medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Exame De Sangue para Alergia

O que é avaliado no exame de sangue para alergia?

O exame de sangue para alergia mede a quantidade de um tipo de anticorpo (célula de defesa) chamada de Imunoglobulina E (IgE).

A imunoglobulina E (IgE) é um anticorpo fortemente ligado à resposta alérgica do corpo. Assim, ela costuma estar presente em níveis baixos em pessoas sem alergia, mas elevado em pessoas alérgicas.

Além disso, ela é bastante específica. Isso significa que existem diferentes tipos de IgE, cada um deles atuando contra um alérgeno específico (pólen, ácaro, látex, outros).

Assim, existem dois tipos de exames de sangue de alergia:

  • Teste de IgE total: mede a quantidade total de IgE no sangue.
  • Teste de IgE específico: mede a IgE no sangue em resposta a alérgenos específicos.

Como é feito o exame?

Os exames de anticorpos IgG e IgE envolvem a mistura de uma amostra do sangue do paciente com um antígeno conhecido.

Se um anticorpo estiver presente na amostra e for ligado ao antígeno conhecido, é possível medir a formação do complexo antígeno-anticorpo.

Outros exames

Os exames mais usados para o diagnóstico da alergia são o exame de sangue (IgE) e o Teste cutâneo.

Durante o teste cutâneo de alergia, o Médico Alergologista realiza pequenas alfinetadas sobre a pele. Em seguida, ele aplica um alérgeno no local e espera para verificar se o corpo desenvolve alguma reação a este alérgeno.

Tanto o exame de sangue como o teste cutâneo apresentam risco de resultados falso negativos ou falso positivos. Eles podem ser solicitados isoladamente ou conjuntamente, a depender de cada caso e de cada tipo de alergia.

Benefícios do exame de sangue para alergia

O exame de sangue para alergia tem algumas vantagens em relação aos testes cutâneos, outro exame muito usado no diagnóstico de alergias.

  • Pode ser feito mesmo em pessoas com problemas na pele, incluindo urticária ou erupção cutânea;
  • Pode ser feito mesmo por quem esteja em uso de anti-histamínicos, uma medicação frequentemente usada no tratamento da alergia;
  • Requer apenas uma picada de agulha.
  • É o teste mais adequado para bebês e crianças muito pequenas.
  • É um bom exame para acompanhar a resposta do paciente a um determinado tipo de tratamento.

Desvantagens do exame de sangue para alergia

O exame de sangue para alergia é um indicador de sensibilização, não de doença. Isso significa que a pessoa pode ter um teste positivo sem nunca ter apresentado qualquer forma de reação verdadeiramente alérgica.

Isso é válido especialmente quando o exame é solicitado de forma indiscriminada, sem uma clara correlação clínica.

O uso abusivo do exame, desta forma, pode fazer com que pacientes se submetam a tratamentos desnecessários, com restrições alimentares injustificadas e diminuição da qualidade de vida.

A preocupação com as consequências deste excesso de exames fez com que a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (AAAAI) desenvolvesse uma campanha educativa, chamada de Choosing wisely, desenstimulando a realização indiscriminada de exames de alergia (1).

Qual o melhor exame para o diagnóstico da alergia?

Nenhum teste deve ser considerado isoladamente para se fechar o diagnóstico de uma alergia. Isso é feito pela combinação dos achados da história clínica e dos resultados de exames. Descrevemos na tabela abaixo as recomendações da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (2).

Alérgeno recomendações Testes de escolha
Alimentos
  • Teste de alergia alimentar não é indicado para avaliação de dermatite atópica leve ou sintomas respiratórios isolados, como rinite ou asma.
  • IgE sérica não é indicada para intolerância alimentar não mediada por IgE; 
  • IgE sérica e o teste cutâneo são recomendados para confirmar alérgenos suspeitos. Eles não são adequados para uma triagem indiscriminada;
  • IgE sérica e teste cutâneo não predizem a gravidade da reação;
  • IgE sérico positivo indica sensibilização, mas não necessariamente alergia clínica
  • Os resultados do teste de IgE sérica podem ser negativos apesar da reatividade clínica.
Teste cutâneo

Teste de IgE específico para antígeno sérico, com ressalvas

Inalantes (Pólen, fungos, animais, ácaros) O teste cutâneo é o método preferido para confirmar alergias inalantes Teste cutâneo
Látex
  • O único método para avaliar a alergia ao látex é o teste de IgE sérica;
  • Testes de IgE sérica podem confirmar a alergia ao látex, mas um resultado negativo não exclui a sensibilização.
Teste de IgE específico para antígeno sérico
Medicamento Para a maioria dos medicamentos, além da penicilina, um IgE sérico superior a 0,35 kU/L é indicativo de alergia Teste cutâneo para penicilina;

Teste de IgE específico para outras drogas.

Picada de insetos
  • Devem ser avaliados por testes cutâneos e testes de IgE sérica. Entretanto, existem inconsistências em relação a ambos os testes;
  • Qualquer valor diferente de zero de IgE do veneno é considerado positivo, apesar do ponto de corte de 0,35 kU/L;
  • O teste cutâneo de veneno dentro do período refratário da picada do inseto resultará em uma grande chance de resultados falso-negativos;
  • Teste de IgE sérica realizado em um curto período após a picada do inseto tem grande chance de resultado falso-negativo, já que a IgE sérica aumenta lentamente após a picada
Teste cutâneo e teste de IgE específico para antígeno sérico