medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Osteoma Osteoide

O que é o Osteoma Osteoide?

O osteoma osteóide é um tumor ósseo benigno (não canceroso) que geralmente se desenvolve nos ossos longos do corpo, especialmente no fêmur (osso da coxa) e na tíbia (osso da perna).
Eventualmente, podem ser encontrados nas mãos, dedos e coluna vertebral.

Eles podem afetar pessoas de qualquer idade. No entanto, são mais comuns entre os 4 e os 25 anos de idade.

Sintomas

O osteoma osteóide causa uma dor incômoda, de intensidade moderada a intensa e que tende a ser pior durante à noite.
Dependendo da localização do tumor, também pode haver inchaço.

Diagnóstico do osteoma osteoide

O osteoma osteoide geralmente é identificado por meio de exames de imagem, incluindo a radiografia e a tomografia computadorizada.

A radiografia da área dolorida pode revelar osso espesso ao redor de um pequeno núcleo central de menor densidade – uma característica distintiva do osteoma osteoide.

Quando houver dúvidas em relação ao diagnóstico, poderá ser considerada a realização de uma biópsia. No entanto, ela nem sempre se faz necessária.

Tratamento do osteoma osteoide

A maioria dos osteomas osteóides desaparecerá com o tempo por conta própria. No entanto, este pode ser um processo bastante demorado.

Para alguns pacientes, o uso regular de medicamentos anti-inflamatórios, como a aspirina ou o ibuprofeno, pode proporcionar um significativo alívio da dor.

Outros pacientes não querem esperar anos para que o tumor se resolva por conta própria e podem optar pelo tratamento cirúrgico – que geralmente é feito por meio da curetagem (raspagem) do tumor.

É importante que todo o tumor seja removido durante a cirurgia. Caso contrário, ele tende a voltar a crescer.