Edema Macular
O que é o edema macular?
Edema macular é uma inflamação retina, a camada de tecido sensível à luz localizada na parte posterior do olho.
Pessoas com edema macular podem ter visão embaçada. No entanto, o tratamento pode ajudar a reduzir o inchaço e prevenir a perda da visão.
Sinais e sintomas do edema macular
Os principais sintomas do edema macular são a visão embaçada e a visão que piora com o tempo.
Outros sinais que podem indicar um edema macular incluem:
- Sensação de que os objetos parecem ondulados;
- Objetos parecem ter tamanhos diferentes ao olhar por um olho e depois com o outro;
- Cores parecem opacas ou desbotadas.
A gravidade dos sintomas é bastante variável. Para alguns, ela causa apenas um leve embaçamento da visão; para outros, pode levar à perda da visão central.
Quais as causas do edema macular?
Entre as principais causas para o edema macular, incluem-se
Diabetes
A retinopatia dibética é a causa mais comum de edema macular. Ela pode acometer o paciente diabético de diferentes maneiras, incluindo o edema macular.
Todo paciente diabético deve fazer um exame oftalmológico pelo menos uma vez por ano.
Degeneração macular relacionada à idade
A degeneração macular relacionada à idade é a causa mais comum de perda irreversível da visão central em pessoas com idade mais avançada.
Retinite pigmentosa
A Retinite Pigmentosa é uma doença genética que pode ou não evoluir com edema macular.
Uveíte
Uveíte é uma inflamação que acomete a úvea, que é a camada intermediária da parede do olho, podendo ter causa autoimune, inflamatória, traumática ou mesmo oncológica.
Cirurgia ocular
O edema macular pode se desenvolver após uma cirurgia para tratamento de outras condições oftalmológicas, como a catarata.
Medicamentos
Alguns medicamentos, como aqueles utilizados para tratar o glaucoma, podem causar edema macular como efeito colateral.
Diagnóstico do Edema Macular
No paciente com sinais e sintomas característicos, a avaliação inicial é feita através do Exame de Fundo de Olho, também chamada de fundoscopia.
Outros exames poderão ser então realizados, incluindo a Angiografia Fluoresceínica e a Tomografia de Coerência Óptica.
Tratamento
O tratamento do edema macular depende de qual é a causa do problema.
Quando ela surge após uma cirurgia para catarata, o tratamento envolve o uso de colírios de corticoide e antiinflamatórios.
No caso da retinopatia diabética, a Injeção Intravítrea de medicamentos como os anti-VEGF leva à redução dos vasos sanguíneos que dão origem ao edema macular. A fotocoagulação a laser também pode ser considerada com o mesmo objetivo.
evitando a progressão do problema.A Fotocoagulação a Laser, outro tratamento específico para doenças como a Retinopatia Diabética e o Edema Macular também podem ser utilizadas no controle do sangramento dos vasos da Retina, reduzindo o surgimento e a progressão do Edema de Mácula.
A cirurgia de vitrectomia pode ser considerada em casos específicos. Este procedimento envolve a remoção do Humor Vítreo (líquido que preenche a cavidade interna do olho, entre o Cristalino e a Retina) e sua substituição por uma substância gelatinosa transparente de composição semelhante.