medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Epifisiodese e Hemiepifisiodese

O que é a Epifisiodese?


Epifisiodese e Hemiepifisiodese são procedimentos destinados à correção de diferenças no comprimento ou desalinhamentos dos membros inferiores.

A Epifisiodese envolve o bloqueio total da placa de crescimento do osso, sendo indicada para pacientes com diferença de comprimento entre os membros.

A perna mais curta continua a crescer, enquanto a perna mais comprida (submetida à epifisiodese) para de crescer, até que se obtenha a equalização.

A hemiepifisiodese é uma cirurgia com o mesmo princípio, mas na qual apenas um dos lados da placa de crescimento é bloqueada. Com a continuidade do crescimento da parte não fundida da placa de crescimento, o procedimento é capaz de corrigir eventuais desalinhamentos ósseos (joelho varo ou joelho valgo).

Uma vez que o resultado da cirurgia depende da continuidade do crescimento ósseo, ele só faz sentido para o paciente com potencial remanescente para crescimento, ou seja, para crianças com esqueleto imaturo.

A correção do alinhamento no paciente com placa de crescimento já fechada apenas poderá ser feito por meio da Osteotomia no Joelho, procedimento em que o osso é quebrado e fixado em uma nova posição com melhor alinhamento.

A imagem (A) mostra uma epifisiodese completa, realizada para a correção de diferença de comprimento entre os membros; a imagem (B) mostra uma hemiepifisiodese, na qual apenas um dos lados da placa de crescimento é bloqueado


Técnica cirúrgica


Existem diferentes técnicas usadas para a epifisiodese, algumas delas definitivas e outras reversíveis.

    • Técnicas definitivas: envolvem a fusão da placa de crescimento, de forma que
      o osso não mais voltará a crescer;
    • Técnicas reversíveis: preservam a placa de crescimento, que é temporariamente bloqueada por meio de implantes ósseos (placa e parafuso, grampos de fixação óssea).Nestes casos, o osso continuará a crescer em uma posição com melhor alinhamento, uma vez que o implante seja retirado.


Indicação para a Epifisiodese


A Epifisiodese completa é geralmente indicada para pacientes com diferença no comprimento ósseo entre 2 e 5 cm.

Diferenças menores do que 2 cm geralmente são bem toleradas e até consideradas normais. Eventualmente, ela poderá ser compensada por meio de palmilhas ou calçados específicos.

A cirurgia não é suficiente para a correção de diferença estimada superior a 5 cm no comprimento dos membros. Nestes casos, ela ainda pode ser realizada para reduzir a diferença, que posteriormente poderá ser complementada por outros procedimentos.

Indicação para a Hemiepifisiodese


A principal indicação para a Hemiepifisiodese é para a criança com joelho valgo apresentando distância intermaleolar superior a 8 cm ou com radiografia panorâmica de membros inferiores mostrando um alinhamento em valgo com angulação superior a 3 graus.

No paciente com joelho varo, a cirurgia poderá ser indicada quando o alinhamento do eixo mecânico do joelho passa fora dos dois quadrantes centrais, ou quando a distância intercondilar for maior do que 10 cm, conforme a figura abaixo.

Pós-Operatório da Epifisiodese ou Hemiepifisiodese


A principal vantagem da Epifisiodese em relação às osteotomias realizadas para a correção do alinhamento ósseo no adulto é que a recuperação pós-operatória é muito mais simples.

A cirurgia é feita com incisões mínimas e a estabilidade óssea não é comprometida, de forma que o paciente poderá retornar para sua rotina de atividades diárias em poucos dias, tão logo se sinta confortável para isso.

Radiografias de acompanhamento são recomendadas a cada 3 a 6 meses após a cirurgia, já que os implantes devem ser removidos quando a correção total da deformidade for obtida.