medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Desfraldamento de crianças

Quando as crianças estão prontas para serem desfraldadas?

O processo de desfraldamento é muito variável de criança para criança. Nem todas estarão prontas para isso na mesma idade. Além disso, algumas podem passar por isso de forma rápida e sem maiores percalços, enquanto outras podem ter dificuldade muito maior, sem que isso esteja relacionado a erros de seus cuidadores.

Existem diferentes sinais de que a criança já está pronta para iniciar o desfraldamento. Querer forçar isso a qualquer custo e sem que a criança esteja pronta levará a um trauma psicológico desnecessário na criança e será infrutífero em termos de resultado.

Ao invés de usar a idade ou de usar irmãos, parentes e colegas como referência, procure sinais de que seu filho pode estar pronto para começar a ir ao penico. Isso inclui:

  • Capacidade de compreender e seguir instruções simples;
  • Capacidade de fazer a conexão entre a vontade de fazer xixi ou cocô e usar o penico;
  • Capacidade de manter uma fralda seca por 2 horas ou mais;
  • A criança mostra interesse em usar o penico ou usar cuecas.

A maioria das crianças começa a mostrar esses sinais entre 18 e 24 meses de idade, embora algumas possam não estar prontas até bem mais tarde.

Além disso, os meninos geralmente começam mais tarde e demoram mais para aprender a usar o penico do que as meninas.

Converse com o pediatra da criança se ele tiver 4 anos ou mais e ainda não for treinada para usar o penico.

Preparo para o desfralde

Antes de começar o desfralde propriamente dito, é recomendável que a criança seja preparada para este processo.

Ele deve estar familiarizado com palavras como “xixi”, “cocô” e “penico”. Diversos livros infantis estão disponíveis para esta finalidade.

A seguir, peça para o filho avisar quando estiver com a caça suja ou molhada.

Algumas crianças apresentam comportamentos típicos quando querem ir ao banheiro. Ao identificar estes comportamentos, pode-se perguntar para a criança se ela irá fazer cocô. Isso ajuda ela a reconhecer a vontade de fazer xixi e cocô.

A criança pode ser estimulada a ficar sentada no penico em alguns momentos – não para que ela faça cocô ou xixi, mas para que se sinta familiarizada.

No início, ela pode se sentar sem retirar a roupa. Em um segundo momento, ela deve ficar sem a parte de baixo da roupa.

Tipos de penico

As duas opções básicas de penico são:

  • Uma cadeira de penico independente, do tamanho de uma criança, com uma tigela que pode ser esvaziada no vaso sanitário
  • Um redutor de assento, que pode ser colocado sobre um acento de vaso sanitário normal, de forma que a criança se sinta mais seguro e não tenha medo de cair.
    Alguns destes redutores de assento são articulados e facilmente transportados para quando for sair de casa.

Como iniciar o processo de desfralde?

Ensinar uma criança a usar o penico não é uma tarefa da noite para o dia. Geralmente leva entre 3 e 6 meses, mas pode levar mais ou menos tempo para algumas crianças. Em alguns casos, pode levar meses ou anos para que a criança tenha controle suficiente para ficar seco à noite.

Para iniciar o desfraldamento, é importante que a criança siga uma rotina. Assim, momentos em que se espera uma grande mudança na rotina não são ideais. Isso inclui, entre outras coisas, viagens, nascimento de um irmão, mudança do berço para a cama ou a mudança de casa ou escola.

Se você decidiu que seu filho está pronto para começar a aprender a usar o penico, estas dicas podem ajudar:

  • Reserve algum tempo para se dedicar ao processo de treinamento do penico.
  • Não force a criança a se sentar no vaso sanitário contra a vontade dele. Ela deve ser permitida a se levantar, caso assim o deseje.
  • Mostre à criança como você se senta no vaso sanitário e explique o que está fazendo. Colocá-la sentada no penico neste momento também pode ser uma ideia interessante.
  • Estabeleça uma rotina. A criança pode, por exemplo, ser estimulada a se sentar no penico cerca de 20 minutos após uma refeição, para aproveitar a tendência natural do corpo de evacuar depois de comer (reflexo gastrocólico).
  • Pergunte ao seu filho se ele não quer ir no banheiro, se você perceber sinais como cruzar as pernas, grunhir ou se agachar. Algumas crianças desenvolvem, inclusive, o hábito de ir para um canto da casa mais reservado, como atrás de um sofá, sempre que ela sente necessidade de fazer suas necessidades.
  • Evite roupas difíceis de tirar, como macacões e camisas que apertam na virilha. As crianças que estão aprendendo a usar o penico precisam ser capazes de se despir sozinhas.
  • Ofereça ao seu filho pequenas recompensas, como adesivos ou leitura de tempo, toda vez que ele for ao penico.
  • Certifique-se de que todos os cuidadores – incluindo babás, avós e cuidadores de crianças – sigam a mesma rotina.
  • Elogie todas as tentativas de usar o banheiro, mesmo que nada aconteça.
  • Acidentes acontecem. É importante não castigar as crianças e nem deixá-las constrangidas por isso.
  • Geralmente, é melhor que os meninos aprendam a usar o banheiro sentados antes de aprender a fazer xixi em pé.
  • Ao sair de casa e especialmente ao viajar longas distâncias, certifique-se de levar um penico e pare a cada 1 a 2 horas.