medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Composição Corporal

O que é a avaliação da Composição Corporal?

A avaliação da composição corporal é uma medida que busca determinar qual a percentagem dmassa corporal  que é composta de gordura; qual o percentual de “massa magra” (livre de gordura, incluindo nesse percentual, por exemplo, músculos e ossos) e qual percentual de água livre.

Como o corpo adulto apresenta pouca variação no peso dos óssos e dos outros órgãos do corpo, podemos dizer que a variação no peso de massa magra está relacionado basicamente à variação da massa muscular.

Qual a importância da Avaliação da Composição Corporal?

A avaliação da composição corporal é indicada para o acompanhamento de dietas e treinamentos esportivos, com o objetivo de avaliar a qualidade das variações no peso corporal.

Como exemplo, podemos considerar uma pessoa com 3Kg de variação de peso corporal. Isso pode acontecer em qualquer uma das variações abaixo:

Perda de 5kg de gordura com ganho de 2Kg de musculatura;

Perda de 2kg de gordura e de 1kg de massa muscular

Perda de 3kg de líquidos (água).

Esses quadros são completamente diferentes, mesmo que a balança apresente o mesmo resultado final de variação de peso. Tais diferenças poderão ser adequadamente avaliadas por um teste de composição corporal. 

Importância do Peso Corporal

Especialmente no caso dos atletas, variações no peso corporal também podem ser bastante impactantes na performance.

Como mostra disso, devemos considerar que:

  • Em modalidades que envolvem saltos, como o vôlei e as provas de salto no atletismo, o ganho de peso pode comprometer a altura e a distância do salto;
  • Nos esportes de contato, o ganho de peso pode ajudar na disputa por espaço em quadra.
  • Nos esportes que envolvem a corrida, o gasto energético é maior quanto maior o peso. Em alguns casos, como a corrida de longa distãncia, mesmo o ganho de peso proveniente de massa muscular pode ser prejudicial para a performance.
  • Em esportes de luta, o peso é tão importante que eles são geralmente divididos em categorias de peso.

Como medir o Peso Corporal

Nem toda variação de peso corporal está associado à gordura e músculo.

Inclusive, o peso pode ter uma variação considerável ao longo do dia. Isso acontece devido a fatores como:

  • Hidratação
  • Alimentação
  • Variações hormonais
  • Atividade física

Sem considerar o exercício, é esperado uma variação de até 2kg ao longo das 24 horas de um dia (1). Com o exercício, a variação pode ser ainda maior.

Para minimizar a influência de todos estes fatores, o ideal é que a pesagem seja feita sempre no mesmo horário.

A pesagem mais precisa é aquela realizada ao acordar pela manhã, logo depois de urinar.

Por fim, vale considerar que o peso das mulheres também pode oscilar de acordo com a fase do ciclo menstrual.

Assim, a medida deve idealmente ser comparada com pesagens feitas na mesma fase do ciclo.

 

Qual a Composição Corporal ideal?

 

Os testes de composição corporal costumam vir acompanhados de tabelas de referência para a interpretação do resultado do exame.

Ainda que sejam adequadas para a maior parte das pessoas, elas têm pouco valor para a população atlética, em que pequenas variações podem fazer bastante diferença.

Cada atleta tem uma necessidade de composição corporal específica:

  • Esportes predominantemente de força, como o Levantamento de Peso Olímpico e esportes análogos, são muito beneficiados por ganho de massa muscular, mesmo que isso venha acompanhado de algum ganho de gordura;
  • A maior parte dos esportes depende de um equilíbrio entre ganho de massa muscular e controle de peso. O ponto de equilíbrio, porem, varia bastante:
    • Tende mais para o ganho de força, em esportes como o rugby ou o Futebol Americano;
    • Mais para o controle de peso, em modalidades como o triathlon, maratona ou a Ginástica Artística;
    • Mais para o centro, em modalidades como futebol, basquete ou vôlei.
  • Nos esportes de equipe, a composição corporal ideal varia de acordo com a posição ou especialidade do jogador. No caso do futebol, por exemplo, um defensor precisa de mais massa muscular, uma vez que depende mais do jogo de corpo com outros atletas. Já os meias precisam de um corpo mais leve e mais ágil, uma vez que realizam muitos sprints. 
  • Provas de longa distância na natação, principalmente em águas abertas, se beneficiam de uma quantidade maior de gordura, uma vez que ela auxilia na manutenção da flutuabilidade e na manutenção da temperatura corporal.
  • Atividades como a corrida de longa distância, ginástica rítmica ou ballet são muito sensíveis ao ganho de peso. Mesmo o ganho de massa muscular tende a ser prejudicial nestas modalidades. O ganho de força, nestes casos, não deve ser acompanhado de hipertrofia.

