Pesquisar

Dextrose (Glicose)

O que é a Dextrose?


Formalmente conhecida como Dextrose Monohidratada ou D-Glucose, a dextrose é o tipo mais comum de glicose. Os nomes “Glicose” e “Dextrose” são frequentemente usados​ como sinônimos.

A D-glicose é encontrada naturalmente em plantas e vegetais e pode ser produzida em laboratórios a partir do amido de milho.

Quando é indicado o uso da dextrose?


A dextrose é um açúcar simples e com alto Índice Glicêmico, o que significa que ela é rapidamente absorvida.

É indicada especialmente para a reposição de carboidratos durante a prática esportiva intensa e prolongada. Fora do meio esportivo, ela pode ser usada em serviços de emergência para o tratamento da hipoglicemia.

A reposição de carboidratos durante a prática esportiva é indicada em treinos ou competições com mais do que uma hora de duração, sendo que diferentes fontes de carboidrato podem ser usadas para isso.

Além da dextrose, outros açúcares usados para isso são a Frutose, a Sacarose ou a Maltodextrina, um polímero de moléculas de glicose.

Pode ser considerado também o uso da Palatinose, um açúcar sintético de baixo Índice Glicêmico produzido a partir do açúcar da beterraba.

Estes açucares são habitualmente usados de forma isolada ou combinada, a depender de fatores como:

A dextrose está presente também em diversos produtos industrializados, incluindo sobremesas, bebidas e lanches. O objetivo é adoçar estes alimentos. Mas, nestes casos, ela será prejudicial para a saúde.

Carboidratos de alto Índice Glicêmico, como a Dextrose, levam a um aumento súbito dos níveis de glicose no sangue. Por sua vez, isso leva a uma rápida liberação de insulina.

A insulina faz com que a glicose seja armazenada na forma de glicogênio ou seja convertida em gordura. Com a redução nos níveis de glicose, o indivíduo sente fome e volta a se alimentar rapidamente.

A Dextrose, desta forma, está associada a uma dieta hipercalórica, ao acúmulo de gordura e ganho de peso.

Além disso, os frequentes picos de insulina levam a um aumento na resistência à insulina, o que está envolvido no desenvolvimento da Diabetes Tipo 2.


Qual a dose recomendada de Dextrose?


O carboidrato deve ser reposto durante a atividade esportiva por meio das Bebidas Esportivas, especialmente nas práticas esportivas que excedem uma hora de duração.

A capacidade de absorção da glicose é de até 60 gramas por hora. Isso inclui a glicose pura (dextrose) e aquela formada a partir da digestão da Sacarose.

A frutose é absorvida por vias diferentes da glicose. Ela pode ser absorvida em até 30 gramas, para além destas 60 gramas de glicose.

Quanto mais prolongado o exercício, maior a demanda por carboidrato. Por outro lado, o excesso de carboidratos aumenta o risco para Desconforto abdominal relacionado ao exercício.

Assim, as doses de carboidrato (incluindo a dextrose) devem ser consideradas de forma individualizada a partir da avaliação feita pelo nutricionista esportivo.

Como regra geral, a reposição de carboidrato deve seguir a tabela abaixo:

Duração do exercício Consumo ideal de carboidrato (g) Consumo mínimo de carboidrato (g)
Até 30 min 0 10
30 – 60 min 0 20
1h – 1,5h 20 30
1,5h – 2h 40 60
2h – 2,5h 50 80
2,5h – 3h 60 90
3-6h 75 100
>6h 75 90

A combinação de glicose e frutose que proporciona a maior velocidade de absorção é de aproximadamente 1:1. Entretanto, ela pode ser aumentada para até 2:1 para explorar a máxima capacidade de absorção.

Este total de glicose deve incluir a glicose pura, a glicose presente na sacarose e a glicose presenta na maltodextrina.