atleta, por exemplo, possui particularidades que, às vezes, podem não ser manejadas da melhor forma, levando a conflitos intensos que atrapalham o desenvolvimento do profissional do esporte.
Nessas situações, a psicologia do esporte pode atuar para minimizar os conflitos com base em resoluções pertinentes para cada caso.
O mesmo vale para problemas de relacionamento no quesito competitividade tóxica, por exemplo.
2. Questões psicológicas relacionadas a lesões
Quando um atleta sofre uma lesão, muitas questões podem vir à tona: sentimentos de frustração, impotência, angústia, revolta, entre outros. Sendo assim, a psicologia do esporte também pode ser um suporte emocional para esses atletas que enfrentam esse tipo de situação.
Visando, assim, o aumento da qualidade de vida e a construção de novas metas e objetivos para o futuro.
Veja também o nosso artigo sobre aspectos psicológicos em caso de lesão no esporte.
3. Técnicas de relaxamento
As técnicas de relaxamento apresentadas pelo profissional de saúde mental também é uma das vertentes de intervenção da psicologia do esporte. Neste caso, o profissional poderá apresentar métodos de respiração diafragmática, relaxamento progressivo, entre outras ações que contribuam para a redução de estresse e ansiedade no dia a dia, por exemplo.
4. Preparo emocional para competições
As competições, muitas vezes, podem ser bastante “assustadoras” para alguns atletas, especialmente para aqueles que têm uma certa inexperiência nesse tipo de situação.
Sendo assim, é papel da psicologia do esporte promover um preparo emocional, visando a inteligência emocional, para enfrentar os desafios dessa nova fase.
O psicólogo poderá intervir propondo técnicas psicológicas para lidar com as emoções que surgem no contexto esportivo, dando ao atleta a oportunidade de aprender mais sobre o que ele mesmo sente. Essa “aprendizagem” é uma peça-chave para o autocontrole emocional, sendo este indispensável na prática esportiva.
5. Trabalhos focados em motivação
A motivação do atleta também está intimamente relacionada com a sua forma de enxergar e viver o esporte. E toda essa singularidade pode ser trabalhada por meio da psicologia do esporte.
O psicólogo poderá auxiliar o atleta na busca de motivação para os momentos mais difíceis e competitivos, focando no crescimento e estabelecendo metas e objetivos que sejam consistentes, plausíveis e saudáveis.
6. Estresse e ansiedade no esporte
O estresse e a ansiedade, muitas vezes, estão presentes com bastante consistência e intensidade no dia a dia dos atletas. Sendo assim, a psicologia do esporte também visa contribuir com métodos e técnicas que reduzam esse tipo de questão, aumentando a qualidade de vida e o bem-estar dos atletas.
7. Fracasso no esporte
O fracasso no esporte, eventualmente, irá acontecer. Nem sempre o atleta irá vencer todas as competições. Por isso, a psicologia do esporte também visa avaliar as questões psicológicas envolvidas com o fracasso no esporte, intervindo de modo que possa reduzir os efeitos nocivos, como a culpa, o sentimento de baixa autoestima, entre outros.
Quando procurar um psicólogo do esporte?
Na realidade, o psicólogo do esporte é um profissional muito importante no contexto esportivo, que deveria estar presente independentemente se há ou não conflitos psicológicos entre os atletas.
Isto é, o ideal seria ter um psicólogo esportivo para acompanhar os atletas de alto rendimento em qualquer circunstância, a fim de que o profissional pudesse agir de forma preventiva, promovendo saúde e bem-estar antes mesmo de um problema surgir.
Porém, sabemos que nem sempre isso é possível. Infelizmente, os investimentos em esportes podem não ser muito fortes em alguns locais no país, o que dificulta a contratação desse profissional importante. Nessas situações, o psicólogo pode ser requisitado em situações como as que citamos logo abaixo.
No entanto, aqui vale um adendo: para além destas questões que citamos, o psicólogo poderá ser requerido em diversas circunstâncias de sofrimento psíquico, problemas de relacionamento e problemas de saúde mental diversos. Inclusive, é possível contratar o profissional para atuar de forma preventiva, por meio de rodas de conversa e intervenções mais pontuais.
