medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Lifting facial (ritidoplastia)

O que é o lifting facial (ritidoplastia)?

A ritidoplastia, popularmente chamada de lifting facial, é um procedimento cirúrgico estético que busca melhorar sinais visíveis de envelhecimento na face e no pescoço, incluindo as rugas, a flacidez e a perda de tônus muscular.

Neste procedimento, a gordura pode ser esculpida ou redistribuída da face, papada e pescoço e o tecido muscular subjacente é reposicionado. A pele é redesenhada sobre os contornos elevados e o excesso de pele é removido.

Diferentes procedimentos podem fazer parte de um lifting facial, a depender das necessidades individuais de cada pessoa. Estes procedimentos podem ser feitos isoladamente ou em conjunto.

O que se busca corrigir por meio do lifting facial?

O lifting facial busca corrigir alguns sinais característicos do envelhecimento do rosto e do pescoço, incluindo:

  • Flacidez da pele no rosto;
  • Aprofundamento dos vincos entre o nariz e o canto da boca;
  • Perda ou deslocamento de gordura;
  • Pele flácida e excesso de gordura no pescoço (“pescoço de peru”).

Tipos de lifting facial e minilifting

A face pode ser anatomicamente dividida em quatro partes: testa, região ao redor dos olhos, face média (nariz, bochechas) e face inferior (boca para baixo).

Nos casos com mais flacidez e sinais de envelhecimento, todas estas regiões devem ser abordadas, sendo que o procedimento é classificado como um lifting facial tradicional ou completo.

Em muitos pacientes, apenas uma região é abordada, mas comumente a face média (maçãs do rosto). Nestes casos, o procedimento é denominado de minilifting.

Para cada região do rosto, o minilifting recebe uma denominação específica.

Lifting facial do terço inferior
Nesse tipo de lifting facial é feita a correção da parte baixa do rosto. Ela é mais indicada para redução de papada.

Lifting facial do terço médio
Cirurgia que busca corrigir as imperfeições da área central do rosto, ou seja, as bochechas, pálpebras e sulco nasolabial (bigode chines).
Ele é muitas vezes associado à blefaroplastia (cirurgia para a correção das pálpebras).

Lifting frontal
O lifting frontal busca alterar a aparência da testa. As sobrancelhas também são levantadas, o que deixa o olhar mais aberto.

Lifting facial completo
Neste procedimento, a estrutura do rosto como um todo é abordada. Ela é indicada nos casos mais graves de flacidez facial.

Recuperação pós-operatória

Embora a maioria das pessoas seja capaz de retornar para suas rotinas diárias após 10 a 14 dias, pode levar entre 2 e 3 meses para que o rosto “volte ao normal” em termos de textura, sensibilidade e conforto.

Nas primeiras 72 horas, por exemplo, é recomendado dormir com a cabeceira da cama elevada, além de evitar encostar a lateral da face no travesseiro.

À medida em que o inchaço e os hematomas diminuem, as melhoras proporcionadas pelo lifting facial se tornam mais perceptíveis.

O resultado final pode ser visto em aproximadamente seis meses, que é o tempo necessário para o amadurecimento da cicatriz.

Resultado esperado da cirurgia

Um dos pontos mais importantes ao se decidir por um procedimento de lifting facial é que se tenha expectativas realistas sobre o procedimento.

Como uma cirurgia restauradora, um facelift não altera a aparência fundamental do rosto e não pode interromper o processo de envelhecimento.

Embora bons resultados sejam esperados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.