Hipospádia
O que é a hipospádia?
Hipospádia se refere a um defeito congênito no qual a abertura da uretra (tubo por onde sai a urina) fica na parte inferior do pênis, ao invés de ficar na ponta.
Na maioria dos casos, a abertura da uretra está localizada na cabeça do pênis. Com menos frequência, a abertura fica no meio ou na base do pênis. Raramente, a abertura está dentro ou abaixo do escroto.
Na maioria das vezes, a causa da hipospádia é desconhecida.
Esta é uma condição relativamente comum: aproximadamente 1 para cada 200 meninos nasce com a hipospádia.
Malformações associadas
Algumas outras anomalias podem eventualmente estar associadas à hipospádia. As mais comuns são a criptorquidia (não descida de um ou ambos os testículos) e a hérnia inguinal. Estas alterações estão presentes em aproximadamente 9% dos casos.
Nos casos nos quais a hipospádia está combinada com a criptorquidia, é importante que seja feita uma investigação para transtorno da diferenciação sexual (genitália ambígua).
Nestes casos, o bebê não deve ser registrado até que seja feito o esclarecimento da sua identidade sexual.
Tratamento
O tatamento da hipospádia é feito pelo urologista pediátrico.
Em alguns casos, o problema é muito leve e não exige qualquer forma de tratamento.
Nos demais bebês, o tratamento geralmente envolve cirurgia para reposicionar a abertura da uretra e, se necessário, endireitar a haste do pênis.
O procedimento deve idealmente ser realizado entre as idades de 6 e 24 meses.
Cirurgia para hipospádia
Existem diferentes técnicas cirúrgicas descritas para o tratamento da hipospádia.
Geralmente, estas técnicas utilizam-se da pele retirada do prepúcio ou de dentro da boca para reconstruir o canal urinário na posição adequada, corrigindo a hipospádia.
Uma vez que a pele do prepúcio é de grande importância na confecção da nova uretra, estas criança não devem ser circuncisadas antes que o tratamento da hipospádia esteja concluído.