Dito isso, veja a breve lista de situações que podem solicitar a presença do profissional psicólogo no campo esportivo:
1. Problemas de relacionamento
Os problemas de relacionamento podem ser um dos motivos pelos quais o psicólogo do esporte pode ser procurado. Quando há conflitos intensos entre os atletas ou mesmo entre um ou mais atletas e a equipe técnica, todo o treinamento e dia a dia dos esportistas podem sofrer impactos.
Por isso, a busca por apoio psicológico para que o relacionamento seja trabalhado mais positivamente é interessante.
2. Questões emocionais
Como a psicologia do esporte atua com foco na interação entre emoção e atividade esportiva, o psicólogo pode ser procurado quando há qualquer tipo de questão emocional no ambiente de trabalho dos atletas. Veja alguns exemplos:
- Falta de motivação.
- Dificuldade para se concentrar.
- Ansiedade e preocupação excessivas.
- Estresse excessivo.
- Sentimentos de tristeza.
- Baixa autoestima.
- Outros conflitos emocionais diversos.
O psicólogo, nesses contextos, avaliará cada caso de forma singular, visando implementar estratégias de saúde emocional que condigam com o que possa estar acontecendo.
3. Implementação de medidas para aumentar a qualidade de vida
O psicólogo do esporte também pode implementar ações e intervir de modo que aumente a qualidade de vida dos atletas de forma geral. É o caso de ensinar técnicas de relaxamento, auxiliar na compreensão dos efeitos emocionais relacionados à prática esportiva, etc.
O suporte psicológico, frente aos desafios vivenciados cotidianamente, também pode aumentar a qualidade de vida dos esportistas.
Benefícios da Psicologia do esporte
A psicologia do esporte é uma área capaz de promover uma série de benefícios para os atletas e toda a equipe técnica. A seguir, listamos alguns desses benefícios que podem ser atingidos quando o trabalho da psicologia é implementado no campo esportivo e levado a sério. Veja:
1. Aumento da qualidade de vida
A qualidade de vida de qualquer ser humano está intimamente relacionada com a sua saúde mental. Quando há questões emocionais mal-resolvidas, assim como quando o estresse e a ansiedade são recorrentes, a qualidade de vida tende a cair.
Por isso, investir na psicologia do esporte é investir em mais bem-estar para os atletas e toda a sua equipe.
2. Promoção de inteligência emocional
A inteligência emocional pode ser desenvolvida por meio da psicologia do esporte. O atleta aprenderá a lidar melhor com os gatilhos emocionais que, costumeiramente, o impactam negativamente, ao mesmo tempo em que aprende a usar as emoções positivas para seguir em frente, rumo aos seus próprios objetivos.
A inteligência emocional também ajuda a lidar com fracassos, limitações e dificuldades enfrentadas cotidianamente.
3. Psicoeducação de métodos de relaxamento e concentração
A psicoeducação consiste na prática de o psicólogo apresentar conhecimentos e informações sobre saúde mental e bem-estar que possam ajudar os atletas a se conhecerem melhor e a lidarem com as adversidades mais positivamente.
Dentre as técnicas de psicoeducação, a psicologia do esporte pode apresentar aos atletas conhecimentos voltados à concentração, ao relaxamento e outros conceitos relevantes.
4. Desenvolvimento de planos e metas para o futuro
O psicólogo pode atuar auxiliando o atleta na hora de criar metas e objetivos para o seu futuro. Isso vale, por exemplo, para atletas lesionados que podem ter dificuldades para enxergar os próximos passos.
Além disso, ele também pode ajudar nessa construção de metas para impulsionar a motivação do atleta, individual e coletivamente, fomentando um “passo a passo” de crescimento.
5. Ressignificação do fim da carreira
A ressignificação do fim de carreira é outro ponto que pode ser trabalhado com a psicologia do esporte. O atleta poderá ter uma nova visão e estabelecer novas perspectivas para o futuro, mantendo a sua saúde mental e a sua qualidade de vida, mesmo quando a carreira que ele sempre amou chega ao fim.
Conclusão
A psicologia do esporte tem muitas nuances e benefícios, trabalhando com diversas situações que envolvem emoção e suas conexões com o corpo. Por isso, é uma área que deve ser cada vez mais disseminada e valorizada, uma vez que faz toda a diferença na vida dos atletas.
Referências
VIEIRA, Lenamar Fiorese et al. Psicologia do esporte: uma área emergente da psicologia. Psicologia em estudo, v. 15, p. 391-399, 2010.