medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Doença de Charcot-Marie-Tooth

O que é a doença de Charcot-Marie-Tooth?

A doença de Charcot-Marie-Tooth é uma doença genética / hereditária que acomete os nervos periféricos. Por este motivo, ela é classificada como um tipo de Neuropatia Periférica.

Tanto nervos motores como nervos sensitivos são afetados, resultando em fraqueza muscular e atrofia da musculatura nos braços, pernas, mãos ou pés.

A doença está associada a uma deficiência na produção de proteínas envolvidas na estrutura e função dos neurônios ou da bainha de mielina.

Existem diversas variantes da doença, a depender de qual a alteração genética que está causando a doença.

Mais de 40 genes foram identificados na Doença de Charcot Marrie Tooth, com cada um deles ligado a uma variante específica da doença. Entretanto, mais da metade dos casos estão relacionados a uma duplicação do gene PMP22 no cromossomo 17.

Quais são os sintomas da doença de Charcot-Marie-Tooth?

A Doença de Charcot Marrie Tooth geralmente se inicia com uma fraqueza nos músculos das pernas e pés. Entretanto, a gravidade dos sintomas varia bastante de paciente para paciente.

A fraqueza muscular pode tornar difícil que a pessoa levante o pé, apontando os dedos para cima.

Com isso, o paciente anda com passos altos e o pé caído. Ele pode também apresentar tropeços e quedas frequentes.

Muitos pacientes desenvolvem contraturas, com encurtamento crônico dos músculos ou tendões ao redor das articulações. Isso pode levar a deformidades e rigidez articular.

Estas contraturas podem levar a deformidades características nos pés (pés cavos) e coluna (escoliose)

Outras queixas que podem eventualmente estar presentes incluem:

  • Problemas de equilíbrio;
  • Cãibras;
  • Tremores;
  • Redução na sensibilidade ao calor, ao frio ou ao toque.

Diagnóstico

O diagnóstico da Doença de Charcot Marrie Tooth deve ser considerado a partir da história clínica, história familiar e exame neurológico.

A eletroneuromiografia pode ser solicitada para mostrar as características do comprometimento dos nervos, podendo ajudar a descartar outras condições com sintomas parecidos.

O teste genético pode identificar qual dos diferentes tipos de mutação genética que está causando a doença.

A biópsia muscular pode ser considerada em alguns casos.

Tratamento da Doença de Charcot-Marie-Tooth

Nenhum tratamento é capaz de curar a Doença de Charcot Marrie Tooth. Entretanto, ele pode prover uma melhora significativa dos sintomas e em muitos casos pode permitir que a pessoa leve uma vida normal.

Um dos principais objetivos é a manutenção da mobilidade, da flexibilidade e da força muscular. Isso deve envolver um programa de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.

Eventualmente, órteses específicas podem ser indicadas.