medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Empiema

O que é o Empiema?

Empiema se refere ao acúmulo de pus dentro de uma cavidade corporal. No entanto, este termo é mais comumente usado para se referir ao acúmulo de pus especificamente no espaço pleural.

A pleura é uma membrana dupla, semelhante a um saco. Um dos seus folhetos reveste os pulmões e o outro reveste a parede torácica.

O espaço entre estes dois folhetos é denominado de espaço pleural ou cavidade pleural.

Qual a causa do empiema?

Pneumonia
A causa mais comum de empiema é a pneumonia causada por uma infecção bacteriana dos pulmões. Um empiema pode se formar quando a pneumonia não responde totalmente ao tratamento.

Abscesso pulmonar
O abscesso pulmonar é uma cavidade cheia de pus no pulmão, cercada por tecido inflamado. Ele se forma em decorrência de uma infecção bacteriana. Eventualmente, o abscesso pode drenar para a cavidade pleural, dando origem ao empiema.

Derrame pleural
Em condições normais, o espaço pleural é ocupado por uma pequena quantidade de líquido, denominado de líquido pleural.
Este líquido tem a função de lubrificar e facilitar o deslizamento entre os dois folhetos da pleura.
Eventualmente, o líquido pleural passa a se acumular de forma excessiva, formando um derrame pleural.
O excesso de líquidos pode oferecer um ambiente propício para o crescimento de bactérias, que podem levar ao desenvolvimento do empiema.

Cirurgia de tórax
A cirurgia torácica pode eventualmente levar bactérias para o sítio operatório e levar ao desenvolvimento de um empiema.

Quais são os sintomas do empiema?

Os principais sinais e sintomas do empiema incluem:

  • Sudorese noturna
  • Febre
  • Fadiga e falta de energia
  • dificuldade ao respirar
  • perda de peso
  • dor no peito
  • Tosse com muco contendo pus

Diagnóstico

Geralmente, suspeita-se de empiema quando uma pessoa com pneumonia grave não melhora com o tratamento e começa a apresentar sinais e sintomas característicos do empiema.

Exames de imagem como a radiografia, tomografia computadorizada ou a ultrassonografia podem mostrar o acúmulo de líquido ao redor dos pulmões. Uma toracocentese (punção aspirativa do líquido pleural) pode então confirmar a preença de pús.

Se o paciente estiver tossindo muco, uma amostra dele deve ser coletada para ser inspecionada ao microscópio.

Tratamento do empiema

O tratamento do empiema envolve a remoção do pus do espaço pleural e o tratamento da infecção, geralmente com antibióticos.
Nos estágios iniciais, o pús geralmente é removido por toracocentese, um procedimento no qual o líquido pleural infectado é removido por meio de um dispositivo de agulha/cateter.
Nos estágios posteriores do empiema, um provedor pode precisar realizar um procedimento mais invasivo, como a remoção cirúrgica de tecido fibroso. A cirurgia geralmente é feita de forma minimamente invasiva, por meio de um procedimento denominado de videotoracoscopia.

Irregularidades menstruais