Quais os principais métodos para avaliação da Composição Corporal?

Diversos métodos foram desenvolvidos para a avaliação da composição corporal, cada um com suas vantagens e desvantagens. 

A escolha deve se basear em aspectos como precisão, praticidade e custo.

Densitometria por emissão de raios x de dupla energia (DEXA)

A densitometria por emissão de raios x de dupla energia (DEXA) é considerada o método padrão ouro para avaliação da composição corporal.

O exame tem duração entre 10 e 20 minutos e tem uma alta precisão.

Ainda assim, ele é relativamente pouco usado na prática clínica, por ser relativamente caro e depender de um equipamento que habitualmente só está disponível em laboratórios especializados.

Para o acompanhamento de dietas ou treinamento, o teste para avaliação da composição corporal deve ser repetido em intervalos curtos, por exemplo a cada 3 a 6 meses.

Isso significa que o método ideal deve ser facilmente realizado na clínica ou na beira do campo e deve ter baixo custo, o que não é o caso do DEXA.

Bioimpedância

A bioimpedância é um exame muito popular entre nutricionistas, sendo cada vez mais usado também por preparadores físicos ou até por pessoas que possuem o aparelho na própria casa.

Isso porque é um exame rápido de ser feito e que não demanda grande experiência por parte do examinador.

Além disso, os aparelhos possuem custos cada vez mais acessíveis.

Por outro lado, a bioimpedância é muito sensível a variações na quantidade de água corporal. Estas variações acontecem em decorrência de fatores como hidratação, prática de atividades físicas, alimentação, período menstrual e período do dia, entre outros.

Assim, para que o resultado seja confiável, é preciso que se respeite um protocolo pré-teste bastante rígido e, não necessariamente fácil de ser aplicado na prática clínica. 

Teste de dobras cutâneas

O teste de dobras cutâneas é um dos métodos mais antigos e ainda muito usado para avaliar a composição corporal e o percentual de gordura corporal de uma pessoa. O teste estima a porcentagem de gordura corporal medindo a espessura das dobras cutâneas em locais específicos do corpo.

Ele é feito com um aparelho pequeno e de baixo custo, facilmente transportável em uma mochila. Isso o torna prático, por exemplo, para o acompanhamento da composição corporal em equipes esportivas, já que pode ser facilmente levado para viagens em competição.

Outra vantagem é que o exame é menos sensível a variações na quantidade de água corporal do que a bioimpedância.

Por outro lado, a medida de pregas cutâneas é tecnicamente mais exigente, já que medições mal feitas podem comprometer o resultado.Ela deve idealmente ser feita com a mesma técnica e com o mesmo examinador.

Qual a precisão da avaliação da Composição Corporal?

Todos os métodos disponíveis para a avaliação da composição corporal envolvem medidas indiretas, o que significa que eles oferecem apenas estimativas da composição corporal real. Todos eles possuem uma margem de erro.

Mesmo os métodos mais precisos, apresentam margem de erro que pode ser significante, ao redor de 3%.

Isso significa que uma pessoa com composição aferida de 15% de gordura pode, de fato, ter um percentual de gordura entre 12 e 18%. Por outro lado, o mesmo erro tende a se repetir nos testes subsequentes com a mesma técnica.

Usando-se o mesmo exemplo acima, se este mesmo atleta que tinha 15% de gordura corporal fizer um novo teste e este mostrar 13% de gordura corporal, a perda de 2% de gordura é geralmente uma medida coniável. Ela pode ser usada como referência do resultado do exercício ou dieta.