Linfoma Intraocular
O que é o Linfoma intraocular?
O linfoma é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema imunológico. Eles podem se desenvolver em diferentes partes do corpo, inclusive no olho. Neste caso, são chamados de Linfomas Intraoculares.
O linfoma intraocular é mais comum em idosos ou pessoas com alguma forma de deficiência imunológica, como no caso dos portadores do HIV/AIDS. Geralmente, ele afeta ambos os olhos.
Quais os sintomas do Linfoma Intraocular?
A maioria dos pacientes com linfoma intraocular apresenta sintomas de moscas volantes vítreas, história de linfoma sistêmico ou foi diagnosticado como portador de uveíte crônica.
Moscas volantes é o termo que se usa para se referir a pontos pretos que se movem no campo de visão.
Outros sinais e sintomas que podem estar presentes incluem:
- Visão embaçada;
- Perda da acuidade visual;
- Manchas no campo de visão;
- Vermelhidão ou inchaço no olho;
- Sensibilidade à luz.
Diagnóstico
O diagnóstico do Linfoma intraocular deve ser considerado em todo paciente que se apresente com células vítreas, sem história de cirurgia intraocular recente e olho indolor.
A confirmação geralmente é feita pelo Médico oftalmologista por meio da biópsia da lesão e subsequente avaliação citopatológica.
Uma vez confirmado o diagnóstico, o oncohematologista deve ser consultado para realizara o estadiamento, com pesquisa de eventual linfoma sistêmico ou do sistema nervoso central.
A presença de linfoma sistêmico e especialmente de linfoma cerebral indica um pior prognóstico.
Tratamento do Linfoma Intraocular
A radioterapia de feixe externo para os olhos e as órbitas geralmente é indicada para eliminar a doença intraocular.
Embora quimioterapia possa ser usada para tratar a doença sistêmica, a penetração intraocular deficiente da droga pode células tumorais residuais no olho.