Gases do bebê
O que são os gases do bebê?
A produção e eliminação de gases é uma condição que acontece com qualquer pessoa, mas que pode ser mais intenso e desconfortável para alguns bebês.
Os bebês geralmente apresentam gases porque têm sistemas digestivos imaturos e porque engolem ar durante as mamadas. É um problema fisiológico e que na maioria das vezes não está relacionado a qualquer problema.
Os sinais do excesso de gases tendem a aparecer de forma precoce nos primeiros dias de vida ou até as primeiras semanas. Independentemente de qualquer intervenção, eles tendem a melhorar até 4 ou 6 meses de vida.
Sinais e sintomas do bebê com gases
Um dos primeiros sinais do acúmulo de gases é quando o bebê acabou de mamar e começa a chorar, mas se recusa a pegar o seio novamente. Esse é um sinal de que ele engoliu ar e provavelmente os gases devem estar causando algum desconforto.
Em alguns casos, o bebê ele se afasta do seio ou da mamadeira depois de alguns minutos de alimentação e começa a chorar de imediato. Isso geralmente está mais relacionado ao acúmulo de gases do que à sensação de saciedade.
Após ser colocado para arrotar, este bebê muitas vezes volta a procurar o peito ou a mamadeira.
As expressões faciais do bebê também podem indicar se ele precisa arrotar. As mães geralmente reconhecem caretas e feições características de quando o bebê está querendo se livrar dos gases.
Sinais e sintomas do excesso de gases
Todos os bebês soltam um pouco de gás e isso deve ser considerado normal.
No entanto, alguns sinais podem indicar que a formação de gases está além do esperado, incluindo:
- Choro e agitação por uma hora ou mais por dia.
- Bebê que não está comendo ou dormindo bem
- Choro além do habitual.
- Outros sinais de desconforto, como o bebê que se contorce e puxa as pernas até o peito, especialmente durante crises de agitação.
- Os sintomas acima melhorar assim que o bebê consegue eliminar os gases.
Quais os tratamentos para o excesso de gases do bebê?
Colocar o bebê para arrotar
O primeiro passo no tratamento do bebê com gases é colocá-lo para arrotar após as mamadas.
Para isso, ele deve ser colocado com o tronco ligeiramente inclinado para a frente, com as pernas flexionadas. A seguir, a mãe dá leves tapinhas nas costas do bebê, para ajudá-lo a eliminar os gases.
Ajustes na amamentação
Colocar o bebê para mamar em uma posição mais ereta ajuda a reduzir o ar que ele engole. Isso serve também para o bebê em uso de mamadeira.
Para aqueles que usam a mamadeira, utilizar bicos e mamadeiras anti-gás
podem alterar o fluxo de leite e reduzir a quantidade de ar que o bebê engole.
Massagem no bebê
Massagear as costas do bebê não apenas ajuda a manipular e a aliviar a pressão feita pelos gases, mas também ajuda a acalmá-lo e a minimizar a agitação.
Posicionamento do bebê
Colocar o bebê de barriga para baixo (“tummy time”) ajuda, entre outras coisas, a aumentar a pressão no abdome e a fazê-lo eliminar os gases.
Isso deve ser feito, idealmente, cerca de 20 a 30 minutos após a mamada. O bebê deve estar sempre sendo supervisionado e não deve ser colocado para dormir nesta posição.
Medicamentos anti-gases
A simeticona é um medicamento anti-gases que pode ser usado tanto por adultos como por crianças e bebês. Ela geralmente é oferecida para o bebê a cada mamada, no máximo 12 vezes ao dia. No entanto, é importante verificar com o pediatra em relação à dosagem e frequência da medicação.