Pesquisar

Pseudoartrose do Escafoide

O que é a Pseudoartrose do Escafóide?


Pseudoartrose do escafoide é um termo que se refere à não consolidação de uma Fratura do escafoide.

O diagnóstico será feito em duas diferentes condições:

  • Pacientes com mais de quatro meses de tratamento de uma fratura ainda sem sinais de consolidação;
  • Pacientes que já na radiografia inicial apresentam sinais sugestivos de uma fratura antiga no osso.

Diferentemente da fratura aguda, a pseudoartrose do escafoide não irá grudar com o tratamento sem cirurgia. Desta forma, o paciente terá indicação cirúrgica tão logo o diagnóstico seja feito. Isso é válido mesmo em casos nos quais o paciente se apresente pouco sintomático.


Qual a causa da Pseudoartrose do Escafoide?


A pseudoartrose do escafóide decorre da combinação entre circulação sanguínea deficiente do osso e o excesso de movimento que acontece ao dobrar ou esticar o punho.

Isso acontece em diferentes situações:

  • Em alguns casos, a fratura inicial não provoca sintomas significativos. O paciente pode permanecer por meses ou anos sem que o diagnóstico seja feito, com o osso em pseudoartrose.
  • O paciente pode procurar atendimento médico inicial, sem que o diagnóstico seja feito. 25% das fraturas não são vistas na radiografia inicial, mesmo nas mãos de pessoas experientes. Assim, na presença de sintomas sugestivos, o paciente deve ser imobilizado mesmo que a radiografia não mostre a fratura. Eventualmente, um médico menos habituado ao problema pode ignorar a fratura e não orientar qualquer forma de tratamento ou acompanhamento, aumentando o risco para a pseudoartrose;
  • Mesmo quando bem tratadas, a falta de vascularização do escafoide pode impedir a consolidação. Isso é mais comum quanto mais proximal (mais próximo ao antebraço) for a fratura.

Um estudo de revisão no qual foram avaliados 270 casos de Pseudoartrose do escafoide mostrou que quase metade dos pacientes não foi ao médico quando se machucou. Apenas 53 dos 270 pacientes foram diagnosticados como tendo uma fratura aguda do escafoide, enquanto 93 fraturas foram avaliadas pelo médico, sem que tenha sido feito o diagnóstico da fratura do escafoide (2).


Quais os sinais e sintomas da Pseudoartrose do Escafoide?


Da mesma forma que na fratura aguda, o diagnóstico da pseudoartrose do escafoide deve ser considerado em todo o paciente com dor na face lateral do punho, junto ao polegar.

Três testes clínicos devem ser usados para a avaliação, conforme a imagem a baixo:

(A): Palpação da “Tabaqueira anatômica”, com o punho desviado em direção ao dedo mínimo; (B): Palpação do tubérculo volar do escafoide; (C): compressão longitudinal do escafoide.

Muitos pacientes com pseudoartrose do escafoide permanecem sem qualquer tipo de sintoma ou apresentam sintomas leves que não os levam a procurar atendimento médico.

Infelizmente, a demora em procurar atendimento faz que muitos já apresentem artrose significativa do punho no momento do diagnóstico, comprometendo o tratamento e o resultado a longo prazo.


Diagnóstico por imagem da Pseudoartrose do Escafoide?


O diagnóstico pode ser feito a partir da radiografia do punho. Incidências radiográficas específicas para a avaliação do escafoide devem ser incluidas.

A maior parte dos casos de pseudoartrose do escafoide acontece em pacientes sem o diagnóstico prévio da fratura. Do total de fraturas, aproximadamente 5% são diagnosticadas já na fase de pseudoartrose (3).

Diferentes aspectos radiográficos são usados para diferenciar a pseudoartrose do escafoide de uma fratura aguda. São indicativos da pseudoartrose:

  • Esclerose das margens da fratura;
  • Formação de cisto;
  • Alargamento do espaço entre os ossos escafoide e semilunar;
  • Reabsorção ósse;
  • Artrose.

A imagem (A) mostra uma radiografia com uma fratura aguda do escafoide; a imagem (B) mostra uma radiografia de uma pseudoartrose do escafoide.


Tratamento da Pseudoartrose do Escafoide sem artrose


Uma vez diagnosticada, a pseudoartrose sem artrose deve ser tratada cirurgicamente. Isso se justifica por dois motivos:

  • A cirurgia é o único método eficaz para a melhora persistente da dor e da limitação funcional;
  • Caso a pseudoartrose não seja operada, o paciente mais cedo ou mais tarde evoluirá com artrose do punho, um problema bem mais difícil de ser tratado.

Diferentes técnicas podem ser usadas para o tratamento, sempre envolvendo uma combinação de enxerto ósseo e fixação cirúrgica por meio de pinos ou parafusos metálicos.

A taxa de união é de 85 – 95%, com melhora significativa da dor e da função do punho (4).


Tratamento da Pseudoartrose do Escafoide com artrose


A pseudoartrose do escafoide, quando não tratada, evolui com desgaste no punho, também chamada de Artrose no punho.

A artrose é vista na maioria dos pacientes 5 a 10 anos após a fratura inicial, provocando dor e perda da mobilidade do punho (5).

Dependendo da extensão da artrose ou da intensidade dos sintomas, ela poderá ser tratada por meio da artrodese parcial ou total do punho.

Neste procedimento, dois ou mais ossos são grudados um ao outro, o que leva a uma melhora da dor às custas de perda na mobilidade.