Cirurgia de Micrográfica de Mohs
O que é a Cirurgia Micrográfica de Mohs?
A Cirurgia Micrográfica de Mohs é uma técnica cirúrgica especializada usada para tratar câncer de pele, especialmente os tipos mais frequentes (carcinoma basocelular e Carcinoma Espinocelular).
O princípio é remover completamente o tumor preservando o máximo possível de pele saudável, analisando 100% das margens em tempo real.
Este é considerado o tratamento com maior taxa de cura para diversos tumores cutâneos.
Indicações da Cirurgia de Mohs
A Cirurgia Micrográfica de Mohs é indicada especialmente em tumores localizados em áreas de alto valor funcional ou estético, onde se busca minimizar o tecido saudável removido sem perder em segurança. Isso inclui o nariz, pálpebras, lábios, orelhas, mãos e pés, genitais ou face.
Ela pode ser indicada inclusive em tumores agressivos ou recidivados
Como é feita a Cirurgia de Mohs?
A técnica ocorre em estágios sequenciais, no mesmo dia:
A cirurgia se inicia com uma excisão muito precisa e com margens finas. O tecido retirado é então mapeado ( de forma a orientar exatamente onde cada fragmento pertence) e é feita uma análise microscópica imediatan de todas as margens do tecido removido.
Se ainda houver tumor em alguma margem, tecido adicional é removido apenas naquele ponto específico. Esse processo é repetido até limpar completamente a área afetada.
Uma vez confirmada a ausência de tumor, diferentes procedimentos reparativos poderão ser feitos, a depender do tamanho e da localização da ferida:
- Sutura simples;
- Retalho local de pele;
- Enxerto de pele.
O pós-operatório é geralmente tranquilo, mas varia conforme o tamanho da reconstrução.
Resultados
A cirurgia de Mohs apresenta as melhores taxas de cura entre todas as técnicas para câncer de pele:
Carcinoma Basocelular (CBC)
- Primário: 97–99%
- Recidivado: 94–96%
Carcinoma Espinocelular (CEC)
- Primário: 95–97%
- Recidivado: ~90%
Além das altas taxas de cura, esse é o melhor procedimento no sentido de preservação de pele saudável, a que tem o menor tamanho da cicatriz e menor necessidade de reintervenção.