Pesquisar

Pectus Carinatum (peito de pombo)

O que é o pectus carinatum?

 

Pectus carinatum, popularmente chamado de “peito de pombo”, é uma condição na qual o esterno (osso do peito) se projeta, ou sobressai, mais do que o normal.

É o oposto do pectus excavatum, no qual o esterno é deprimido para dentro e dá ao peito uma aparência afundada.

O Pectus Carinatum é mais comum em meninos. Embora os bebês nasçam com a condição, muitas vezes ela não é notada até que a criança atinja a puberdade (adolescência).

 

 

 

 

Qual a causa do pectus carinatum?

Embora as causas exatas do pectus carinatum não sejam conhecidas, acredita-se que ele esteja associado a um problema com a cartilagem que une as costelas ao esterno.

Alguns casos podem estar ligados à hereditariedade, ocorrendo em membros da mesma família. Outros casos podem estar associados à síndrome de Marfan, um distúrbio do tecido conjuntivo.

No entanto, muitos pacientes podem apresentar um pectus carinatum de forma aleatória, sem nenhum motivo conhecido que justifique o problema.

Quais os sintomas do pectus carinatum?

Os sintomas relacionados ao Pectus Carinatum podem incluir:

  • Fadiga (sensação de cansaço e fraqueza)
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Taquicardia (batimentos cardíacos acelerados)

Diagnóstico

O diagnóstico do Pectus Carinatum é feito por meio do exame físico.

Exames para avaliar a deformidade torácica podem incluir a radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Na presença de queixas como dor no peito ou palpitação, o paciente é indicado a realizar um eletrocardiograma ou ecocardiograma.

Tratamento do pectus carinatum

O tratamento do pectus carinatum é conduzido pelo cirurgião torácico. Ele pode envolver o uso de órtese ou cirurgia.

Órtese
A órtese para pectus carinatum é usada ao redor do peito. Ela exerce pressão sobre um ponto na parte da frente do tórax e outro nas costas. O objetivo com isso é mover o esterno de volta à sua posição normal.
A órtese deve ser usada 24 horas por dia, por um período de meses a anos. Ela pode ser removida para tomar banho, para a prática esportiva e para outras atividades pontuais.

Cirurgia
A cirurgia para pectus carinatum é feita com um corte na parte da frente do tórax, sobre o esterno. A cartilagem excedente é removida e o esterno é fixado com fios de aço inoxidável.
Os suportes não são visíveis do lado de fora e são posteriormente removidos durante um procedimento cirúrgico.

Qual é o prognóstico para pacientes com pectus carinatum?

O prognóstico para pacientes com pectus carinatum geralmente é muito bom. Os pacientes que usam colete ou fazem a cirurgia geralmente ficam muito satisfeitos com os resultados e com a aparência.