medicina e exercicio

Neurite Vestibular

O que é neurite vestibular?

A neurite vestibular é uma doença inflamatória que acomete o nervo vestibulococlear, do ouvido interno.

Este nervo envia informações de equilíbrio e posição do ouvido interno para o cérebro.

Quando esse nervo fica inflamado, ele deixa de funcionar normalmente. Isso faz com que a paciente apresente queixas como tontura e vertigem.

A neurite vestibular pode ocorrer em pessoas de todas as idades, mas raramente é relatada em crianças.

Embora a causa não seja completamente esclarecida, acredita-se que ela esteja associada a uma reação decorrente de uma infecção viral em outras partes do corpo.

Quais são os sintomas da neurite vestibular?

O principal sintoma da Neurite Vestibular é a vertigem súbita e intensa. A vertigem é uma sensação de que as coisas ao redor estão girando ou balançando.

Isso resulta em problemas de equilíbrio e quedas.

Na maior parte das vezes, a vertigem mais intensa melhora após poucos dias. No entanto, sinais e sintomas residuais tendem a persistir por aproximadamente um mês.

Eventualmente, alguns pacientes podem apresentar problemas de equilíbrio e tonturas que podem durar vários meses.

Qual a diferença da Labirintite e da Neurite Vestibular?

Labirintite e neurite vestibular são problemas intimamente relacionados.

A neurite vestibular envolve o inchaço da porção vestibular do nervo vestibulococlear, que é responsável pela transmissão de informações relacionadas ao equilíbrio.

Já no caso da labirintite, tanto a porção vestibular como a porção coclear do nervo vestibulococlear são acometidas pela inflamação. Assim, ela afeta não apenas o equilíbrio, mas também a audição. Isso inclui queixas de perda auditiva e zumbido.

Diagnóstico da neurite vestibular

Na maioria dos pacientes, o diagnóstico da neurite vestibular pode ser feito através da avaliação clínica feita pelo otorrinolaringologista ou pelo neurologista.

Um teste específico, chamado de teste de impulso cefálico, examina a dificuldade de manter o foco em objetos durante movimentos rápidos da cabeça. A presença de nistagmo, que é um movimento rápido incontrolável dos olhos, é um sinal de neurite vestibular.

O diagnóstico diferencial deve ser feito com outras causas de tontura e vertigem, incluindo:

Tratamento da neurite vestibular

A Neurite Vestibular é uma doença autolimitada. Isso significa que, com o tempo, ela tende a se resolver sozinha, independentemente de qualquer tratamento.

O problema é que os sintomas podem ser bastante incapacitantes. Embora na maior parte das vezes ela se resolva de forma relativamente rápida, alguns pacientes podem persistir com sintomas por período prolongado.

No primeiro momento, o tratamento consiste em controlar os sintomas. No caso de uma infecção viral, o tratamento antiviral pode ser considerado.

Passada a fase de sintomas mais intensos, a reabilitação vestibular pode ser considerada caso o paciente persista com sintomas residuais.

Tratamento sintomático
O tratamento sintomático da Neurite Vestibular pode incluir medicamentos para controle da tontura e medicamentos para náusea ou vômitos.

No entanto, os diferentes tipos de medicamentos usados ​​para reduzir a tontura, também chamados de supressores vestibulares, devem ser usados sempre sob orientação médica e não devem ser usados ​​por mais de três dias.

Em alguns casos, medicamentos corticoesteroides para reduzir a inflamação também poderão ser utilizados.

Tratamento da infecção viral
Se um vírus do herpes for identificado como possível causa para a neurite vestibular, o tratamento antiviral com medicamentos como o aciclovir poderá ser considerado.

Os antibióticos não são usados ​​para tratar a neurite vestibular, uma vez que ela não está associada a infecções bacterianas.

Reabilitação vestibular
A Reabilitação Vestibular é feita pelo fonoaudiologista especializado em problemas vestibulares ou pelo Fisioterapeuta neurofuncional. Alguns fisioterapeutas ainda fasem uma especialização em Fisioterapia Vestibular.

O objetivo é treinar o cérebro a readquirir o controle do equilíbrio.