medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Cirurgia para a troca da prótese de silicone

Quando a prótese mamária precisa ser trocada?

Não existe uma “data de validade” com a qual uma prótese de silicone precise ser substituída. Enquanto ela estiver servindo para seu propósito, nada precisa ser feito.

Até os anos de 1980 ou 1990, a maioria das próteses eram substituídas em aproximadamente 10 anos. Com a melhora na qualidade dos implantes, no entanto, a maioria das mulheres podem agora ficar com uma prótese por toda a vida sem precisar substituí-la.

Quais os motivos para a troca da prótese de silicone?

O principal motivo para a troca da prótese, atualmente, é o desejo da mulher em aumentar ou diminuir o volume das mamas.

Além disso, problemas como a dupla bolha ou a queda da prótese podem se desenvolver em decorrência da falta de compatibilidade entre a prótese e as alterações que naturalmente se desenvolvem com a mama, como a flacidez e a perda de volume do tecido mamário. Estas condições podem levar a um problema estético que pode ser resolvido com a substituição da prótese, se a mulher assim desejar.

A prótese pode também ter que ser substituída em decorrência de contratura, ruptura e infecção. No entanto, estas são complicações incomuns. A probabilidade de ter que trocar um implante por conta da contratura ou ruptura é inferior a 1% com os implantes mais modernos.

Dupla bolha
Independentemente de se ter ou não silicone, a mama tende a ceder pela ação do tempo e da gravidade.
O efeito da dupla bolha no silicone ocorre quando os seios ficam flácidos e cedem. O implante, quando colocado por baixo do músculo, permanece na posição original, criando um aspecto de seio duplo.
Essa condição não oferece riscos à saúde, afetando somente a estética.
É uma complicação incomum que, quando ocorre, tende a se desenvolver vários anos após a cirurgia.

Queda da prótese
Quando a prótese de silicone é colocada em posição subglandular (por cima do músculo), é normal que, com o passar do tempo, a combinação do peso da prótese com a tendência a flacidez faça com que a prótese caia.

Infecção da prótese de silicone
Ainda que o risco exista e que todos os cuidados devam ser adotados para evita-la, a infecção é uma complicação incomum após a colocação de uma prótese de silicone.

Deslocamento da prótese
A prótese de silicone pode sair do lugar devido a um esforço físico excessivo no período pós-operatório inicial, ou mais tardiamente, em decorrência de algum trauma, como batidas de carro ou outros acidentes. Quando a mulher tem seu peso alterado, o implante muda de lugar.
A prótese deslocada pode estar solta, virada, dobrada. Para cada caso, existe um tratamento específico.
quando a prótese mamária é deslocada, a ponta da prótese não mais coincide com o centro da aréola. Isso poderá ser observado durante o exame feito pelo mastologista ou pelo cirurgião plástico.

Rompimento da prótese de silicone
O rompimento de uma prótese de silicone é uma complicação bastante incomum atualmente. Ela pode acontecer devido a um trauma significativo sobre a mama ou em decorrência do desgaste do implante, o que é extremamente incomum em uma prótese de boa qualidade.
Os sintomas da prótese de silicone rompida são dores, inflamação na mama e alteração no formato estético dos seios.
Mesmo que isso venha a acontecer, os implantes mais modernos são preenchidos com gel de silicone de alta coesividade, o que impede seu vazamento pelo organismo.

Contratura (rejeição)
Logo após a cirurgia o organismo forma uma cápsula em torno da prótese como reação a um corpo estranho ao organismo. Esta é uma reação natural e esperada e que inclusive ajuda a fixar a prótese nos tecidos ao redor.
Quando esta reação é exagerada, no entanto, há um processo de contratura capsular ou rejeição. Isso pode deixar a mama mais rígida, com formato alterado e pode causar dores, podendo ser necessário trocar ou retirar o implante.
Infelizmente essa é uma resposta do organismo que não há como prever antes da cirurgia.

Como é feita a troca da prótese de silicone?

O procedimento para a troca da prótese de silicone é muito semelhante ao que se faz em uma cirurgia primária.

A incisão na pele é a mesma. Uma vez feita a incisão, a prótese antiga é removida e substituída pela nova, seguido pelo fechamento da ferida.

Dependendo das características da mama, um implante diferente poderá ser escolhido.

Caso a paciente deseje fazer a correção de flacidez, um procedimento adicional para o lifting mamário poderá ser realizado junto com a substituição da prótese mamária.

Como é a recuperação após a cirurgia de substituição da prótese mamária?

Os cuidados com a reabilitação após a cirurgia de prótese mamária são semelhantes aos que foram descritos para a prótese mamária primária. Inclusive, é esperado que esta recuperação seja até menos desconfortável do que na primeira cirurgia.
Vale considerar, no entanto, que diferentes técnicas cirúrgicas podem exigir diferentes protocolos de reabilitação. Assim, é importante que as recomendações sejam revistas antes da realização da nova cirurgia.