medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Melasma

O que é melasma?

O melasma é uma condição caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras na pele, semelhantes a sardas. Estas manchas não são dolorosas, não coçam e não causam qualquer tipo de desconforto físico.

As manchas são mais comuns em certas áreas do rosto, como bochechas, testa, queixo. Embora menos comum, o melasma pode se desenvolver nos braços, pescoço ou em outros lugares.

O melasma geralmente desaparece após alguns meses, especialmente aqueles que aparecem durante a gravidez. Entretanto, em alguns casos eles perduram por anos ou podem simplesmente não desaparecer.

Melasma

Fatores predisponentes

O Melasma é mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos, especialmente aquelas com tons de pele médio a escuros (1). 

Em muitos casos, as manchas aparecem inicialmente durante a gravidez ou ao iniciar o uso de pílulas anticoncepcionais. 15% a 50% das mulheres desenvolvem manchas de melasma durante a gestação (2).

Para algumas mulheres, o melasma desaparece depois que o bebê nasce ou param de tomar pílulas anticoncepcionais, mas isso nem sempre acontece.

Qual a causa do melasma?

O melasma é causado pelo aumento da produção de melanina pelos melanócitos, um tipo de célula presente na pele.

A melanina é responsável pela coloração da pele. Quanto mais melanina, mais escura a pele.

A produção de melanina é aumentada em resposta à luz, calor ou radiação ultravioleta ou em resposta à estimulação hormonal.

Condições como gestação ou uso de pílulas anticoncepcionais aumentam os níveis dos hormônios sexuais femininos. Quando isso é combinado com maior exposição solar, a mulher pode então desenvolver o melasma.

Diagnóstico

O diagnóstico do melasma é habitualmente feito pelo Médico Dermatologista a partir da história clínica e da avaliação das lesões.

Em alguns casos, o melasma pode ser confundido com outras condições de pele.

A biópsia da pele pode ser indicada para confirmar o diagnóstico do melasma nestes casos.

o diagnóstico diferencial deve ser feito com outras doenças inflamatórias que também provocam hiperpigmentação na pele, como a dermatite de contato, a acne ou o eczema.

Tratamento do Melasma

Quando o paciente se incomoda com as manchas, alguns tratamentos podem ser considerados em não gestantes.

Cremes específicos podem ajudar a “desbotar” a mancha do melasma. Entretanto, é preciso ter ciência de que o melasma pode retornar quando o paciente passa muito tempo ao ar livre sem proteger a pele do sol.

De fato, muitas pessoas que têm melasma dizem que as manchas e manchas escuras se tornam mais visíveis durante o verão e desaparecem no inverno.

Por isso, é importante usar protetor solar todos os dias e usar um chapéu de abas largas para evitar que as manchas escureçam ou voltem.