medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Cisto ósseo Simples

O que é o cisto ósseo simples?

 

O cisto ósseo simples é um tumor ósseo benigno comum (não canceroso) que ocorre principalmente em crianças e adolescentes.

Ele se caracteriza pela formação de uma cavidade dentro do osso, preenchida com conteúdo líquido.

Embora possam acometer qualquer osso, os cistos ósseos simples são mais comuns nos ossos longos – especialmente no osso do braço (úmero) e da coxa (fêmur).

Na maior parte das vezes, o cisto é único. Ele não se espalha para outras partes do corpo.

 

Sinais e sintomas do Cisto Ósseo Simples

Na maior parte das vezes, o cisto ósseo simples não causa dor ou outros sintomas e são descobertos acidentalmente, ao se realizar uma radiografia ou outros exames por motivos não diretamente relacionados ao cisto.

Alguns cistos são descobertos em decorrência de uma fratura. Por não causar sintomas, o cisto pode se expandir e fragilizar o osso. A seguir, este osso pode quebrar após um trauma de baixa energia, o qual não seria suficiente para produzir uma fratura em um osso normal. Este tipo de fratura pode ser descrita como “fratura patológica”.

Diagnóstico

O diagnóstico do Cisto ósseo Simples é feito em exames de imagem, mais comumente por meio da radiografia.

Em alguns pacientes, exames de imagem adicionais são necessários para distinguir um cisto ósseo simples de um outro tipo comum de cisto ósseo, denominado de Cisto ósseo aneurismático.

Radiograficamente, o cisto ósseo simples e o cisto ósseo aneurismático são muito parecidos, embora exijam tratamentos diferentes.

uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada pode ser solicitada para fornecer imagens mais detalhadas do cisto.

A ressonância magnética de um cisto ósseo aneurismático mostrará múltiplas cavidades preenchidas com líquido, enquanto que o cisto ósseo simples é formado por uma cavidade única.

Em alguns pacientes, uma biópsia pode ser necessária. Em uma biópsia, uma amostra do fluido dentro do cisto é coletada e examinada ao microscópio.

Tratamento

O tratamento do Cisto Ósseo Simples depende de fatores como o osso acometido, tamanho do cisto, resistência do osso e do nível de atividade da criança.

Tratamento sem cirurgia
Cistos pequenos e assintomáticos em crianças que não tenham uma demanda de atividade física muito elevada podem ser apenas observados com exames regulares.
Quando o cisto já tiver levado à ocorrência da fratura, geralmente ela tem bom potencial para consolidação mesmo sem cirurgia.
Alguns cistos cicatrizarão completamente junto com a fratura. No entanto, se o cisto ainda estiver presente após a cicatrização da fratura, a cirurgia pode então ser recomendada para prevenir outra fratura.

Aspiração e injeção
No procedimento de aspiração e injeção, agulhas são inseridas no cisto para drenar o fluido. Isso se chama aspiração.
A seguir, substâncias esclerosantes são injetadas com para diminuir a chance de o cisto voltar.

Cirurgia
A cirurgia deve ser considerada quando o cisto for grande o suficiente para fragilizar a estrutura óssea de forma significativa, de forma a reduzir o risco de fratura.

Prognóstico

Independentemente do método de tratamento escolhido, os cistos ósseos simples voltam a se formar no mesmo local em 25 a 50% das vezes.
Quanto mais jovem a criança é quando o cisto é tratado, maior a chance de o cisto retornar.
Por este motivo, radiografias regulares e consultas de acompanhamento devem ser recomendadas para a identificação precoce de eventual recorrência.
Após o fim do período de crescimento ósseo, esses cistos geralmente param de crescer e são preenchidos com osso.