Dependência por Esteroides Anabolizantes
Dependência por anabolizantes
A dependência por esteroides anabolizantes está quase sempre relacionada a aspectos estéticos. O uso se inicia devido a uma insatisfação com o próprio corpo, onde a pessoa que se sente insegura vê nos anabolizantes uma forma de melhorar a aparência.
Entretanto, mesmo depois que atinge uma massa magra acima da média, ela continua vendo espaço para mais e mais musculatura.
O abuso dos anabolizantes é cada vez mais vista como uma doença de origem psiquiátrica. Ele funciona como uma estratégia de enfrentamento durante momentos de dificuldade emocional, incluindo estresse, ansiedade, depressão, raiva e solidão.
Pessoas dependentes de esteroides anabolizantes obtêm uma sensação de controle sobre suas vidas, usando a imagem corporal como uma forma de lidar com essas emoções difíceis.
O uso de esteroides anabolizantes com finalidades não médicas está associado a dois objetivos principais:
- Melhora no rendimento esportivo competitivo;
- Motivos estéticos.
Mistura de Esteróides Anabolizantes com outras drogas
Muitas pessoas que abusam dos esteroides anabolizantes abusam também de outras substâncias lícitas, como o álcool e o tabaco. Muitos fazem uso de outras substâncias ilícitas, como a maconha e a cocaína.
O uso de Hormônio do Crescimento também é comum. Como os esteróides interferem no sono, muitos usuários recorrem a medicações para dormir, como os benzodiazepínicos e os opioides.
Todas estas substâncias implicam em riscos para a saúde, incluindo doença hepática e ataque cardíaco. Estes riscos são agravados quando usados em conjunto com esteroides anabolizantes.
Como identificar a dependência por esteroides anabolizantes?
Nem todos os usuários de esteroides anabolizantes devem ser considerados dependentes.
São sinais da dependência por esteroides anabolizantes:
- Usar a substância por períodos mais longos e em quantidades maiores do que o pretendido;
- Passar a maior parte do tempo tentando obter a substância;
- Ter um forte desejo ou anseio de usar os esteroides anabolizantes;
- Desistir de atividades sociais, recreativas e outras atividades importantes para usar o esteroide anabolizante;
- Continuar a usar o esteroide anabolizante, mesmo que ciente das sérias consequências legais, médicas e sociais.
Da mesma forma que com outras drogas, o paciente viciado em anabolizantes pode apresentar sintomas de abstinência quando tentam parar de usar a substância.
Ele sente que precisa continuar usando a substância para funcionar normalmente, mesmo percebendo que aquilo está fazendo mal para ela e que precisa parar.
Alguns dos sintomas comuns de abstinência de esteróides incluem:
- Mudanças de humor;
- Fadiga;
- Insônia;
- Inquietação;
- Diminuição do desejo sexual;
- Depressão e pensamentos suicidas.
Tratamento
O abuso e o vício em esteróides anabolizantes devem ser tratados como qualquer outro problema relacionado a dependência de drogas, incluindo remédios para dormir, tabaco, álcool ou drogas ilícitas.
O tratamento pode envolver desintoxicação supervisionada, medicação de conforto e terapia comportamental.
A psicoterapia deve buscar identificar os diversos fatores que levaram o paciente a abusar dos anabolizantes. Com isso, criam-se estratégias positivas para lidar com questões relacionadas à imagem corporal e melhora da autoestima. Por fim, é preciso gerenciar situações que podem fazer com que ele queira voltar a usar os anabolizantes.
A internação para tratamento pode ser considerada em algumas situações. Ela remove o usuário de esteroides de seu ambiente normal, para que ele possa desintoxicar e evitar a tentação do seu comportamento viciante.
A internação tende a ser indicada para pacientes com dependência mais pesada, que usam doses altas e frequentes por tempo prolongado.
Ela deve ser considerada também para pessoas que já tentaram outras vezes a retirada dos anabolizantes, sem sucesso.
A reabilitação de pacientes internados pode durar de 28 a 90 dias, dependendo da gravidade do vício e das necessidades de desintoxicação.
Medicamentos para o tratamento da dependência por esteroides anabolizantes
Medicamentos podem ser usados com diferentes objetivos:
- Reestabelecer o equilíbrio hormonal;
- Alívio dos sintomas da abstinência;
- Tratamento da depressão e de outros problemas de saúde mental comuns em pacientes com dependência aos anabolizantes.
Hormônios sintéticos
Os hormônios sintéticos podem ser usados para equilibrar os níveis de testosterona. Isso porque o uso prolongado dos anabolizantes compromete a produção natural do hormônio pelos testículos.
Pessoas com dependência aos anabolizantes chegam a ter níveis de testosterona até 100 acima do normal. No caso do tratamento da dependência, eles devem ser suficientes apenas para manter os níveis fisiológicos.
À medida em que a produção do hormônio pelos testículos vai sendo recuperada, as doses de hormônio sintético são reduzidas. Entretanto, muitos têm uma recuperação incompleta e precisam do hormônio sintético para o resto da vida.
Antidepressivos
A depressão pode ser uso prolongado dos anabolizantes anto causa como consequência do abuso dos anabolizantes.
Sinais e sintomas da depressão devem ser pesquisados em todos os pacientes com dependência de anabolizantes, podendo em alguns casos ser considerado o uso dos antidepressivos.
Clonidina
A clonidina é uma medicação historicamente usada no tratamento da Hipertensão Arterial. Ela pode reduzir a pressão arterial elevada que se desenvolve em decorrência do uso dos anabolizantes.
Além disso, ela pode também a reduzir os sintomas de abstinência, como ansiedade, dores musculares e cãibras.
Anti-inflamatórios
Medicações anti-inflamatórias são comumente usadas para o tratamento da dor musculoesquelética, muito comum nestes pacientes.