medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Condromalácia Patelar na Corrida

Condromalácia Patelar na corrida

A corrida de rua é uma atividade de alto impacto que pode levar a uma sobrecarga no joelho e, principalmente, na articulação patelofemoral. A dor patelofemoral é tão comum no esporte que é conhecida no meio pelo termo “joelho do corredor”. Ainda assim, é possível adotar medidas que ajudem a minimizar a sobrecarga na articulação e manter a corrida de forma saudável para o joelho.

O que o paciente sente?

 

Corredores com Condromalácia Patelar apresentam uma dor na parte da frente do joelho, atrás da patela. O início da dor anterior do joelho pode ser gradual. Mas pode também ter início súbito precipitado por trauma ou por uma atividade excessiva de corrida.

A dor pode ocorrer em um ou ambos os joelhos e piora com agachamento, corrida, ao subir ou descer degraus e ao ficar muito tempo sentado. Ela também pode variar ao longo da corrida e é particularmente agravada ao subir e, principalmente, ao descer ladeiras.

Qual a causa da Condromalácia Patelar no corredor?

 

Qualquer pessoa minimamente ativa acredita que sabe correr, afinal esta é uma atividade básica para o ser humano independentemente da prática esportiva. Ainda assim, a corrida não deixa de ser um esporte bastante técnico e a má técnica de corrida está muitas vezes associada ao desenvolvimento da condromalácia patelar.

Se você estiver acostumado a correr em esteira, provavelmente já deve ter reparado como algumas pessoas fazem muito barulho a cada passada, enquanto outros correm de forma mais suave. Corridas muito barulhentas são resultado de uma pisada seca, com pobre absorção de impacto. A patela, sendo a principal responsável por amortecer a pisada, é a região que mais sofre com isso.

Outro problema associado à Condromalácia no Corredor é o overstriding. Ele se caracteriza por um apoio inicial da pisada muito adiantado, geralmente quando se tenta alongar artificialmente a passada. O overstriding leva a uma anteriorização do centro de forças do corpo e sobrecarrega a patela. O apoio inicial da pisada no retropé geralmente está associado a isso.

A IMAGEM DA ESQUERDA MOSTRA UM CORREDOR COM OVERSTRIDING E APOIO INICIAL NO RETROPÉ; A IMAGEM DA DIREITA MOSTRA UM CORREDOR COM APOIO INICIAL ADEQUADO NO MEDIOPÉ

Qual o tratamento da Condromalácia no Corredor?

 

Todas as medidas discutidas para o tratamento no artigo sobre condromalácia patelar são válidas também para o corredor. Ainda assim, é comum que corredores apresentem dor característica da condromalácia patelar mesmo com uma musculatura bem equilibrada e com um bom padrão de movimento com testes básicos feitos para a população em geral.

Nestes casos, aspectos específicos relacionados ao treino da corrida precisam ser levados em consideração, incluindo a superfície de corrida (asfalto, pista, terra batida, praia), a troca regular do calçado de corrida, o planejamento da carga de treino e avaliação da técnica de corrida. A avaliação cinemática da corrida e a correção da técnica devem sempre ser considerados como parte do tratamento da lesão no corredor.