Pesquisar

Lesão de Bankart

O que é a Lesão de Bankart?

Lesão de Bankart 1

A Lesão de Bankart é uma lesão que acomete a parte da frente do labrum da glenoide, uma estrutura que ajuda na estabilização do ombro. Além do labrum, ela pode acometer também o osso da glenóide. Neste caso, é denominada de Lesão de Bankart Óssea.

A lesão costuma acontecer durante um episódio de Luxação do Ombro. Ela contribui para uma maior instabilidade da articulação e risco aumentado para a  luxação recidivante do ombro.

O ombro é considerado uma articulação do tipo bola e soquete. A bola é formada pela cabeça do úmero e o soquete é a glenoide. Já o labrum da Glenóide é uma estrutura fibrocartilaginosa que se fixa ao redor glenóide. Ela torna a glenóide mais profunda e oferece fixção à cápsula e aos ligamentos, adicionando estabilidade à articulação.


Qual a incidência da Lesão de Bankart?


A incidência da Lesão de Bankart em pacientes com luxação do ombro aumenta conforme aumentam os episódios de luxação. Em um estudo com 66 pacientes que apresentaram um primeiro episódio de luxação do ombro, 23% apresentavam uma Lesão de Bankart (1). Em outro estudo com pacientes apresentando luxação recidivante do ombro, todos os 57 pacientes apresentaram a Lesão de Bankart (2).

Como a Lesão de Bankart é diagnosticada?


O diagnóstico é feito com base na Ressonância Magnética. No caso de uma Lesão de Bankart óssea, é recomendável associar a avaliação com tomografia computadorizada, que é um exame melhor para definir o tamanho da lesão. Esse fator é importante para a escolha do tratamento.

Qual o tratamento da Lesão de Bankart?


O tratamento da Lesão de Bankart em um primeiro episódio de luxação do ombro é bastante controverso e pode ser cirúrgico ou não cirúrgico. Pacientes mais jovens e atletas têm risco muito elevado de novos episódios de luxação ou instabilidade e tendem a ser tratados cirurgicamente.

Já os pacientes mais velhos e sedentários podem ser tratados inicialmente sem cirurgia, mas, caso voltem a deslocar o ombro, são indicados a realizarem o procedimento.

O tratamento cirúrgico pode ser feito por meio da artroscopia (cirurgia por vídeo) com reparo direto da lesão. Pode também ser feito por meio da transferência de um bloco ósseo para cobrir o defeito ósseo na glenóide (procedimento de Latarjet)

Cirurgia de Bankart


Envolve o reparo do labrum anterior da glenóide, sendo atualmente feito por viaartroscópica (por vídeo).  Pontos de sutura são fixados ao osso através de implantes específicos, denominados de âncoras. 

O resultado da cirurgia melhorou muito com as técnicas e implantes mais modernos, mas a recorrência da luxação ainda ocorre em 10 a 22% dos pacientes operados. A recorrência é particularmente elevada em pacientes jovens, bem como em pacientes com perda óssea significativa.

 

Cirurgia de Latarjet


Envolve a transferência de um bloco ósseo proveniente do processo coracóide para reparar um defeito ósseo e aumentar a parede óssea da glenóide. 

O procedimento aumenta a estabilidade do ombro e diminui o risco de recorrência da luxação, mas ao mesmo tempo ele distorce a anatomia normal da glenóide e aumenta o risco de limitação da mobilidade e evolução no futuro para artrose do ombro.