medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Otite (Infecção no Ouvido)

O que é a Otite?

O termo otite se refere a uma infecção no ouvido. 

A infecção tem diferentes características, a depender da localização. Ela é dividida em três tipos:

  • Otite externa: quando acomete o ouvido externo
  • Otite média: quando acomete o ouvido médio
  • Otite externa: quando acomete o ouvido interno

Anatomia do ouvido

O ouvido é reconhecido principalmente por sua função auditiva. Entretanto, ele também tem uma função fundamental no controle do equilíbrio.

O ouvido é dividido anatomicamente em três partes:

Ouvido externo

Formado pera orelha e canal auditivo, até a membrana timpânica. Ele encaminha o som até a membrana timpânica.

Ouvido médio

Formado pela tuba auditiva e seus ossículos, o martelo, a bigorna e o estribo. Inicialmente, o som provoca uma vibração no tímpano, que é amplificado em até 22 vezes nos ossículos do ouvido médio.

Para que este mecanismo ocorra, outra estrutura importante é a trompa de Eustáquio. A trompa se abre de forma intermitente, permitindo a ventilação e limpeza das cavidades do ouvido médio e equalizando a sua pressão de ar com a do meio ambiente.

Este mecanismo é responsável pela pressão que sentimos no ouvido ao mudarmos de altitude.

Ouvido interno

O ouvido interno é formado pela cóclea, aparelho vestibular (labirinto) e nervo auditivo. Estas estruturas têm um papel importante para sua audição e equilíbrio.

As ondas sonoras são então transformadas em impulsos elétricos, que são enviados para o cérebro por meio do nervo auditivo. A interpretação destes impulsos pelo cérebro é que forma o que conhecemos e entendemos como som.

Já o Sistema Vestibular é responsável por controlar a posição do corpo e o equilíbrio.

anatomia ouvido

Otite externa

A Otite externa, também conhecida como “Ouvido do Nadador”, é uma infecção no canal auditivo externo.

A principal causa para a otite externa é a água que permanece no ouvido, criando um ambiente úmido e propício para a colonização por bactérias. Por este motivo, é um problema comum a nadadores e outros esportes aquáticos.

O principal sintoma é a sensação de que está com água no ouvido combinada com a Dor no ouvido. O paciente pode ouvir os sons abafados e sentir dor na parte externa do ouvido, que piora com a manipulação da orelha. A febre é incomum.

 

Otite Média

A Otite Média é a forma mais comum de infecção no ouvido, tanto que em muitos casos o termo Otite é usado para se referir exclusivamente à otite média.

A causa mais comum é o mau funcionamento da trompa de Eustáquio, em decorrência de uma infecção de vias aéreas, como a rinite, gripe ou resfriado.

Provoca uma dor forte no ouvido, que pode ser acompanhada de febre alta e perda temporária da audição.

Eventualmente, o paciente pode evoluir com ruptura do tímpano e eliminação de secreção purulenta com sangue pelo ouvido.

 

Otite interna (labirintite)

A Otite Interna é uma Infecção do ouvido médio, incluindo o vestíbulo (labirinto) e a cóclea. Pode acontecer como complicação de uma otite media ou de uma meningite.

Os principais sintomas são tontura ou vertigem, perda do equilíbrio, perda da audição e zumbido.

Os sintomas de labirintite, geralmente, surgem de forma repentina. Eles costumam ser bastante intensos, impedindo a realização das atividades diárias.